O QUE É QUÍMICA?
Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental.
As principais áreas em que se divide a Química são:
Bioquímica (Química Biológica): estuda os processos, reações e interações químicas nos organismos vivos, a estrutura e função metabólica dos componentes celulares e virais. Ex: Análise de amostras de sangue para o monitoramento de uma doença.
Físico-Química (Química Física): estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, com especial atenção para as reações químicas convencionais (e nucleares) e os fatores que as influenciam, como temperatura, pressão, concentração das substâncias. Ex: na produção de amônia, efetuar procedimentos para que o rendimento melhore.
Química Analítica: é o ramo da Química que analisa amostras de material para identificação ou quantificar espécies ou elementos químicos, além de medir a composição química e estrutura da matéria. EX: descobre por exemplo se numa amostra de urina há vestígios de que o doador é consumidor de cocaína.
Química Mineral: ramo da Química que estuda os metais e suas combinações, os agregados naturais de rochas, a ocorrência rochosa que aflora na superfície da terra.
Fonte: Arquivo do Professor Eudo Robson
Química Orgânica: ramo da Química que compreende o estudo de todos os compostos do carbono, analisando a estrutura, as propriedades, a composição e as reações químicas. Ex: O constituinte ácido málico da maçã, para que serve? Como usá-lo.
Química Inorgânica: ramo da Química que estuda as propriedades e as reações dos compostos inorgânicos - ácido, bases, sais e óxidos. Ex: Quando queremos saber a quantidade de ácido acético no vinagre, fazemos uma titulação com uma base.
Química Nuclear (Radioatividade): é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares. É essa a área trabalha com os núcleos dos átomos, em reações químicas que alteram a eletrosfera, já na reação nuclear os núcleos dos átomos são modificados e a matéria transformada. Ex: transformamos materiais fortemente radioativos em outros com menor poder para utilizá-los em nosso benefício. Como no caso do Césio – 137 que é largamente usado na medicina para a cura do câncer.
A QUÍMICA NO UNIVERSO
O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O Termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.
De acordo com o modelo científico vigente do Universo, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck.
Esta expansão tem-se acelerado por ação da energia escura, uma força oposta à gravidade que está agindo mais que esta devido ao fato das dimensões do Universo serem grandes o bastante para dissipar a força gravitacional.
Porém, devido ao escasso conhecimento a respeito da energia escura, é ainda pequeno o entendimento do fenômeno e sua influência no destino do Universo.
Em cosmologia, a energia escura (ou energia negra) é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo.
A principal característica da energia escura é ter uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante, qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade.
Cosmo ou cosmos é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas.
Pode ser estudado na Cosmologia. O astrônomo Carl Sagan define o termo cosmos como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será".
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA MATÉRIA
I - MATÉRIA – matéria (vem do latim matéria, substância física) é qualquer coisa que possui massa, ocupa espaço e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não nula. A ausência de matéria é denominada de vácuo.
Ex.: madeira, terra, ar, vidro, lã, barro, metal, água, barro, sal, açúcar ...
Vácuo significa ausência total de Matéria, ou seja, ausência de líquidos, sólidos, gases ou plasma. O vácuo, no entanto, pode ser entendido de diversas formas, pois o vácuo absoluto, que realmente é a ausência total de matéria é apenas teórico, existindo, no entanto, a remota possibilidade de existir o vácuo absoluto em alguma galáxia distante. O nosso próprio sistema solar está preenchido na maioria das vezes por hidrogênio e outros gases. A pressão atmosférica tem o valor de 1 atm, e pressões abaixo destas já podem ser denominadas vácuo.
II - CORPO - É toda porção limitada de matéria. O corpo é caracterizado por não possuir utilidade definida. Cuidado com essa linha de raciocínio onde uma pedra serve para manter uma porta fechada. Basta você perguntar a si mesmo: uma pedra natural é feita para isso? Cuidado! O que pode não quer dizer que é!
Ex.: gota de água, pedra, caco de vidro, pedaço de telha ...
III - OBJETO - É todo corpo dotado de utilidade, ou seja, elaborado para um determinado uso.
Ex.: cadeira, mesa, lápis, caneta, porta, cueca, selo, relógio, CD, DVD, óculos, porta, cadeado, chave, dentadura ...
IV - SUBSTÂNCIAS - São as diversas espécies de matéria que constituem um corpo.
Ex.: o lápis é constituído por celulose (madeira), grafite e uma caneta feita de plástico, libera tinta, soda cáustica, ácido muriático, água oxigenada, acetona, álcool etílico, ...
V - MOLÉCULA - É a menor parte de uma substância e que ainda conserva a mesma composição desta.
Ex.: um copo com água é constituído por milhares de moléculas de água (H2O). Cada molécula de água é constituída por 3 partículas, duas de hidrogênio (H) e uma de oxigênio (O). A molécula da adenosina o lado tem 5 partículas de Nitrogênio.
VI - ÁTOMOS – São as partículas que formam as moléculas.
Ex.: a molécula de água é constituída por átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O). isto será estudado mais detalhadamente em um capítulo específico para isto.
Pelo Prof. Eudo Robson
FONTES DE PESQUISA
· ANJOS E STÉFANO. Física. São Paulo: Novo Horizonte, 1988.
· ATUAL, Conhecer, Enciclopédia. São Paulo: Nova Cultural, 1988 (fonte gráfica).
· BARROS, Carlos. Física e Química. São Paulo: Ática, 1987. v. 4.
· BIBLIOTECA CIENTÍFICA LIFE. A Energia. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio, 1963 (fonte gráfica).
· CARVALHO, Antônio & MAGNO. Química. São Paulo: Novo Horizonte, 1988.
· CRUZ, Daniel. Química e Física. São Paulo: Scipione, 1989. v. 4.
· FELTRE, Ricardo. Química Geral, 1 ed. São Paulo: Moderna, 1977. v. I.
· GODAK, Demétrio. Ciências. São Paulo: FTD, 1990. v. 4.
· MACHADO, Francisco. Física para o Colégio, 1 ed.. São Paulo: Scipione, 1986.
· MARQUES E PORTO. Ciências. São Paulo: Scipione, 1986. v. 4.
· MORETTO, Vasco Pedro. Física, 6 ed. São Paulo: Ática, 1991. v. 1, 2 e 3.
· OMOTE, N. Física, 3 ed. São Paulo: Moderna, 1982. Série Compacta.
· POLITI ELIE. Química, 3 ed. São Paulo: Moderna, 1982.
· SARDELLA, Antônio & MATEUS, Edgar. Química, 5 ed. São Paulo: Ática, 1986.
· TECNIRAM, Enciclopédia. São Paulo, 1961. v. 1, 2, 3, 4, 5 e 6 (fonte gráfica).
. Wikipédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário