Questão
41
01) Os combustíveis fósseis fornecem 80% de energia
usada mundialmente.
02) O gás de xisto é alternativa sustentável à
substituição econômica de petróleo.
03) Os biocombustíveis não integram as fontes
renováveis de energia, em razão das restrições às emissões de CO2(g)
para a atmosfera, produzidas durante a queima desses materiais.
04) O uso de energia hidrelétrica, que ocupa 11% da
matriz energética mundial, está restrito ao Brasil e encontra barreiras à
implementação de novas usinas hidrelétricas, pelo fato de afetar o ciclo de
água na natureza.
05) A energia nuclear, embora ocupe 2% da matriz
energética mundial, constitui fonte de energia “limpa” em razão de a combustão
do urânio, na presença de oxigênio, nos reatores nucleares, não produzir
emissão de CO2(g) e nem resíduos radioativos.
Questão
42
Há cerca de 500 mil anos, ocorreu uma das maiores
descobertas da humanidade, o fogo. A primeira fogueira acesa mudou o curso da
história da espécie humana. Com o fogo, o ser humano primitivo conseguiu
iluminar a caverna, se aquecer, cozinhar os alimentos e afugentar os animais, um
grande progresso. A tirinha de Bob Thaves faz alusão ao consumo demasiado de
combustível, na geração de energia pela combustão da lenha. Considerando-se
essas informações relacionadas à produção de fogo e de energia e a tirinha de
Bob Thaves, é correto afirmar:
01) A fogueira representa apenas uma transformação
química da matéria.
02) A energia existente na lenha é completamente
transformada em calor e luz durante a combustão.
03) A emissão de calor e de luz pelo fogo durante a
queima da madeira evidencia transformação endotérmica.
04) O fenômeno de combustão completa do carbono
existente na madeira é representado pela equação química C(s) + O2(g)
→
CO2(g) + energia.
05) O consumo cada vez maior de lenha pelo fogo, para
manter a iluminação
e o aquecimento, está de acordo com o principio da conservação de massa.
Questão
43
No passado, muitos cientistas acreditavam na concepção
do filósofo grego Aristóteles, 384-322 a.C, de que tudo no Universo seria
formado por quatro “elementos”: ar, água, fogo e terra. Essa ideia permaneceu
aceita até o século XVII, quando o cientista irlandês Robert Boyle, 1627-1691,
apresentou argumentos sobre o conceito de elemento químico como qualquer
substância pura que não se decompõe, como o hidrogênio e o oxigênio obtidos a
partir da decomposição da água. A Química somente adquiriu caráter cientifico a
partir do século XVIII, com A. L. Lavoisier, quando o trabalho feito no
laboratório foi vinculado ao esforço de buscar explicação para a natureza da
matéria e de suas transformações.
Considerando-se o aperfeiçoamento, ao longo do tempo,
dos conhecimentos sobre a natureza da matéria e o surgimento da Química como
ciência, é correto afirmar:
01) O elemento fogo na concepção de Aristóteles possuía
composição fixa porque fazia parte de toda matéria existente no Universo.
02) Os elementos químicos fósforo, enxofre e carbono
são representados tanto pelos símbolos P4, S8 e Cn,
quanto pelos símbolos P, S e C.
03) O processo de construção do conhecimento científico
tem inicio com a formulação de modelos e de teorias, fase nas quais independem
da experimentação.
04) As conclusões do cientista Robert Boyle foram além
do seu tempo, ao deduzir que elemento químico era o mesmo que substância
simples pura, como, atualmente, são o hidrogênio, H2(g), e o
oxigênio, O2(g).
05) Ao trabalhar com reações químicas em recipientes
fechados para demonstrar o princípio da conservação da massa, A. L. Lavoisier
utilizou o método da reprodutividade dos fenômenos observados durante a
experimentação.
Questão
44
Os mapas conceituais são ferramentas importantes para o
professor de qualquer disciplina, pois facilitam o planejamento do curso, a
elaboração de sequências e a busca de estratégias para favorecer a construção
de conceitos, em uma aprendizagem significativa. O mapa conceitual ilustra, de
forma resumida, o desenvolvimento lógico do método cientifico, utilizado na Química.
A análise da sequência apresentada nesse mapa, com base
na compreensão do método cientifico permite concluir:
01) A seta I deve interligar os conceitos de princípios
ou leis ao de teoria enquanto esta continuar a explicá-los.
02) Os fatos observados relacionados a um aspecto
particular da natureza levam o químico à experimentação.
03) A seta II deve interligar os conceitos de
regularidade da natureza ao de teoria quando esta não mais explicá-los.
04) As leis cientificas não são uma explicação para um
determinado fenômeno, mas sim generalizações baseadas em observações.
05) A experimentação não é propriamente a base do
método cientifico aplicado à Química, mas as regularidades apresentadas sob
forma de expressão matemática, tabelas e gráficos que assumem papel relevante
no método.
Questão
45
Os óxidos inorgânicos são compostos binários, nos quais
o oxigênio é o elemento químico mais eletronegativo, e constituem um grupo
muito numeroso de compostos químicos, pois a grande maioria dos elementos
químicos forma óxidos. O estudo dos óxidos é relevante pela variedade de
aplicações tecnológicas, na sociedade contemporânea, e deve iniciar com a
abordagem, na Educação Básica, das propriedades físicas e químicas, e não
simplesmente com base na associação de fórmulas químicas à classificação.
Considerando-se essas informações, a tabela de propriedades físicas e químicas
de alguns óxidos e com base na prática pedagógica do processo de ensino
aprendizagem, na Educação Básica, é correto afirmar:
01) O dióxido de silício e o óxido de nitrogênio (IV)
são óxidos ácidos e moleculares.
02) A água é um óxido molecular neutro porque
é representado pela fórmula química H2O.
03) Os óxidos de cálcio e de titânio são iônicos, porém
o primeiro é básico e o segundo é anfótero.
04) A abordagem do ensino dos óxidos deve ser feita
antes dos estudos das substâncias químicas, da classificação periódica dos elementos
químicos e de ligações químicas.
05) O ensino dos óxidos deve estar dissociado da
realidade socioeconômico e cultural do alunado e do docente porque exige
conhecimento de química bastante específicos para o qual não estão habituados.
Questão
46
O desenvolvimento do modelo atômico de Ernest
Rutherford teve como base as pesquisas no início do século XX, com emissões de
partículas alfa, α, sobre uma lâmina finíssima de ouro. Ao bombardeá-la com um feixe de partículas,
Ernest Rutherford observou os efeitos sobre uma folha de papel fotográfico,
colocada após a lâmina de ouro, mostrados nas figuras, e, após analisá-las,
concluiu corretamente que
01) os átomos da lâmina de ouro são positivos.
02) a lâmina de ouro é constituída por átomos maciços e
justapostos.
03) os elétrons interferem diretamente na trajetória
das partículas alfa.
04) em torno do núcleo atômico giram partículas
negativas que descrevem órbitas circulares.
05) os grandes espaços vazios existentes no átomo
explicam os desvios das emissões de partículas alfa.
Questão
47
O processo de aprendizagem, no ensino sobre os ácidos
nas Ciências da Natureza, tem início com a abordagem da teoria da ionização e
da dissociação iônica de Svant Arrehenius, ganhador do Premio Nobel de Química,
em 1903. De acordo com a teoria, ácidos são compostos que, em solução aquosa,
se ionizam e, ao se dissolverem em água, conduzem a corrente elétrica, de forma
mais intensa, dependendo da força do ácido. Assim, em solução aquosa, os ácidos
apresentam condutividade elétrica e podem mudar de cor determinadas substâncias
químicas denominadas indicadoras de ácidos.
Tendo em vista essas informações sobre o ensino dos
ácidos nas Ciências da Natureza, é correto levar em consideração, no processo
de ensino-aprendizagem,
01) a medição da condutividade elétrica de uma solução
aquosa como a melhor maneira de se identificar um eletrólito de propriedades
ácidas.
02) o reconhecimento, a partir de um conjunto de
soluções aquosas de eletrólitos, as soluções de ácidos, por meio da
condutividade elétrica e de indicadores.
03) a priorização de informações relevantes sobre os
ácidos, ainda que desvinculadas da realidade discente e docente, entretanto
importantes para o desenvolvimento do conteúdo.
04) os níveis de competências no aprendizado que devem
ser os mesmos na Educação Básica, independentes do modo como os objetivos
específicos sobre o conteúdo são atingidos.
05) a demonstração, pelo professor, em sala de aula, do
caráter ácido de algumas substâncias químicas, em solução aquosa, como processo
único no desenvolvimento de habilidades na identificação de um ácido.
Questão
48
São as reações químicas que fornecem diariamente a
maior parte da energia e de novos produtos utilizados para o conforto da
humanidade e podem ser representadas, de forma simbólica, por uma equação
química. O fenômeno de formação de um precipitado de cor castanho avermelhado,
quando uma solução de sulfato de ferro (III), de mesma cor no interior de um
béquer reage, ao se adicionar uma solução de hidróxido de sódio, é mostrado na
figura.
Considerando-se que a reação química não é de
oxirredução, é correto concluir que, em relação à transformação química, em
meio aquoso, na ilustração,
01) os reagentes são representados pelas fórmulas FeSO4
e NaOH.
02) a reação química de precipitação que ocorre no
interior do béquer é de síntese. 03) a razão entre as quantidades de matéria
dos produtos da reação química é igual a 0,470.
04) o objetivo dos coeficientes estequiométricos é
evidenciar que nem sempre o número de átomos no primeiro membro é igual ao
número de átomos no segundo membro, de uma equação química.
05) a representação do segundo membro da equação
química da transformação observada, com os menores coeficientes
estequiométricos inteiros é 2Fe(OH)3(s) + 3Na2SO4(aq).
Questão
46
O desenvolvimento do modelo atômico de Ernest Rutherford
teve como base as pesquisas no início do século XX, com emissões de partículas
alfa, α, sobre uma lâmina finíssima de ouro.
Ao bombardeá-la com um feixe de partículas, Ernest Rutherford observou
os efeitos sobre uma folha de papel fotográfico, colocada após a lâmina de
ouro, mostrados nas figuras, e, após analisá-las, concluiu corretamente que
01) os átomos da lâmina de ouro são positivos.
02) a lâmina de ouro é constituída por átomos maciços e
justapostos.
03) os elétrons interferem diretamente na trajetória
das partículas alfa.
04) em torno do núcleo atômico giram partículas
negativas que descrevem órbitas circulares.
05) os grandes espaços vazios existentes no átomo
explicam os desvios das emissões de partículas alfa.
Questão
47
O processo de aprendizagem, no ensino sobre os ácidos
nas Ciências da Natureza, tem início com a abordagem da teoria da ionização e
da dissociação iônica de Svant Arrehenius, ganhador do Premio Nobel de Química,
em 1903. De acordo com a teoria, ácidos são compostos que, em solução aquosa,
se ionizam e, ao se dissolverem em água, conduzem a corrente elétrica, de forma
mais intensa, dependendo da força do ácido. Assim, em solução aquosa, os ácidos
apresentam condutividade elétrica e podem mudar de cor determinadas substâncias
químicas denominadas indicadoras de ácidos.
Tendo em vista essas informações sobre o ensino dos
ácidos nas Ciências da Natureza, é correto levar em consideração, no processo
de ensino-aprendizagem,
01) a medição da condutividade elétrica de uma solução
aquosa como a melhor maneira de se identificar um eletrólito de propriedades
ácidas.
02) o reconhecimento, a partir de um conjunto de
soluções aquosas de eletrólitos, as soluções de ácidos, por meio da
condutividade elétrica e de indicadores.
03) a priorização de informações relevantes sobre os
ácidos, ainda que desvinculadas da realidade discente e docente, entretanto
importantes para o desenvolvimento do conteúdo.
04) os níveis de competências no aprendizado que devem
ser os mesmos na Educação Básica, independentes do modo como os objetivos
específicos sobre o conteúdo são atingidos.
05) a demonstração, pelo professor, em sala de aula, do
caráter ácido de algumas substâncias químicas, em solução aquosa, como processo
único no desenvolvimento de habilidades na identificação de um ácido.
Questão
49
No processo de desidratação a frio, na produção de café
solúvel, o pó de café, depois de adicionado à água, sob agitação, é filtrado e
a solução resultante é congelada e colocada em uma câmara de vácuo. Os cristais
de gelo passam diretamente para a fase gasosa com uma pequena elevação da
temperatura e o produto isento de água mantém as propriedades e a qualidade
inalteradas do café.
Considerando-se o processo de desidratação a frio
descrito no texto, é correto concluir:
01) Os cristais de gelo sublimam ao passar para a fase
gasosa.
02) A câmara de vácuo é utilizada com o objetivo de
diminuir a pressão de vapor da água.
03) A água entra em ebulição e evapora após a solução
congelada ser submetida a vácuo.
04) O processo de filtração é utilizado com o propósito
de retirar as impurezas solúveis do pó de café.
05) A perda de água durante a desidratação da solução
de café produz pó de café solúvel, livre de impurezas.
Questão
50
Em sua obra, o educador Paulo Freire afirma: “Gosto de
ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais
e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre
barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de
mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam”.
Respaldado nos ensinamentos do autor, cuja pedagogia é
pautada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando e
associando-a à sua prática docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e
F, para as falsas.
( ) A conduta
ética do professor exige que ele faça uma reflexão crítica sobre o que é
discutido em sala de aula, e por ser lícita
a transmissão de sua ideologia, ele se considera o detentor do
conhecimento.
( ) É importante
que o professor tenha uma consciência crítica de si mesmo, para compreender o
que está nas entrelinhas de seu discurso, de forma a não contribuir para a
perpetuação de um poder dominante, que leva a diferenças sociais, discriminação
e comodismo.
( ) Na
contemporaneidade, a existência não é mais
possível sem que se assuma o direito e o dever de optar, de decidir, de
lutar, de fazer política, atitudes que conduzirão o professor à imperiosidade
da prática formadora, de natureza eminentemente ética.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima
para baixo, é
01) V V V
02) V F F
03) F V F
04) F V V
05) F F V
GABARITO
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