segunda-feira, 30 de abril de 2018

EXERCÍCIO SOBRE HISTÓRICO DO ÁTOMO - PARTE 2

01- (UNICENTRO-2007). Um cientista propôs o seguinte modelo atômico: “O átomo deve ter duas regiões: um núcleo denso, muito pequeno, com prótons e uma eletrosfera, uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons. ” Essa proposta está de acordo com o modelo de 
a) Chadwick.              
b) Dalton. 
c) Faraday. 
d) Rutherford. 
e) Thomson. 

02- (UEPG-2007) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente esse conceito não é mais aceito. A respeito dos átomos, assinale o que for correto. 
(01) não podem ser desintegrados. 
(02) o número de elétrons presentes no átomo é sempre maior que o número de prótons. 
(04) a perda de um elétron do átomo leva à formação de um íon de carga negativa. 
(08) apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera. 
(16) no átomo, todas as cargas positivas e quase toda a massa está concentrada no núcleo, enquanto que os elétrons carregados negativamente, circundam o núcleo e ocupam a maior parte do espaço do átomo. 

03- (UFMG-2006). No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.) 


Nesses experimentos, Thomson observou que: 
I. a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; 
II. os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva. 
III. (na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de: 
a) elétrons.                
b) ânions. 
c) prótons.         
d) cátions. 

04- (PUC-MG-2006). Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é uma idéia que provém do modelo atômico de Dalton. 
a) átomos de um elemento podem ser transformados em átomos de outros elementos por reações químicas. 
b) todos os átomos de um dado elemento têm propriedades idênticas, as quais diferem das propriedades dos átomos de outros elementos. 
c) um elemento é composto de partículas indivisíveis e diminutas chamadas átomos. 
d) compostos são formados quando átomos de diferentes elementos se combinam em razões bem determinadas. 

05- (UNICAP-2003). Na época em que J. J. Thomsom conduziu seu experimento de raios catódicos, a natureza do elétron era uma dúvida. Alguns o consideravam uma forma de radiação; outros acreditavam que era uma partícula. 
Algumas observações feitas sobre os raios catódicos foram usadas para avançar em uma ou outra visão: 
0.0 - eles passam através de folhas metálicas. Esta observação sustenta o modelo de partícula; 
1.1 - viajam a velocidades mais baixas que a luz. Esta observação sustenta o modelo de partícula; 
2.2 - se um objeto for colocado em seu caminho, eles apresentam uma sombra. Esta observação sustenta o modelo de radiação; 
3.3 - seu caminho é defletido quando passam através de placas eletricamente carregadas. Esta observação sustenta o modelo de radiação; 
4.4 - campo magnético é uma região de influência que afeta o movimento de partículas carregadas. 

06- (UFPE-2004). Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que: 
0-0) foi baseado em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro. 
1-1) é um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um  pequeno núcleo. 
2-2) é um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas de carga positiva). 
3-3) não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons. 
4-4) foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lâminas de um metal por partículas alfa. 

07- (PUC-RS-2007). Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que: 
I.  o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. 
II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. 
III.os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. 
IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. As afirmativas corretas são, apenas: 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e IV. 
d) III e IV. 
e) I, II e III. 

08- (UEPB-2007) Com base nas concepções científicas mais atuais sobre a estrutura do átomo, é correto afirmar: 
a) O átomo apresenta duas regiões distintas: uma região central, muito pequena, onde se concentra praticamente toda a sua massa; e um espaço bem maior, no qual os elétrons se movimentam. Portanto, os elétrons, que ocupam a maior parte do volume do átomo, têm o papel mais relevante nas reações químicas. 
b) O átomo é uma pequena partícula indivisível e indestrutível. 
c) O átomo é formado por três pequenas partículas indivisíveis e indestrutíveis denominadas elétrons, prótons e nêutrons. 
d) Os elétrons estão em movimento circular uniforme a uma distância fixa do núcleo. 
e) Todos os átomos da tabela periódica apresentam, necessariamente, elétrons, prótons e nêutrons; sendo que estas três partículas possuem massas semelhantes. 

09- (PUC-MG-2007). Assinale a afirmativa que descreve ADEQUADAMENTE a teoria atômica de Dalton. Toda matéria é constituída de átomos: 
a) os quais são formados por partículas positivas e negativas. 
b) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam livremente em torno desse núcleo. 
c) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam em diferentes camadas eletrônicas. 
d) e todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos. 

10- (UFAM-2007). Sobre o modelo atômico atual podemos afirmar verdadeiramente que: 
a) os prótons só apresentam características ondulatórias. 
b) o núcleo é uma região eletricamente neutra. 
c) os nêutrons, por não terem carga, neutralizam a carga do núcleo. 
d) os elétrons apresentam característica de onda e de partícula. 
e) a maior parte da massa atômica é preenchida pela eletrosfera. 

11- (PUC-PR-2007). Alguns modelos atômicos que conhecemos foram propostos por Dalton, Rutherford e Bohr no século XIX. Algumas das características de cada um desses modelos estão apresentadas no quadro abaixo: 

Selecione a alternativa abaixo que apresenta a associação correta modelo/cientista: 
a)     I / Rutherford; II / Dalton; III / Bohr. 
b)     I / Bohr; II / Dalton; III / Rutherford. 
c)     I / Dalton; II / Bohr; III / Rutherford. 
d)     I / Dalton; II / Rutherford; III / Bohr. 
e)     I / Rutherford; II / Bohr; III / Dalton. 

12- (UESPI-2007) Qual das descrições dos modelos atômicos descritos está incorreta? 
a) o Modelo atômico de Dalton: Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecido. 
b) o Modelo de Thomson: O modelo proposto por J. J. Thomson, em 1898, baseavase na idéia de que o átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a idéia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível. 
c) o Modelo atômico de Rutherford: No final do século XIX, o físico neozolandês Ernest Rutherford começou a trabalhar com a radioatividade. Os experimentos realizados por Rutherford, com o fenômeno da radioatividade, permitiram a elaboração de um novo modelo atômico. Neste novo modelo, o átomo ocuparia um volume esférico e possuiria um núcleo, ressaltando que o núcleo possuía a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons numa região denominada eletrosfera. Os elétrons estariam em movimento em torno do núcleo, na eletrosfera. 
d) o Modelo atômico de Bohr: Em 1913, Niels Bohr propôs um novo modelo atômico. Para Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, salientando que os átomos possuíam um núcleo positivo que está rodeado por cargas negativas; a eletrosfera estaria dividida em níveis eletrônicos, também chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nestes OA, os elétrons apresentariam energias constantes. Estes elétrons poderiam saltar para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, após a devolução da energia que havia sido ganha para o salto, emitindo um fóton de luz equivalente. 
e) o Modelo atômico de Bohr: O modelo atômico atual é um modelo matemático probabilístico embasado, fundamentalmente, nos princípios da Incerteza de Heinsenberg e no da Dualidade partícula-onda de Louis de Broglie. Além disso, Erwin Schröndinger (1887-1961), a partir desses dois princípios, criou o conceito de Orbital (regiões de probabilidade). 

13- (UECG-2006). Trabalhando com as informações até então conhecidas, Bohr foi capaz de explicar as raias do espectro do átomo de hidrogênio. Ele propôs um modelo para o átomo que mantinha o núcleo do modelo atômico de Rutherford. O modelo atômico de Böhr tem como base o seguinte princípio: 
a) o elétron pode girar nas órbitas de qualquer raio. 
b) o elétron pode girar somente nas órbitas de raios específicos. 
c) a diferença de energia entre as órbitas aumenta à medida que eles se afastam do núcleo. 
d) enquanto o elétron estiver girando na mesma órbita, ele não emite fóton, mas pode absorver a radiação eletromagnética. 
e) quando o elétron transita para órbita mais afastada do núcleo, ocorre emissão de luz. 

14- (UFPI-2006) “ Se a luz pode ser vista em termos de onda e partícula, porque as partículas também não podem ter a mesma visão? ” Esta frase foi dita por Louis de Broglie em 1924. A mesma está relacionada com: 
a) princípio da incerteza. 
b) teoria atômica de Dalton. 
c) lei das proporções múltiplas. 
d) teoria atômica de Rutherford. 
e) dualidade de partícula-onda. 

15- (UFS-2002) Para explicar as propriedades dos materiais, os cientistas criaram modelos da estrutura da matéria. Dalton, por exemplo, considerava a matéria formada por átomos indivisíveis e com massas características. 

Analise as afirmações que seguem. 

0-0) O modelo de Dalton pode explicar a condutibilidade elétrica dos metais. 
1-1) Numa transformação química, com o modelo de Dalton, pode-se explicar a conservação da massa. 
2-2) Thomson, ao determinar a razão entre a massa e a carga do elétron, confirmou a indivisibilidade do átomo. 
3-3) A emissão de luz que se observa quando certos átomos são aquecidos pode ser explicada pelo modelo atômico de Bohr e não de Dalton. 
4-4) A não condutibilidade elétrica do NaCℓ sólido e a condutibilidade elétrica quando fundido são explicadas pelo modelo atômico de Dalton. 

16 (PUC-MG) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: 

a) A formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre átomos iguais ou não. 
b) O átomo possui um núcleo positivo envolto por órbitas eletrônicas. 
c) O número de átomos diferentes existente na natureza é pequeno. 
d) Os átomos são partículas que não se podem dividir. 
e) Toda matéria é formada por partículas extremamente pequenas. 

17- (UFPA) A realização de experiências com descargas elétricas, em tubo de vidro fechado que contém gás a baixa pressão, produz os raios catódicos. Esses raios são constituídos por um feixe de:   
a) nêutrons. 
b) partículas alfa. 
c) raios X. 
d) prótons. 
e) elétrons. 

18- (ITA-SP) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: 

a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. 
b) Algumas partículas alfa foram desviadas de seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. 
c) Observando o aspecto de difração das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. 
d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. 

19- (SSA – 2008) Em relação ao modelo atômico proposto em 1911, por Rutherford, é CORRETO afirmar que 
a) os elétrons giram em torno do núcleo, em órbitas elípticas, sem perderem nem ganharem energia. 
b) o átomo é uma esfera maciça formada por partículas positivas, muitas vezes mais pesadas que o elétron. 
c) o modelo confirma as idéias de Thomson sobre o átomo e justifica experimentalmente suas propriedades. 
d) embora os prótons fossem os responsáveis por toda a carga do núcleo, sozinhos, eles não correspondiam à totalidade da massa do núcleo. 
e) a massa do núcleo é estável, sendo constituída, sempre, de quantidades iguais de prótons e nêutrons. 

20- (Covest-2004) Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que: 

0 0- Foi baseado em experimentos com eletrólise de solução de sais de ouro. 
1 1- É um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um pequeno núcleo. 
2 2- É um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas com carga positiva). 
3 3- Não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons. 
4 4- Foi deduzido a partir de experimentos de bombardeamento de finas lâminas de um metal por partículas α. 

21- As idéias de diferentes cientistas tiveram uma grande contribuição para a moderna teoria atômica. As figuras indicadas abaixo (I, II, e III) indicam respectivamente os modelos atômicos propostos por: 

a) Thompson, Dalton e Rutherford 
b) Rutherford, Dalton e Thompson 
c) Thompson, Rutherford e Dalton 
d) Rutherford, Thompson e Dalton 
e) Dalton, Rutherford e Thompson 

22) (UFRGS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por: 

a) Dalton. 
b) Thomson. 
c) Lavoisier. 
d) Rutherford. 
e) Bohr. 

23- (Covest-2009) No decorrer do tempo, diferentes modelos foram propostos e aplicados ao estudo da estrutura do átomo. Interpretações consistentes com as idéias básicas desses modelos, permitem afirmar que: 

0 0- a experiência de Rutherford sugere que prótons e elétrons estão distribuídos uniformemente no interior do átomo 
1 1- o modelo proposto por Bohr introduziu o conceito de orbital atômico. 
2 2- energia é liberada quando um elétron migra do estado fundamental para um estado excitado. 
3 3- o modelo mecânico-quântico do átomo define órbitas circulares, nas quais o elétron se movimenta ao redor do núcleo. 
4 4- um dos sucessos do modelo de Bohr para o átomo foi a explicação das raias no espectro atômico do hidrogênio. 

24 (Covest – 2010) Em 1913, Niels Bohr propôs um modelo para o átomo de hidrogênio que era consistente com o modelo de Rutherford e explicava o espectro do átomo daquele elemento. A teoria de Bohr já não é a última palavra para a compreensão da estrutura do átomo, mas permanece como o marco do advento da teoria atômicoquântica. Em relação aos postulados e aplicações dessa teoria, podemos afirmar que: 

0 0- o elétron movimenta-se ao redor do núcleo em órbitas circulares. 
1 1- somente um número limitado de órbitas com determinadas energias é permitido. 
2 2- ocorre necessariamente emissão de luz quando o elétron salta de uma órbita para outra. 
3 3- a teoria de Bohr explica com precisão, exclusivamente, o espectro do átomo de hidrogênio. 
4 4- a teoria de Bohr pode ser aplicada com sucesso na interpretação do espectro de íons como He+ e Li2+, que contêm um único elétron. 

25- (Pucrs 2003) No modelo atômico atual, os elétrons 

a) são partículas que estão mergulhadas em uma massa homogênea de carga positiva. 
b) ocupam níveis definidos de energia. 
c) giram ao redor do núcleo em órbitas circulares ou elípticas. 
d) têm caráter corpuscular e de onda, simultaneamente. 
e) podem ter a sua posição e velocidade determinadas em um dado instante. 

26- (UFU-MG) O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é uma região externa – a eletrosfera –, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das partículas constituintes do átomo.Em relação a essas características, indique a alternativa correta. 

a) Prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos. 
b) Entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. 
c) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. 
d) Entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. 
e) Entre as partículas atômicas, os elétrons são as de maiores massas. 

27- O sal de cozinha (NaCl) emite luz de coloração amarela quando colocado numa chama. Baseando-se na teoria atômica, é correto afirmar que: 

a) Os elétrons do cátion Na+, ao receberem energia da chama, saltam de uma camada mais externa para uma mais interna, emitindo luz amarela. 
b) A luz amarela emitida nada tem a ver com o sal de cozinha, pois ele não é amarelo. 
c) A emissão da luz amarela se deve a átomos de oxigênio. 
d) Os elétrons do cátion Na+, ao receberem energia da chama, saltam de uma camada mais interna para uma camada mais externa e, ao perderem a energia ganha, emitem-na sob a forma de luz amarela. 
e) Qualquer outro sal também produziria a mesma coloração. 

28 - (Unimontes MG) A figura abaixo mostra o experimento de Rutherford com o uso de uma lâmina de ouro e partículas α. 



Supondo que esse experimento fosse realizado com átomos que tivessem a estrutura proposta pelo modelo de Thomson, pode-se afirmar que 

a) as partículas α atravessariam a lâmina de ouro, sendo observados poucos desvios. 
b) o anteparo apresentaria manchas luminosas dispersas de forma homogênea. c) os átomos da folha de ouro impediriam totalmente a passagem das partículas alfa. 
d) os núcleos e elétrons dos átomos da lâmina de ouro absorveriam as partículas. 

29 - (UFG GO) O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, passa através de um orifício no ânodo e sofre a influência das placas metálicas A e B.  De acordo com esse esquema, o feixe se aproxima de A quando 
  

a) as placas A e B forem negativas. 
b) a placa A for negativa e a B, positiva. 
c) a placa A for positiva e a B negativa. 
d) as placas A e B forem positivas. 
e) as placas A e B forem neutras.  


segunda-feira, 16 de abril de 2018

EXERCÍCIOS SOBRE O HISTÓRICO DO ÁTOMO

HISTÓRICO DO ÁTOMO 

01) (UnB) Em 1911, Rutherford realizou uma experiência em que uma lâmina muito fina de ouro foi bombardeada com partículas alfa (partículas positivamente carregadas). A maioria delas atravessou a lâmina sem sofrer desvios na trajetória. No entanto, um pequeno número de partículas sofreu desvios muito grandes. A partir desse experimento, Rutherford concluiu que: 
V  F 
0   0 - Os núcleos são densos e eletricamente positivos. 
1   1 - A matéria tem em sua constituição grandes espaços vazios. 
2   2 - O tamanho do átomo é determinado pelo tamanho do núcleo. 
3   3 - Os elétrons ocupam órbitas circulares ao redor do núcleo do átomo (níveis estacionários). 
4   4 - O átomo é divisível, em oposição a Dalton, que o considerava indivisível.

02)  Analise as proposições acerca dos modelos atômicos: 
V F 
0 0 Segundo o modelo de Bohr, os elétrons se movimentam em camadas. Numa concepção mais moderna, devido ao princípio da Incerteza, os químicos preferem associar o elétron à sua órbita. 
1 1 A eletrosfera concentra praticamente toda a massa do átomo. 
2 2 O modelo de Dalton suscitou a idéia de átomo com estrutura elétrica. 
3 3 Quando um elétron em órbita circular recebe energia suficiente do exterior, ele salta de sua órbita para outra órbita. 
4 4 Esse postulado refere-se ao modelo de Bohr. Os modelos de Thomsom e de Rutherford admitem a natureza elétrica da matéria. 

03) (ERSHC-1995) Seu modelo atômico se baseia nas experiências de descargas elétricas em tubo de pressão reduzida. 
a)  Demócrito 
b)  Dalton 
c)  Thomson 
d)  Rutherford 
e)  Bohr 

04) (ERSHC-1995) Afirmou que os elétrons se deslocam em órbitas circulares: a)  Rutherford 
b)  Schrödinger 
c)  Sommerfield 
d)  Chadwick 
e)  Thomson 

05) (FUVEST-SP) Há cerca de 100 anos, J. J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como umacontribuição de Thomson ao modelo atômico: 
a)  O átomo ser indivisível. 
b)  A existência de partículas subatômicas. 
c)  Os elétrons ocuparem níveis discretos de energia. 
d)  Os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo. 
e)  O átomo possui um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera. 

06) (UFRS) O modelo atômico que suscitou a idéia de átomo com estrutura elétrica foi o: 
a)  De Dalton. 
b)  Do átomo planetário de Rutherford. 
c)  De Bohr. 
d)  Da mecânica ondulatória. 
e)  De Thompson. 

07) (UFMG) O modelo de Rutherford da estrutura atômica apresentou, como novidade, a noção de: 
a)  Energia quantizada. 
b)  Massa atômica. 
c)  Núcleo. 
d)  Orbital 
e)  Spin. 

08) Com relação aos níveis energéticos do modelo de Bohr podemos afirmar: a)  A diferença de energia entre os níveis energéticos aumenta à medida que são mais externos. 
b)  A diferença entre dois níveis consecutivos diminui à medida que são mais externos. 
c)  A diferença entre níveis consecutivos é constante. 
d)  Todos os níveis têm a mesma energia. 
e)  C e D estão corretas. 

09) (ERSHC-1995) Na região da elestrosfera de um átomo é que: 
a)  Concentra-se a massa. 
b)  Contém partículas sem carga elétrica. 
c)  Contém partículas com carga elétrica positiva. 
d)  Contém partículas com carga elétrica negativa. 
e)  N.R.A. 

10) (ESPCEX-2003) Observe a figura abaixo: 

Das partículas elementares postas à venda pela Loja Fantástica, apenas duas poderiam ser vendidas antes da descoberta de: 
a) Chadwick 
b) Lavoisier 
c) Thomson 
d) Dalton 
e) Rutheford 

11) Sobre os modelos propostos para o átomo julgue os itens: 

V  F 
0  0 - Dalton foi o primeiro a considerar a existência de prótons, nêutrons e elétrons. 
1  1 - O modelo de Thomson foi o primeiro a considerar a presença de eletricidade nos átomos. 
2  2 - O modelo de Rutherford foi baseado na experiência das lâminas de ouro. 
3  3 - Böhr utilizou radiação alfa para bombardear núcleos atômicos. 
4  4 - Rutherford foi o primeiro a considerar o átomo com um núcleo e uma eletrosfera.

12) (PUC-SP) Uma importante contribuição do modelo de Ruthford foi considerar o átomo constituído de: 
a)  Elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva. 
b)  Uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons. 
c)  Um núcleo de massa desprezível comparável com a massa do elétron. 
d)  Uma região central com carga negativa chamada núcleo. 
e)  Um núcleo muito pequeno de carga positiva cercado por elétrons 

13 - (UNICENTRO-2007) Um cientista propôs o seguinte modelo atômico: 

“O átomo deve ter duas regiões: um núcleo denso, muito pequeno, com prótons e uma eletrosfera, uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons.” 

Essa proposta está de acordo com o modelo de 

a) Chadwick 
b) Dalton.  
c) Faraday.                    
d) Rutherford. 
e) Thomson. 

14 - (UEPG-2007) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente esse conceito não é mais aceito. A respeito dos átomos, assinale o que for correto. 

(01) Não podem ser desintegrados. 
(02) O número de elétrons presentes no átomo é sempre maior que o número de prótons. 
(04) A perda de um elétron do átomo leva à formação de um íon de carga negativa. 
(08) Apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera. 
(16) No átomo, todas as cargas positivas e quase toda a massa está concentrada no núcleo, enquanto que os elétrons carregados negativamente, circundam o núcleo e ocupam a maior parte do espaço do átomo. 

15 - (PUC-RS-2007) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa 
atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento. 

Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que: 

I.  o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera. 
II. o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo. 
III. os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva. 
IV. os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia. 

As afirmativas corretas são, apenas: 

a) I e II 
b) I e III.   
c) II e IV.                        
d) III e IV. 
e) I, II e III. 

16 - (UEPB-2007) Com base nas concepções científicas mais atuais sobre a estrutura do átomo, é correto afirmar: 

a) O átomo apresenta duas regiões distintas: uma região central, muito pequena, onde se concentra praticamente toda a sua massa; e um espaço bem maior, no qual os elétrons se movimentam. Portanto, os elétrons, que ocupam a maior parte do volume do átomo, têm o papel mais relevante nas reações químicas. 
b) O átomo é uma pequena partícula indivisível e indestrutível. 
c) O átomo é formado por três pequenas partículas indivisíveis e indestrutíveis denominadas elétrons, prótons e nêutrons. 
d) Os elétrons estão em movimento circular uniforme a uma distância fixa do núcleo. 
e) Todos os átomos da tabela periódica apresentam, necessariamente, elétrons, prótons e nêutrons; sendo que estas três partículas possuem massas semelhantes. 

17 - (UFAM-2007) Sobre o modelo atômico atual podemos afirmar verdadeiramente que: 

a) Os prótons só apresentam características ondulatórias. 
b) O núcleo é uma região eletricamente neutra. 
c) Os nêutrons, por não terem carga, neutralizam a carga do núcleo. 
d) Os elétrons apresentam característica de onda e de partícula. 
e) A maior parte da massa atômica é preenchida pela eletrosfera. 

18 - (UESPI-2007) Qual das descrições dos modelos atômicos descritos está incorreta? 

a) O Modelo atômico de Dalton: Em 1808, o cientista inglês John Dalton apresentou sua teoria sobre a constituição atômica da matéria. Dalton descrevia a matéria a partir de algumas hipóteses: tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na 
natureza; reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecido. 
b) O Modelo de Thomson: O modelo proposto por J. J. Thomson, em 1898, baseava-se na idéia de que o átomo era uma esfera de eletricidade positiva, onde estavam submersas partículas negativas denominadas elétrons. Foi Thomson que lançou a idéia de que o átomo era um sistema descontínuo, portanto, divisível. 
c) Modelo atômico de Rutherford: No final do século XIX, o físico neozelandês Ernest Rutherford começou a trabalhar com a radioatividade. Os experimentos realizados por Rutherford, com o fenômeno da radioatividade, permitiram a elaboração de um novo modelo atômico. Neste novo modelo, o átomo ocuparia um volume esférico e possuiria um núcleo, ressaltando que o núcleo possuía a maior parte da massa do átomo, bem como teria uma carga positiva. A região externa ao núcleo estaria ocupada pelos elétrons numa região denominada eletrosfera. Os elétrons estariam em movimento em torno do núcleo, na eletrosfera. 
d)  Modelo atômico de Bohr: Em 1913, Niels Bohr propôs um novo modelo atômico. Para Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo de forma circular e com diferentes níveis de energia, salientando que os átomos possuíam um núcleo positivo que está rodeado por cargas negativas; a eletrosfera estaria dividida em níveis eletrônicos, também chamados por Bohr de orbital atômico (OA). Nestes AO, os elétrons apresentariam energias constantes. Estes elétrons poderiam saltar para orbitais de mais alta energia, retornando ao seu estado fundamental, após a devolução da energia que havia sido ganha para o salto, emitindo um fóton de luz equivalente. 
e) Modelo atômico de Bohr: O modelo atômico atual é um modelo matemáticoprobabilístico embasado, fundamentalmente, nos princípios da Incerteza de Heinsenberg e no da Dualidade partícula-onda de Louis de Broglie. Além disso, Erwin Schröndinger (1887-1961), a partir desses dois princípios, criou o conceito de Orbital (regiões de probabilidade). Por fim, Paul Dirac calculou essas regiões, determinando, então, os quatro números quânticos (principal, secundário, magnético e de spin). 

19 - (UECG-2006) Trabalhando com as informações até então conhecidas,Bohr foi capaz de explicar as raias do espectro do átomo de hidrogênio. Ele propôs um modelo para o átomo que mantinha o núcleo do modelo atômico de Rutherford. O modelo atômico de Bohr tem como base o seguinte princípio: 

a) o elétron pode girar nas órbitas de qualquer raio. 
b) o elétron pode girar somente nas órbitas de raios específicos. 
c) a diferença de energia entre as órbitas aumenta à medida que eles se afastam do núcleo. 
d) enquanto o elétron estiver girando na mesma órbita, ele não emite fóton, mas pode absorver a radiação eletromagnética. 
e) quando o elétron transita para órbita mais afastada do núcleo, ocorre emissão de luz. 

20) (ERSHC – 2007) Sobre a evolução dos modelos atômicos, suas teorias e conclusões tem-se as sentenças. Julgue-as verdadeiras ou falsas: 
V  F 
0  0 - Thompson reconhece a natureza elétrica da matéria, com isso seu modelo explica por exemplo a eletrização por atrito e as descargas elétricas em gases. 1  1 - Se o nêutron não existisse, a matéria não existiria, pois os prótons do núcleo iriam se repelir e destruí-lo, destruindo assim o átomo e conseqüentemente a matéria. 
2  2 - Segundo Niels Bohr, movendo-se em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia. 
3  3 - Os grandes espaços vazios apresentados pelos átomos, é que nos explicam o fato da grande maioria das partículas beta não sofrer desvios. 
4  4 -  Os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duros, sólidos, externos e são considerados as partículas fundamentais da matéria. 

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON 

Aula Sobre Mistura, Componente e Fase.

domingo, 15 de abril de 2018

EXERCÍCIOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS - PARA 9º,1º E 3º ANOS



01). Assinale a alternativa falsa: 
a) mistura eutética apresenta P.F. constante. 
b) a dissolução fracionada é um processo de separação de uma mistura entre sólidos. 
c) a decantação é um processo de separação de misturas entre líquidos somente. 
d) a fusão fracionada separa apenas misturas entre sólidos. 
e) n. r. a.   

02). Processo que utiliza um forte jato de ar para separar o componente menos denso da mistura: 
a) levigação                                               
b) flotação                                                
c) ventilação 
d) imantação 
e) n. r. a.  

03). (UFMG). Os vidros fechados de um automóvel em que viajam pessoas, num dia frio, ficam, no interior do veículo, cobertos de gotas de um líquido.  Esse líquido pode ser identificado corretamente como: 
a) água formada pelo hidrogênio e oxigênio do ar 
b) água produzida pela respiração e pela sudação  
c) ar liquefeito pelo frio 
d) fumaça produzida na respiração 
e) gás carbônico liquefeito produzido na respiração  

04) . Numa das etapas do tratamento da água destinada ao abastecimento das cidades, a água atravessa espessas camadas de areia e de cascalho superpostas, onde fica retida a sujeira sedimentada.  Essa etapa do tratamento da água é uma: 
a) filtração 
b) decantação 
c) sedimentação. 
d) centrifugação 
e) sifonação  

05) . (PUC-MG). Para preparação das misturas gasolina/álcool e enxofre/álcool, os processos mais adequados são, respectivamente: a) decantação e filtração  b) destilação e decantação c) liquefação e decantação d) sedimentação e evaporação e) destilação e filtração  

06) (ERSHC-2015). Analisando a imagem do técnico num laboratório podemos afirmar que: 


                       Fonte: compauta.com.br 

a) Certamente o técnico erra por se aproximar muito do tubo de ensaio, pois deveria utilizar um microscópio ou lente de contato. 
b) O balão volumétrico está com um líquido incolor e, provavelmente não volátil pois está aberto. 
c) O técnico não erra por se aproximar muito do tubo de ensaio, pois deve conhecer o que está sendo manipulado                              
d) Na bancada não é possível ver pipeta automática. 
e) Certamente o técnico não está bem protegido para este tipo de operação 

07) (OSEC-SP) Indique a alternativa falsa: 
a) um sistema contendo água e um pouco de açúcar forma uma mistura homogênea. 
b) um sistema constituído por três pedaços de ouro é monofásico. 
c) a água do filtro é uma mistura homogênea. 
d) a água e o álcool formam misturas homogêneas em quaisquer proporções. 
e) n. r. a. 
  
08) .Qual o fator decisivo na destilação fracionada?  Justifique 


09).  Considere o seguinte enunciado:  Os vários materiais que o homem aproveita da natureza se apresentam na forma de mistura de substâncias. Os componentes dessas misturas devem ser separados e, muitas vezes, submetidos a um processo de purificação‖. A esse respeito e com relação às substâncias abaixo:  
I.     NaCl    
II.    H2O(l )     
III.   Areia 
IV.   Gelo 
V.    Gasolina  
Julgue os itens: 
V  F 
0   0 - O sistema constituído pelas substâncias II e IV é homogêneo, formado por dois componentes distintos 
1   1 - A separação da mistura formada por II e III pode ser feita por filtração ou decantação.  
2  2 - O sistema constituído por I e II é unifásico e homogêneo. 
3  3 - A mistura constituída pelas substâncias I, II, III e V apresenta 4 (quatro) fases. 
4  4 -  Pela evaporação do solvente, consegue-se separar os componentes do sistema constituído de I e II.  

10). Por que a entrada da água é feita pela parte inferior do condensador? 



11). (Fesp). Com relação às misturas, julgue os itens a seguir:  
V F  
0 0 - Na levigação, a fase mais leve de uma mistura é separada por corrente de água.    
1 1 - A flotação é utilizada para separar componentes de uma mistura. homogênea que tenham densidades iguais.    
2 2 - A uréia e o enxofre podem ser separados por fusão fracionada.    
3 3 - O cloreto de sódio e areia formam uma mistura que pode ser fracionada utilizando-se o método da dissolução fracionada. 
4 4 - A mistura homogênea água + cloreto de sódio é melhor fracionada utilizando-se uma filtração a vácuo . 

12) . Analise os itens sobre os processos de separação:  
V F  
0 0 - Algodão, papel, porcelana são materiais filtrantes. 
1 1 - Em máquinas de beneficiamento de arroz, uma corrente de água leva a casca que é menos densa que o grão. 
2 2 - A água é considerada o solvente universal por dissolver uma grande quantidade de substâncias. 
3 3 - A centrifugação acelera a filtração. 
4 4 - Em uma solução de água e sal, o calor pode ser o agente que permite a separação dos componentes. 
5 5 - A destilação fracionada recupera tanto o sólido como o componente líquido. 
  
13) . Sobre as misturas, verifique os itens abaixo selecionando os verdadeiros:  V F  
0 0 - Não existem sistemas heterogêneos de dois ou mais gases. 
1 1 - Em casa, para a filtração da água, utilizamos filtro de porcelana, nas estações de tratamento de água, os filtros de areia e cascalho e indústrias os filtros-prensa. 
2 2 - O processo de destilação é usado em alambiques. 
3 3 - Uma mistura homogênea de éter (PE = 34,6°C) e benzeno (PE = 80,1°C) pode ter os seus componentes separados pelo funil de decantação. 
4 4 - Quaisquer misturas de sólidos podem ter os seus componentes separados por catação.  

14) . As afirmações a seguir estão relacionadas com SUBSTÂNCIAS PURAS:                                      
V F  
0 0 - O sistema homogêneo água + hidróxido de sódio é monofásico.  
1 1 - Os componentes do sistema homogêneo pentano + hexano podem ser separados por decantação. 
2 2 - Ponto de fusão e ponto de ebulição são algumas das propriedades características de uma substância pura. 
3 3 - O sistema água + sacarose + dois cubos de gelo é formado por duas substâncias químicas. 
4 4 - A destilação fracionada pode ser utilizada na separação dos componentes do ar liquefeito .  

15) . Pode-se separar o açúcar de uma solução aquosa diluída de sacarose por:  
I. evaporação do solvente. 
II. filtração da solução. 
III. decantação do soluto.  

Dessas afirmações, apenas: 

(A)   I é correta. 
(B)   II é correta. 
(C)   III é correta. 
(D)   I e II são corretas. 
(E)   II e III são corretas.  

16) . Pode-se citar como sistema heterogêneo a mistura de: 
(A) ferro em pó e álcool comum. 
(B) gás carbônico e água. 
(C) nitrogênio e hidrogênio. 
(D) oxigênio e vapor d’água. 
(E) propano e butano.  

17) A aparelhagem representada abaixo é comumente utilizada em laboratório. 


 Ela é adequada para separar e recolher os constituintes de uma mistura por: (A) lixiviação 
(B) destilação 
(C) flotação 
(D) centrifugação 
(E) decantação  

18) . Observe o esquema de aparelhagem abaixo: 


Assinale a alternativa incorreta: 
a) O condensador é o de  Liebig. 
b) A aparelhagem tem balão de destilação com saída lateral. 
c) esta aparelhagem separa apenas misturas miscíveis.  
d) esta aparelhagem separa apenas misturas homogêneas. 
e) esta aparelhagem separa apenas misturas eutéticas.  

19) . Uma das etapas do preparo do café de coador é: 
a) uma filtração  
b) uma decantação  
c) uma sedimentação 
d) uma sifonação e uma decantação 
e) uma sifonação e uma filtração  

20). (ITA - 73).  Para separar uma mistura de açúcar comum e sal de cozinha, recomenda-se empregar: 
a) destilação fracionada  
b) água e usar filtração           
c) decantação. 
d) sublimação 
e) solvente que não seja a água  

21) .A separação dos componentes de uma mistura de gasolina e água pode ser feita por meio de: 
a) papel de filtro adaptado em funil de vidro. 
b) papel de filtro adaptado em funil de Buchner. 
c) funil de bromo. 
d) centrifugador. 
e) n. r. a.  

22). (EESC - 66).  Um sistema cujo componente é apenas água, é constituído por água no estado líquido e três cubos de gelo.  O sistema é do tipo: 
a) heterogêneo com 4 fases 
b) heterogêneo com 2 fases 
c) homogêneo 
d) heterogêneo com 1 fase 
e) n. r. a.  

23). (CESCEM - 73) . Para se obter água pura a partir da água do mar, o processo mais aconselhável seria: 
a) centrifugação  
b) destilação simples  
c) filtração. 
d) decantação 
e) n. r. a.  

24) . Uma mistura azeotrópica de benzeno e álcool pode ser separada: 
a) por decantação  
b) por destilação simples  
c) por destilação fracionada  
d) por filtração 
e) por centrifugação 

25) .A função da porcelana porosa dos filtros domésticos é: 
a) tornar a água mais saborosa 
b) clarear a água                                           
c) tornar a água inodora 
d) o reter partículas sólidas. 
e) n. r. a.  

26). O fator decisivo na destilação fracionada é: 
a) o tamanho do balão de destilação. 
b) o ponto de ebulição das substâncias. 
c) a quantidade de água que entra no condensador. 
d) a quantidade da mistura. 
e) a quantidade de água que sai do condensador.  

27). Num recipiente tem-se a seguinte mistura: água, açúcar, areia e óleo.  A alternativa que contém os melhores métodos para separá-la é: 
a) catação / filtração / destilação simples 
b) decantação / destilação simples / destilação fracionada 
c) dissolução / fusão / câmara de poeira 
d) decantação /  filtração / destilação simples 
e) decantação / filtração / destilação fracionada  

28) . (UECE). Considere os seguintes processos para fracionar misturas homogêneas e heterogêneas:  
I. Levigação 
II. Filtração                                                            
III. Destilação Simples 
IV. Decantação Dentre eles, assinale qual ou quais os processos geralmente usados na separação de um sistema heterogêneo sólido-líquido: 
a) apenas III                                                  
b) apenas I e III                                             
c) apenas II e IV 
d) apenas II e III 
e) n. r. a.  

29). Julgue os itens abaixo: 
V  F 
0  0 - A sifonação pode ser utilizada para retirar combustível de um carro. 
1  1 - O princípio da destilação fracionada fundamenta-se na diferença da solubilidade dos sólidos de uma mistura. 
2  2 - O aquecimento pode ser utilizado para separar uma mistura de ferro e enxofre, ambos em pó. 
3  3 - O líquido utilizado na flotação deverá ter uma densidade intermediária aos componentes que se deseja separar e deverá, ainda, solubilizar um deles. 
4  4 - Uma das maneiras de purificar cristais de iodo impuro é através da sublimação 

30). Sobre separação de misturas, julgue os itens abaixo e assinale V quando verdadeiro e F quando falso:  
V  F 
0  0 - Podemos obter água pura da água do mar através de filtrações simples, em seqüência de, no mínimo, 10 processos 
1  1 -  O ouro forma uma amálgama. Podemos separar o mercúrio do ouro por aquecimento da mistura, onde o metal de menor ponto de ebulição é quem sai primeiro. 
2  2 - O aparelho de ar condicionado é um equipamento que filtra o ar.  Portanto, a filtração pode ser um   processo   utilizado para separar também um sólido de um gás.   
3  3 - O iodo  um não metal) pode ser separado da areia por separação magnética. 
4  4 - A destilação fracionada deve ser usada na separação dos componentes da mistura de: gasolina e álcool.   

31). Sobre os estados físicos da matéria pura, julgue os itens abaixo e assinale V quando verdadeiro e F quando falso:  
V  F 
0  0 - Liquefação é a passagem de um gás ao estado sólido; 
1  1 - Condensação é a passagem de um vapor ao estado líquido; 
2  2 - Durante a fusão e durante a ebulição, a temperatura varia; 
3  3 - Sublimação é a passagem direta de um sólido ao estado gasoso; 
4  4 -  Ebulição é a passagem direta de um sólido ao estado gasoso. 
  
32) (UFBA). Os diferentes tipos de matéria podem ser classificados em dois grupos:  substâncias puras e misturas. As substâncias puras podem ser simples ou compostas (NABUCO, p. 24)  Considerando-se esse modo de classificação, pode-se afirmar:  
V F  
0 0 -  O ar atmosférico é uma substância pura.  
1 1 -  A água é uma substância simples 
2 2 -  O sangue é uma mistura 
3 3 -  Uma solução de açúcar e água é uma mistura 
4 4 -  O oxigênio e o ozônio são substâncias distintas, embora constituídas por átomos de um mesmo elemento químico 
5 5 - A matéria que contém três tipos de moléculas é uma substância composta 6 6 - A matéria que contém apenas um tipo de molécula é uma substância simples, mesmo que cada molécula seja formada por dois átomos diferentes.   


PELO PROFESSOR EUDO ROBSON