VIII REVISÃO PARA A UNIT
Questão 41
01) Os combustíveis fósseis fornecem 80% de energia usada mundialmente.
02) O gás de xisto é alternativa sustentável à substituição econômica de petróleo.
03) Os biocombustíveis não integram as fontes renováveis de energia, em razão das restrições às emissões de CO2(g) para a atmosfera, produzidas durante a queima desses materiais.
04) O uso de energia hidrelétrica, que ocupa 11% da matriz energética mundial, está restrito ao Brasil e encontra barreiras à implementação de novas usinas hidrelétricas, pelo fato de afetar o ciclo de água na natureza.
05) A energia nuclear, embora ocupe 2% da matriz energética mundial, constitui fonte de energia “limpa” em razão de a combustão do urânio, na presença de oxigênio, nos reatores nucleares, não produzir emissão de CO2(g) e nem resíduos radioativos.
Questão 42
Há cerca de 500 mil anos, ocorreu uma das maiores descobertas da humanidade, o fogo. A primeira fogueira acesa mudou o curso da história da espécie humana. Com o fogo, o ser humano primitivo conseguiu iluminar a caverna, se aquecer, cozinhar os alimentos e afugentar os animais, um grande progresso. A tirinha de Bob Thaves faz alusão ao consumo demasiado de combustível, na geração de energia pela combustão da lenha. Considerando-se essas informações relacionadas à produção de fogo e de energia e a tirinha de Bob Thaves, é correto afirmar:
01) A fogueira representa apenas uma transformação química da matéria.
02) A energia existente na lenha é completamente transformada em calor e luz durante a combustão.
03) A emissão de calor e de luz pelo fogo durante a queima da madeira evidencia transformação endotérmica.
04) O fenômeno de combustão completa do carbono existente na madeira é representado pela equação química C(s) + O2(g) → CO2(g)+ energia.
05) O consumo cada vez maior de lenha pelo fogo, para manter a iluminação e o aquecimento, está de acordo com o principio da conservação de massa.
Questão 43
No passado, muitos cientistas acreditavam na concepção do filósofo grego Aristóteles, 384-322 a.C, de que tudo no Universo seria formado por quatro “elementos”: ar, água, fogo e terra. Essa ideia permaneceu aceita até o século XVII, quando o cientista irlandês Robert Boyle, 1627-1691, apresentou argumentos sobre o conceito de elemento químico como qualquer substância pura que não se decompõe, como o hidrogênio e o oxigênio obtidos a partir da decomposição da água. A Química somente adquiriu caráter cientifico a partir do século XVIII, com A. L. Lavoisier, quando o trabalho feito no laboratório foi vinculado ao esforço de buscar explicação para a natureza da matéria e de suas transformações.
Considerando-se o aperfeiçoamento, ao longo do tempo, dos conhecimentos sobre a natureza da matéria e o surgimento da Química como ciência, é correto afirmar:
01) O elemento fogo na concepção de Aristóteles possuía composição fixa porque fazia parte de toda matéria existente no Universo.
02) Os elementos químicos fósforo, enxofre e carbono são representados tanto pelos símbolos P4, S8 e Cn, quanto pelos símbolos P, S e C.
03) O processo de construção do conhecimento científico tem inicio com a formulação de modelos e de teorias, fase nas quais independem da experimentação.
04) As conclusões do cientista Robert Boyle foram além do seu tempo, ao deduzir que elemento químico era o mesmo que substância simples pura, como, atualmente, são o hidrogênio, H2(g), e o oxigênio, O2(g).
05) Ao trabalhar com reações químicas em recipientes fechados para demonstrar o princípio da conservação da massa, A. L. Lavoisier utilizou o método da reprodutividade dos fenômenos observados durante a experimentação.
Questão 44
Os mapas conceituais são ferramentas importantes para o professor de qualquer disciplina, pois facilitam o planejamento do curso, a elaboração de sequências e a busca de estratégias para favorecer a construção de conceitos, em uma aprendizagem significativa. O mapa conceitual ilustra, de forma resumida, o desenvolvimento lógico do método cientifico, utilizado na Química.
A análise da sequência apresentada nesse mapa, com base na compreensão do método cientifico permite concluir:
01) A seta I deve interligar os conceitos de princípios ou leis ao de teoria enquanto esta continuar a explicá-los.
02) Os fatos observados relacionados a um aspecto particular da natureza levam o químico à experimentação.
03) A seta II deve interligar os conceitos de regularidade da natureza ao de teoria quando esta não mais explicá-los.
04) As leis cientificas não são uma explicação para um determinado fenômeno, mas sim generalizações baseadas em observações.
05) A experimentação não é propriamente a base do método cientifico aplicado à Química, mas as regularidades apresentadas sob forma de expressão matemática, tabelas e gráficos que assumem papel relevante no método.
Questão 45
Os óxidos inorgânicos são compostos binários, nos quais o oxigênio é o elemento químico mais eletronegativo, e constituem um grupo muito numeroso de compostos químicos, pois a grande maioria dos elementos químicos forma óxidos. O estudo dos óxidos é relevante pela variedade de aplicações tecnológicas, na sociedade contemporânea, e deve iniciar com a abordagem, na Educação Básica, das propriedades físicas e químicas, e não simplesmente com base na associação de fórmulas químicas à classificação. Considerando-se essas informações, a tabela de propriedades físicas e químicas de alguns óxidos e com base na prática pedagógica do processo de ensino aprendizagem, na Educação Básica, é correto afirmar:
01) O dióxido de silício e o óxido de nitrogênio (IV) são óxidos ácidos e moleculares.
02) A água é um óxido molecular neutro porque é representado pela fórmula química H2O.
03) Os óxidos de cálcio e de titânio são iônicos, porém o primeiro é básico e o segundo é anfótero.
04) A abordagem do ensino dos óxidos deve ser feita antes dos estudos das substâncias químicas, da classificação periódica dos elementos químicos e de ligações químicas.
05) O ensino dos óxidos deve estar dissociado da realidade socioeconômico e cultural do alunado e do docente porque exige conhecimento de química bastante específicos para o qual não estão habituados.
Questão 46
O desenvolvimento do modelo atômico de Ernest Rutherford teve como base as pesquisas no início do século XX, com emissões de partículas alfa, α, sobre uma lâmina finíssima de ouro. Ao bombardeá-la com um feixe de partículas, Ernest Rutherford observou os efeitos sobre uma folha de papel fotográfico, colocada após a lâmina de ouro, mostrados nas figuras, e, após analisá-las, concluiu corretamente que
01) os átomos da lâmina de ouro são positivos.
02) a lâmina de ouro é constituída por átomos maciços e justapostos.
03) os elétrons interferem diretamente na trajetória das partículas alfa.
04) em torno do núcleo atômico giram partículas negativas que descrevem órbitas circulares.
05) os grandes espaços vazios existentes no átomo explicam os desvios das emissões de partículas alfa.
Questão 47
O processo de aprendizagem, no ensino sobre os ácidos nas Ciências da Natureza, tem início com a abordagem da teoria da ionização e da dissociação iônica de Svant Arrehenius, ganhador do Premio Nobel de Química, em 1903. De acordo com a teoria, ácidos são compostos que, em solução aquosa, se ionizam e, ao se dissolverem em água, conduzem a corrente elétrica, de forma mais intensa, dependendo da força do ácido. Assim, em solução aquosa, os ácidos apresentam condutividade elétrica e podem mudar de cor determinadas substâncias químicas denominadas indicadoras de ácidos.
Tendo em vista essas informações sobre o ensino dos ácidos nas Ciências da Natureza, é correto levar em consideração, no processo de ensino-aprendizagem,
01) a medição da condutividade elétrica de uma solução aquosa como a melhor maneira de se identificar um eletrólito de propriedades ácidas.
02) o reconhecimento, a partir de um conjunto de soluções aquosas de eletrólitos, as soluções de ácidos, por meio da condutividade elétrica e de indicadores.
03) a priorização de informações relevantes sobre os ácidos, ainda que desvinculadas da realidade discente e docente, entretanto importantes para o desenvolvimento do conteúdo.
04) os níveis de competências no aprendizado que devem ser os mesmos na Educação Básica, independentes do modo como os objetivos específicos sobre o conteúdo são atingidos.
05) a demonstração, pelo professor, em sala de aula, do caráter ácido de algumas substâncias químicas, em solução aquosa, como processo único no desenvolvimento de habilidades na identificação de um ácido.
Questão 48
São as reações químicas que fornecem diariamente a maior parte da energia e de novos produtos utilizados para o conforto da humanidade e podem ser representadas, de forma simbólica, por uma equação química. O fenômeno de formação de um precipitado de cor castanho avermelhado, quando uma solução de sulfato de ferro (III), de mesma cor no interior de um béquer reage, ao se adicionar uma solução de hidróxido de sódio, é mostrado na figura.
Considerando-se que a reação química não é de oxirredução, é correto concluir que, em relação à transformação química, em meio aquoso, na ilustração,
01) os reagentes são representados pelas fórmulas FeSO4 e NaOH.
02) a reação química de precipitação que ocorre no interior do béquer é de síntese. 03) a razão entre as quantidades de matéria dos produtos da reação química é igual a 0,470.
04) o objetivo dos coeficientes estequiométricos é evidenciar que nem sempre o número de átomos no primeiro membro é igual ao número de átomos no segundo membro, de uma equação química.
05) a representação do segundo membro da equação química da transformação observada, com os menores coeficientes estequiométricos inteiros é 2Fe(OH)3(s) + 3Na2SO4(aq).
Questão 46
O desenvolvimento do modelo atômico de Ernest Rutherford teve como base as pesquisas no início do século XX, com emissões de partículas alfa, α, sobre uma lâmina finíssima de ouro. Ao bombardeá-la com um feixe de partículas, Ernest Rutherford observou os efeitos sobre uma folha de papel fotográfico, colocada após a lâmina de ouro, mostrados nas figuras, e, após analisá-las, concluiu corretamente que
01) os átomos da lâmina de ouro são positivos.
02) a lâmina de ouro é constituída por átomos maciços e justapostos.
03) os elétrons interferem diretamente na trajetória das partículas alfa.
04) em torno do núcleo atômico giram partículas negativas que descrevem órbitas circulares.
05) os grandes espaços vazios existentes no átomo explicam os desvios das emissões de partículas alfa.
Questão 47
O processo de aprendizagem, no ensino sobre os ácidos nas Ciências da Natureza, tem início com a abordagem da teoria da ionização e da dissociação iônica de Svant Arrehenius, ganhador do Premio Nobel de Química, em 1903. De acordo com a teoria, ácidos são compostos que, em solução aquosa, se ionizam e, ao se dissolverem em água, conduzem a corrente elétrica, de forma mais intensa, dependendo da força do ácido. Assim, em solução aquosa, os ácidos apresentam condutividade elétrica e podem mudar de cor determinadas substâncias químicas denominadas indicadoras de ácidos.
Tendo em vista essas informações sobre o ensino dos ácidos nas Ciências da Natureza, é correto levar em consideração, no processo de ensino-aprendizagem,
01) a medição da condutividade elétrica de uma solução aquosa como a melhor maneira de se identificar um eletrólito de propriedades ácidas.
02) o reconhecimento, a partir de um conjunto de soluções aquosas de eletrólitos, as soluções de ácidos, por meio da condutividade elétrica e de indicadores.
03) a priorização de informações relevantes sobre os ácidos, ainda que desvinculadas da realidade discente e docente, entretanto importantes para o desenvolvimento do conteúdo.
04) os níveis de competências no aprendizado que devem ser os mesmos na Educação Básica, independentes do modo como os objetivos específicos sobre o conteúdo são atingidos.
05) a demonstração, pelo professor, em sala de aula, do caráter ácido de algumas substâncias químicas, em solução aquosa, como processo único no desenvolvimento de habilidades na identificação de um ácido.
Questão 49
No processo de desidratação a frio, na produção de café solúvel, o pó de café, depois de adicionado à água, sob agitação, é filtrado e a solução resultante é congelada e colocada em uma câmara de vácuo. Os cristais de gelo passam diretamente para a fase gasosa com uma pequena elevação da temperatura e o produto isento de água mantém as propriedades e a qualidade inalteradas do café.
Considerando-se o processo de desidratação a frio descrito no texto, é correto concluir:
01) Os cristais de gelo sublimam ao passar para a fase gasosa.
02) A câmara de vácuo é utilizada com o objetivo de diminuir a pressão de vapor da água.
03) A água entra em ebulição e evapora após a solução congelada ser submetida a vácuo.
04) O processo de filtração é utilizado com o propósito de retirar as impurezas solúveis do pó de café.
05) A perda de água durante a desidratação da solução de café produz pó de café solúvel, livre de impurezas.
Questão 50
Em sua obra, o educador Paulo Freire afirma: “Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam”.
Respaldado nos ensinamentos do autor, cuja pedagogia é pautada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando e associando-a à sua prática docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A conduta ética do professor exige que ele faça uma reflexão crítica sobre o que é discutido em sala de aula, e por ser lícita a transmissão de sua ideologia, ele se considera o detentor do conhecimento.
( ) É importante que o professor tenha uma consciência crítica de si mesmo, para compreender o que está nas entrelinhas de seu discurso, de forma a não contribuir para a perpetuação de um poder dominante, que leva a diferenças sociais, discriminação e comodismo.
( ) Na contemporaneidade, a existência não é mais possível sem que se assuma o direito e o dever de optar, de decidir, de lutar, de fazer política, atitudes que conduzirão o professor à imperiosidade da prática formadora, de natureza eminentemente ética.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
01) V V V
02) V F F
03) F V F
04) F V V
05) F F V
GABARITO
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