quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA!

01. (ERSHC – 2014). Observe a figura e responda:


Que tipo de química está sendo praticada?

a). Bioquímica.

b). Físico-Química. 

c). Química analítica.

d). Química mineral.

e). Nenhuma Resposta Satisfaz.

02. (ERSHC-2014). Quando observamos a figura abaixo temos um exemplo prático da:

a). Bioquímica.

b). Físico-Química. 

c). Química analítica.

d). Química mineral.

e). Química orgânica.

03. (ERSHC-2014). Que química estuda a molécula do ADN?
a). Bioquímica.

b). Físico-Química.

c). Química analítica.

d). Química mineral.

e). Nenhuma resposta satisfaz.


04. (ERSHC-2014). São dadas as afirmativas, analise-as, e assinale a única que não está de acordo sobre as teorias do surgimento do Universo.

a) O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia.

b) O Termo Universo não pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.

c) De acordo com o modelo científico vigente do Universo, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada era de Planck.

d) A expansão tem-se acelerado por ação da energia escura, uma força oposta à gravidade que está agindo mais que esta devido ao fato das dimensões do Universo serem grandes o bastante para dissipar a força gravitacional

05. (ERSHC – 2014). Como age a pressão negativa na cosmologia? 


06. (ERSHC – 2014). Defina a Era de Planck após uma análise da imagem abaixo.

                        FONTE:http://ircamera.as.arizona.edu/


07. (ERSHC-2014). Assinale a alternativa correta:

a) Bioquímica estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos.

b) Físico-Química combina as ciências de Física e Química para estudar as propriedades físicas e químicas da matéria.

c) Química analítica analisa amostras de material para identificação da composição química e estrutura dos minerais.

d) Química mineral estuda os metais e suas combinações.

e) Química orgânica: compreende o estudo de todos os compostos do cobalto, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas.

08. No nosso Universo, quando realmente podemos afirmar que há vácuo?


09. (ERSHC – 2016). Observando a técnica realizando testes com a água.


São analisados alguns parâmetros____________ (aspecto e odor, cor aparente, turbidez, pH, dureza total, condutividade); __________(quantidade de cloretos, nitritos, cianetos, fluoretos, amônia e outros) compostos químicos e __________ (determinação de coliformes totais, coliformes fecais, termotolerantes, Escherichia coli).
As palavras que preenchem corretamente os espaços são respectivamente:

a) físicos, químicos e microbiológicos.

b) químicos, físicos e microbiológicos.

c) microbiológicos, químicos e físicos.

d) físicos, microbiológicos e químicos.

e) químicos, químicos e microbiológicos.

10. (ERSHC–2016). Fotografia aérea mostra a queima do petróleo captado no golfo do México pelas equipes de limpeza da BP

Qual área da química ideal para trabalhar no sentido de resolver este problema?



11. (ERSHC - 2017). A frase "Tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será", define bem o (a):

a) Universo ordenado.

b) Cosmologia.

c) Cosmetologia.

d) Cosmos.

e) Big Bang.

12. (ERSHC – 2017). A química ideal e mais usada usada para a análise dos componentes do petróleo extraído do mar e da terra é:


a). Bioquímica.

b). Físico-Química. 

c). Química analítica.

d). Química mineral.

e). Química orgânica.

13. (FAAP-SP). No texto: “Um escultor recebe um bloco retangular de
Mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do cinema” , podemos identificar matéria, corpo e objeto e, a partir daí, definir esses três conceitos.

I. Matéria (mármore): tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.

II. Corpo (bloco retangular de mármore): porção limitada de matéria que, por sua forma especial, se presta a um determinado uso.

III. Objeto (estátua de mármore): porção limitada de matéria.

Assinale

a) se somente a afirmativa I é correta.

b) se somente a afirmativa II é correta.

c) se somente a afirmativa III é correta.

d) se somente as afirmativas I e II são corretas.

e) se as afirmativas I, II e III são corretas.

14. As diferentes espécies de matéria chamam-se:

a) moléculas

b) substâncias

c) corpos

d) fenômenos

e) n.r.a.

15. Assinale com um X a única alternativa correta que representa exemplo de matéria:
a) ar e som

b) som e calor

c) ar e lápis

d) borracha e luz

e) areia e calor

16. (ERSHC-2017). Uma única pedra deve ser classificada como:

a) Corpo.

b) Objeto.

c) matéria.

d) molécula.

e) Nenhuma resposta satisfaz.

17. (ERSHC – 2017 - Adaptada). Observando as estruturas abaixo e considerando que cada ponto de encontro de "dois segmentos de reta", é um átomo de carbono (uma partícula), pergunta-se: quantas partículas de carbono há em cada estrutura?  



a) 22 e 23.

b) 23 e 22.

c) 30 e 33.

d) 33 e 30.

e) Nenhuma resposta é verdadeira.   


18. É considerada matéria.

a)  o luar  

b)  a música  

c)  o ar  

d)  o brilho do sol  

e)  a sombra de uma pessoa 


Pelo Prof. Eudo Robson 


Gabarito em 07/02/2020:

1- A ou C

2- D

3- A

4- B

5- Comprimindo o universo no sentido de fechá-lo. 

6- Toda a matéria e energia do universo observável encontra-se concentrada numa fase muito densa. 

7- D

8- Entre as galáxias

9- E

10- Química Orgânica

11- D

12- E

13- A

14- B

15- C

16- A

17- A

18- C



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