01. (ERSHC-2022). Durante a Segunda Guerra Mundial, visando suprir sua escassez de fontes de petróleo, os alemães que eram grandes produtores de carvão, utilizaram o processo de Fischer-Tropsch para a produção de hidrocarbonetos líquidos tais como gasolina, querosene, gasóleo e lubrificantes para manter sua máquina de guerra funcionando.
Esses processos
alternativos oriundos do Petróleo Sintético representaram 9% da produção de
combustíveis estimada na guerra alemã e 25% de combustível para automóvel naquela
época.
Dos ramos da Química, tem maior destaque nesse tipo de produção, a
a) Química Analítica.
b) Química Inorgânica.
c) Química Mineral.
d) Físico- Química.
e) Química
Orgânica.
02.
(ERSHC-2022). É sabido qualquer
fato (acontecimento) que ocorre na natureza denomina-se fenômeno. Portanto,
fenômeno não precisa ser uma coisa extraordinária como muitos pensam. Fatos
simples, tais como: uma pessoa andando, uma folha caindo, um automóvel parando,
uma explosão, são típicos fenômenos do nosso cotidiano. Com base nessa tese,
pode-se afirmar que é verdadeiramente um fenômeno químico e não biológico:
a) a produção
de gasolina e gás de cozinha a partir do petróleo.
b) a fotossíntese
realizada pelas plantas para transformar a clorofila.
c) a fabricação
de fios e lâminas de alumínio a partir de uma barra de alumínio.
d) a fabricação
da coalhada e doces a partir do leite in natura das vacas e cabritas.
e) o sumiço do
açúcar e do sal quando colocados e agitados, em pequena quantidade de água.
03.
(ERSHC - 2022). Ah,
a poesia. O que seria dela sem um casal apaixonado, sem um casal que divide
suas conquistas e pelejas juntos. Quando apaixonados, casais viajam em visões e
versos que os transportam para mundos virtuais e desconexos. A mesma coisa
quando atingem a maturidade juntos. Seus pensamentos e frases vagam a ponto de
fenômenos químicos serem encontrados. Não? Então vejamos:
Frase
1: Amor, quando vejo o reflexo da luz nas águas onduladas
pelos ventos, lembro-me de seus cabelos.
Frase
2:
Princesa, quando olho para a chama dessa vela, vejo o
brilho que emana de seus olhos.
Frase
3: Anjo, não deixes que seu coração seja como essa
pedra de gelo derretendo em seu
copo. Assim o nosso amor sublima!
Frase
4: Querida, com o passar dos tempos começo a me sentir
como essa tesoura velha enferrujando no fundo da
gaveta.
Nota-se presença de
fenômenos químicos nas frases:
a) 1 e 2
b) 2 e 4
c) 3 e 4
d) 2 e 3
e) 1 e 3
04. (UNESP
– SP). A elevação da temperatura de um sistema produz,
geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a
processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções,
devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se
evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto
que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais
à saúde.
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de
transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b)
física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física
05. (UFMG 2019 - adaptada). Considere a charge a seguir para responder a esta questão.
Ao pesquisar sobre o assunto, Calvin descobre que o gelo flutua na água, porque as partículas do gelo
a) possuem mais movimento do que as partículas da
água líquida.
b) são neutras e as partículas da água possuem pontes
de hidrogênio.
c)
possuem mais espaços vazios entre elas do que as partículas da água líquida.
d) são constituídas por partículas de ar e as
partículas da água líquida não o são.
e) são construídas por partículas com forças de
coesão maiores do que as de repulsão.
06. (ENEM). O ciclo da água é fundamental para
a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que
a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é
fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água
ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi
absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia
necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no
texto é a:
a) fusão.
b) liquefação.
c) evaporação.
d) solidificação.
e) condensação.
07. (ERSHC-2015 -
Adaptada). Nas imagens abaixo são verificadas as variantes dos estados físicos da
matéria, tais como o estado sólido, o estado líquido, o estado gasoso e o
estado de plasma. Nota-se a ausência dos condensados de Bose-Einstein e de
Fermi-Dirac que serão melhor estudados num futuro próximo. Sobre essas mudanças
é verdadeiro afirmar que:
Fonte: explorando-la-quimica.blogspot.coma
a) No estado líquido as forças de coesão são menores do que as de repulsão.
b) Na passagem do gás para o sólido há liberação de calor, daí a
solidificação.
c) Na passagem do sólido para o gás há absorção de calor, pois o
processo é exotérmico.
d) Nos dois últimos estados (esquerda para direita) temos a presença de
cargas elétricas.
e) Para atingirmos o estado gasoso é necessário que o
vapor passe da temperatura crítica.
08. (ERSHC-2022). Num centro de pesquisas na cidade de Aracaju, um cientista colocou água num recipiente adequado para aquecer. Nesse mesmo instante, na cidade de Potosí a 4090m de altitude, outro cientista realizou o mesmo procedimento. Vale ressaltar que Aracaju está ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é de 1 atm e que sob essa condição água ferve a uma temperatura de 100 °C.
No experimento
realizado em Potosí, foi observado que:
a) a água entrou em ebulição numa temperatura
maior que 100°C, devido a pressão ser maior.
b) o líquido ferveu numa temperatura superior a
100°C, pois seu calor específico aumentou.
c) a água ferveu numa
temperatura menor que 100°C, pois a pressão atmosférica é menor.
d) o líquido não conseguiu entrar em ebulição nessa altitude
devido a falta de pressão.
e) o líquido ferveu na mesma temperatura de Aracaju, pois a pressão
não influi.
09. (ERSHC - 2022). Durante um inverno no Canadá, Katy andava descalça em sua casa. Ela trocou de ambiente ao passar do quarto com piso de madeira para a sala com piso de cerâmica. Nesse momento, ela teve a sensação (de calor) de que o piso da sala estava mais frio do que o piso do quarto.
Essa sensação de
frio que a garota sentiu, é explicada pelo fato do piso da sala:
a) estar em uma temperatura menor que a
madeira.
b) aquecer os pés
dela, mais lentamente que a madeira.
c) armazenar
menor quantidade de calor que a madeira.
d) transmitir,
mais rapidamente o calor dos pés para o chão.
e) estar numa região mais
fria da casa, onde as portas ficam abertas.
10. (ERSHC –
2022). Quando
trabalhamos, pesquisamos ou estudamos num laboratório de química, devemos
observar vários procedimentos e aprender o uso de diversas vidrarias e vários
equipamentos.
Depois de um certo
domínio sobre esses temas, podemos afirmar que é correta a afirmativa:
a) a pipeta
volumétrica mede com precisão uma variada gama de volumes.
b) a bureta que é usada na titulação, mede,
porém não transporta volumes.
c) o fato de
líquidos incolores dificultar sua identificação, nos obriga a cheirá-los.
d) o erlenmeyer
não pode ser usado como um substituto do béquer numa filtração.
e) ao
trabalharmos com líquidos voláteis, devemos usar o béquer para evitar perdas.
GABARITO:
1-E, 2- D, 3 - B, 4 - B, 5 - C, 6 - C, 7 - E, 8 - C, 9 - A, 10 -B.
PELO PROFESSOR EUDO ROBSON
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