Questão 01
Muitas pessoas dizem que o ar, a gasolina, a água da
torneira, entre outros exemplos, são substâncias, mas, na verdade, não é bem
assim. Uma substância é formada por
grupos de moléculas iguais, apresentando átomos de um mesmo elemento químico ou
por elementos diferentes.
O material que apresenta um só
tipo de molécula é o
a) Ar.
b) Sangue.
c) Oxigênio.
d) Água do mar.
e) Água mineral.
Questão 02
Em um recipiente contendo 100 mL (1,37
kg) de mercúrio líquido, são colocados dois cubos (A e B), com volumes de 2 cm3 cada,
de um material inerte diante do mercúrio.
Os cubos A e B têm massas de 14
g e 20 g, respectivamente. Ao serem colocados no recipiente,
a) os cubos vão para o fundo.
b) o cubo A afunda e o B flutua.
c) o cubo B afunda e o A flutua.
d) os cubos ficam na
superfície do líquido.
e) os cubos flutuam a meio caminho
do fundo.
Questão 03
Aquecendo-se o leite até ficar morno e
acrescentando-se vinagre, formam-se grumos de um material sólido que é a
caseína, uma das proteínas do leite. Coando-se em um pano, separa-se a caseína.
Continuando-se a aquecer o líquido restante até a ebulição, forma-se outro
material sólido, que é outra proteína do leite, a albumina. Coando-se
novamente, separa-se a albumina. Deixando-se evaporar o líquido restante,
forma-se um resíduo sólido de sabor adocicado, constituído principalmente pelos
açúcares e sais minerais do leite.
Os processos de separação de misturas
que permitiram, nesse procedimento, a obtenção da caseína, da albumina e do
resíduo adocicado são, respectivamente
a) filtração; filtração; levigação.
b) filtração;
filtração; cristalização.
c) decantação; filtração; destilação.
d) filtração; levigação; centrifugação.
e) decantação; centrifugação; destilação.
Questão 04
Os diagramas a seguir representam modelos de substâncias
simples, compostas e/ou misturas. As esferas – claras, escuras, ou de tamanhos
variados – representam átomos diferentes. Esferas em contato representam átomos
ligados quimicamente.
Sobre o diagrama é verdadeiro afirmar:
a) O diagrama 1 representa uma substância simples.
b) O diagrama 2 representa uma substância composta.
c) O diagrama 3 representa uma mistura homogênea.
d) O diagrama 4 representa uma mistura heterogênea.
e) O diagrama 1 representa uma substância simples.
Questão 05
O refino do petróleo,
que consiste em separar a complexa mistura de hidrocarbonetos em frações
desejadas, ocorre em colunas de fracionamento. Essa separação envolve a
vaporização do petróleo por aquecimento, seguida da condensação de seu vapor. A
imagem abaixo mostra algumas frações obtidas no processo.
Considerando as diferentes frações do
petróleo, mostradas na imagem. A fração com menor ponto de ebulição é
a) o gás.
b) o gasóleo.
c) a gasolina.
d) o querosene.
e) o óleo lubrificante.
Questão 06
A Química é a ciência que estuda a constituição da matéria, sua
estrutura interna, as relações entre os diversos tipos de materiais encontrados
na natureza, além de determinar suas propriedades, sejam elas gerais,
funcionais ou específicas. As propriedades gerais estão presentes em qualquer
material.
A propriedade que não podemos observar em qualquer material é
a) inércia.
b) extensão.
c) Tenacidade.
d) indestrutibilidade.
e) impenetrabilidade.
Questão 07
A gasolina é vendida por litro, mas, em sua
utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento de temperatura
do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos
práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se
os tanques não fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na
hora mais quente do dia, pois estaria comprando mais massa por litro de
combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você
estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de
por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria
resolvido.
Das considerações, somente:
a) II e III são corretas.
b) I e II são corretas.
c) III é correta.
d) II é correta.
e) I é correta.
GABARITO
1 - C
2 - D
3 - B
4 - B
5- A
6 - C
7- D
PELO PROFESSOR EUDO ROBSON
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