quinta-feira, 31 de março de 2016

QUÍMICA 9° ANO - EXERCÍCIOS - QUESTÕES ABERTAS SOBRE ESTADOS FÍSICOS

Exercícios de Química - 9° ano


01)   Qual a diferença entre corpos amorfos e corpos cristalinos? Cite exemplos.



02)   Como você definiria CORRETAMENTE,forças de coesão?



03)   Qual a influência da temperatura e da pressão na mudança de estado?



04) O que é tensão superficial e descreva um fenômeno que 
comprove a sua existência.
              



        05)   Qual a conseqüência do aumento da pressão durante a fusão? Por                   quê?



06)   Qual a importância prática da fusão e da solidificação?



07)   O que acontece com o ponto de ebulição quando estamos num local alto onde a pressão atmosférica diminui?




08)   Por que uma dona de casa utiliza panela de pressão para fazer o cozimento dos alimentos?




09)   Que mudanças de estado ocorrem na separação dos  derivados do petróleo nas refinarias?




10)   Quais os fatores que interferem na evaporação? 




11)   Explique o fato das substâncias se fundirem sempre à mesma temperatura quando não se varia a pressão.




12)   Diferencie o fenômeno físico do fenômeno biológico.




        13)   O que acontece com a energia de um sistema quando ele passa do                   estado sólido para o estado líquido? 
     


        14) (ERSHC-2004) Observe o gráfico abaixo e responda as perguntas:

         a)     O gráfico pertence a que tipo de mistura?


      b)     Considerando que o tempo está em minutos, durante quantos segundos             a espécie derrete?



      c)     Qual a temperatura de fusão?



      d)    O gráfico é de aquecimento ou de resfriamento?  Justifique:


         
      15)   (Vunesp) O gráfico representa a curva de resfriamento, temperatura               em função do tempo, de uma substância pura utilizada como                             combustível, à pressão de 1atm.

        a)    Explicar o fenômeno que ocorre em cada região da curva indicada pelas              letras A, B, C, D e E.


         b)   Quais são os pontos de fusão e de ebulição, em °C, dessa substância           pura? 

 
       16)  (ERSHC-2014) Observe o gráfico e responda:
     



17)   Construa o gráfico do resfriamento e do aquecimento das espécies A e B.

         
           
18)   Cite três exemplos de vaporização no dia-a-dia.


19)   Construa o gráfico do aquecimento de uma substância Z cujo ponto de fusão é 100º C e cujo ponto de ebulição é 800º C.









20)   O que ocorre com o ponto de ebulição de uma substância à medida que a altitude aumenta.


21)   (ERSHC- 1992) Justifique o fato de um litro de água levar mais tempo a ferver em Aracaju do que na cidade de Brasília. 



22)   Por que a madeira não tem ponto de fusão?



23)   Todo fenômeno químico é biológico?  Justifique.


24)   Por que no estado gasoso as moléculas ficam afastadas?


25)   Diferencie a fusão pastosa da fusão cristalina. 
                                             



26). ( ERSHC-2008 ) Observe o gráfico e responda as perguntas: 
  


OBS :  Considere; T1 = 10 , T2 = 20 , T 3 = 30, T4 = 40  em horas.

a)     O gráfico é de aquecimento ou resfriamento ?  


b)    Durante quantos minutos a espécie derrete? 


c)     Qual a temperatura de ebulição? 


d)    Durante quantos segundos há  líquido ? 



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