01. (ERSHC – 2014). Observe a figura e responda:
Que tipo de química está sendo praticada?
a). Bioquímica.
b). Físico-Química.
c). Química analítica.
d). Química mineral.
e). Nenhuma Resposta Satisfaz.
02. (ERSHC-2014). Quando observamos a figura abaixo temos um exemplo prático da:
a). Bioquímica.
b). Físico-Química.
c). Química analítica.
d). Química mineral.
e). Química orgânica.
03. (ERSHC-2014). Que química estuda a molécula do ADN?
a). Bioquímica.
c). Química analítica.
d). Química mineral.
e). Nenhuma resposta satisfaz.
04. (ERSHC-2014). São dadas as afirmativas, analise-as, e assinale a única que não está de acordo sobre as teorias do surgimento do Universo.
a) O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia.
b) O Termo Universo não pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.
c) De acordo com o modelo científico vigente do Universo, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada era de Planck.
d) A expansão tem-se acelerado por ação da energia escura, uma força oposta à gravidade que está agindo mais que esta devido ao fato das dimensões do Universo serem grandes o bastante para dissipar a força gravitacional.
05. (ERSHC – 2014). Como age a pressão negativa na cosmologia?
06. (ERSHC – 2014). Defina a Era de Planck após uma análise da imagem abaixo.
FONTE:http://ircamera.as.arizona.edu/
07. (ERSHC-2014). Assinale a alternativa correta:
a) Bioquímica estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos.
b) Físico-Química combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria.
c) Química analítica analisa amostras de material para identificação da composição química e estrutura dos minerais.
d) Química mineral estuda os metais e suas combinações.
e) Química orgânica: compreende o estudo de todos os compostos do cobalto, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas.
08. No nosso Universo, quando realmente podemos afirmar que há vácuo?
09. (ERSHC – 2016). Observando a técnica realizando testes com a água.
São analisados alguns parâmetros____________ (aspecto e odor, cor aparente, turbidez, pH, dureza total, condutividade); __________(quantidade de cloretos, nitritos, cianetos, fluoretos, amônia e outros) compostos químicos e __________ (determinação de coliformes totais, coliformes fecais, termotolerantes, Escherichia coli).
As palavras que preenchem corretamente os espaços são respectivamente:
a) físicos, químicos e microbiológicos.
b) químicos, físicos e microbiológicos.
c) microbiológicos, químicos e físicos.
d) físicos, microbiológicos e químicos.
e) químicos, químicos e microbiológicos.
10. (ERSHC–2016). Fotografia aérea mostra a queima do petróleo captado no golfo do México pelas equipes de limpeza da BP
Qual área da química ideal para trabalhar no sentido de resolver este problema?
11. (ERSHC - 2017). A frase "Tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será", define bem o (a):
a) Universo ordenado.
b) Cosmologia.
c) Cosmetologia.
d) Cosmos.
e) Big Bang.
12. (ERSHC – 2017). A química ideal e mais usada usada para a análise dos componentes do petróleo extraído do mar e da terra é:
a). Bioquímica.
b). Físico-Química.
c). Química analítica.
d). Química mineral.
e). Química orgânica.
13. (FAAP-SP). No texto: “Um escultor recebe um bloco retangular de
Mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do cinema” , podemos identificar matéria, corpo e objeto e, a partir daí, definir esses três conceitos.
I. Matéria (mármore): tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
II. Corpo (bloco retangular de mármore): porção limitada de matéria que, por sua forma especial, se presta a um determinado uso.
III. Objeto (estátua de mármore): porção limitada de matéria.
Assinale
a) se somente a afirmativa I é correta.
b) se somente a afirmativa II é correta.
c) se somente a afirmativa III é correta.
d) se somente as afirmativas I e II são corretas.
e) se as afirmativas I, II e III são corretas.
a) moléculas
b) substâncias
c) corpos
d) fenômenos
e) n.r.a.
15. Assinale com um X a única alternativa correta que representa exemplo de matéria:
a) ar e som
b) som e calor
c) ar e lápis
d) borracha e luz
e) areia e calor
16. (ERSHC-2017). Uma única pedra deve ser classificada como:
a) Corpo.
b) Objeto.
c) matéria.
d) molécula.
e) Nenhuma resposta satisfaz.
17. (ERSHC – 2017 - Adaptada). Observando as estruturas abaixo e considerando que cada ponto de encontro de "dois segmentos de reta", é um átomo de carbono (uma partícula), pergunta-se: quantas partículas de carbono há em cada estrutura?
b) 23 e 22.
c) 30 e 33.
d) 33 e 30.
e) Nenhuma resposta é verdadeira.
a) o luar
b) a música
c) o ar
d) o brilho do sol
e) a sombra de uma pessoa
Pelo Prof. Eudo Robson
Gabarito em 07/02/2020:
1- A ou C
2- D
3- A
4- B
5- Comprimindo o universo no sentido de fechá-lo.
6- Toda a matéria e
energia do universo observável encontra-se
concentrada numa fase muito densa.
7- D
8- Entre as galáxias
9- E
10- Química Orgânica
11- D
12- E
13- A
14- B
15- C
16- A
17- A
18- C
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