quinta-feira, 8 de março de 2018

EXERCÍCIOS DE SOLUÇÕES - 2º ANO


01- (UFSJ-2006) Considerando-se que até o momento todos os automóveis lançam no ar fumaça pelo escapamento, os grandes centros urbanos apresentam altos índices de poluição devido ao grande número de veículos. 
  

Órgãos de regulamentação impõem níveis máximos de emissão de poluentes pelo escapamento, para tentar controlar o problema. Considerando-se que a fumaça que sai pelo escapamento dos veículos é uma dispersão coloidal, é CORRETO afirmar que: 

a) A substância dispersa é líquida e a substância dispersante é um sólido.
b) A substância dispersa é gás e a substância dispersante é um líquido.
c) A substância dispersa é gás e a substância dispersante é um gás.
d) A substância dispersa é sólida ou líquida e a substância dispersante é um gás.

02- (UEG-2006) Suspensões são sistemas nos quais as partículas dispersas possuem diâmetro maior que 100mm. Sobre suspensões é CORRETO afirmar:

a) É possível separar as partículas do disperso em uma suspensão de uma centrífuga comum.
b) As suspensões são misturas homogêneas como, por exemplo, o açúcar.
c) Nas suspensões, não é possível visualizar as partículas do disperso usando um microscópio comum.
d) Só é possível separar as partículas do disperso em uma suspensão através de um ultra filtro, pois elas não podem ser retidas por um filtro comum.

03- (UEL-2007) Os sistemas coloidais estão presentes, no cotidiano, desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente e creme de barbear), na maquiagem (alguns cosméticos) e no café da manhã (manteiga, cremes vegetais e geleias de frutas). No caminho para o trabalho (neblina e fumaça), no almoço (alguns temperos e cremes) e no entardecer (cerveja, refrigerante ou sorvetes). Os coloides estão ainda presentes em diversos processos de produção de bens de consumo como, por exemplo, o da água potável. São também muito importantes os colóides biológicos tais como o sangue, o humor vítreo e o cristalino.


(Fonte: Adaptado de JAFELICI J., M., VARANDA, L. C. Química Nova Na Escola. O mundo dos colóides. n. 9, 1999, p. 9 a 13). 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre coloides, é correto afirmar:

a) A diálise é um processo de filtração no qual membranas especiais não permitem a passagem de solutos, mas sim de coloides que estão em uma mesma fase dispersa.
b) As partículas dos sistemas coloidais são tão pequenas que a sua área superficial é quase desprezível.
c)  As partículas coloidais apresentam movimento contínuo e desordenado denominado movimento browniano.
d) O efeitoTyndall é uma propriedade que se observa nos sistemas coloidais e nos sistemas de soluções, devido ao tamanho de suas partículas.
e)  Os plásticos pigmentados e as tintas são exemplos excluídos dos sistemas coloidais.

04- (UEG-2006) Por muito tempo, na maioria das escolas, as aulas de Química eram ministradas apenas sob forma de transmissão de conteúdo. Nos dias atuais, muitos professores utilizam a experimentação para enriquecerem suas aulas. Uma professora realizou junto com seus alunos as experiências que seguem:

A seguir, os alunos fizeram as seguintes afirmações:

I.  A solução de água e açúcar é considerada uma solução eletrolítica. 
II.  A solução de água e sal permite a passagem de corrente elétrica.
III.  As substâncias moleculares como HCℓ, NaCℓ e C12H22O11, quando dissolvidas em água, sofrem ionização.
IV. Água e ácido sulfúrico, quando puros, praticamente não conduzem corrente elétrica, porém uma solução de H2SO4 em água é uma boa condutora de eletricidade. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

a) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. 
c) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.

05- (UEM-2006) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20°C. Imagine que quatro tubos contém 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos: Tubo 1: 1,0 grama. Tubo 2: 3,0 gramas. Tubo 3: 5,0 gramas. Tubo 4: 7,0 gramas.

Após agitação, mantendo-se a temperatura a 20°C, coexistirão solução e fase sólida no(s) tubo(s) 

a) 1.       
b) 3 e 4.
c) 2 e 3.
d) 2,3 e 4.
e) 2.

06- (UFMG-2006) Sabe-se que o cloreto de sódio pode ser obtido a partir da evaporação da água do mar. 
Analise este quadro, em que está apresentada a concentração de quatro sais em uma amostra de água do mar e a respectiva solubilidade em água a 25°C:


Considerando-se as informações desse quadro, é CORRETO afirmar que, na evaporação dessa amostra de água do mar a 25°C, o primeiro sal a ser precipitado é o:

a) NaBr.   
b) CaSO4.
c) NaCℓ.
d) MgCl2.

07- (UNIMONTES-2006) A solubilidade de um gás em um líquido (Sgás) pode ser pela Lei de Henry, através da expressão Sgás=KH X Pgás, em que as designações KH e Pgás representam, respectivamente, a constante de Henry e a pressão parcial do
soluto gasoso. Os refrigerantes efervescentes são exemplos da lei de Henry, quando preparados e engarrafados sob pressão, numa câmara de dióxido de carbono(CO2), em que parte desse gás se dissolve na bebida.

Ao abrir uma garrafa de refrigerante natural (não resfriado), o gás borbulha para fora da garrafa. A conseqüência desse fato é:

a) A liberação da energia calorífica da solução para o meio ambiente.
b) aumento da pressão parcial de dióxido de carbono sobre a solução.
c) A reação química entre o dióxido de carbono e constituintes da solução.
d) A diminuição da concentração de dióxido de carbono na solução.

08- (UNIMONTES-2006) As curvas abaixo ilustram a variação das solubilidades, em água, de seis substâncias, em função da temperatura.

A alternativa que CONTRARIA as informações da figura é:

a) sulfato de lítio é mais solúvel em temperaturas mais baixas que em altas.
b) A solubilidade do Na2SO4 anidro é favorecida com a elevação de temperatura.
c) A 20°C, as solubilidades do cloreto de sódio e sulfato de sódio são iguais.
d) nitrato de prata é o sal que apresenta maior solubilidade em água a 10°C. 

09- (UFCG-2006) Na formação dos oceanos, uma quantidade enorme de sais da crosta terrestre foi   dissolvida pela água. A quantidade de sais presente na água do mar depende da solubilidade de cada um deles e da temperatura ambiente. A variação linear de solubilidade de um sal em função da temperatura é 1g do soluto por 1°C.  Na temperatura de 35°C, 9 g desse sal formam 29 g da solução saturada.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que 
a) a solubilidade do sal na temperatura 50°C é 95g do sal por 100 g de solvente.
b) a solubilidade do sal na temperatura 10°C é 70g do sal por 100 g de solvente.
c) a solubilidade do sal na temperatura 10°C é 20g do sal por 100 g de solvente.
d) o coeficiente da solubilidade na temperatura de 35°C é 9g por 29 g de solvente.
e) a massa da solução saturada na temperatura 10°C é 29g por 20 g de solvente.

10- (UFMA-2002/2004) Considere o gráfico abaixo:

 As soluções indicadas pelos pontos x, y e z são classificadas, respectivamente, como:

a)  saturada com soluto precipitado, saturada e insaturada.
b)  saturada, saturada com soluto precipitado e insaturada.
c)  supersaturada, saturada e saturada com soluto precipitado
d)  saturada com soluto precipitado, insaturada e saturada.
e) insaturada, saturada e insaturada com soluto precipitado.

11- (UPE-2006) Considerando o estudo geral das soluções, analise os tipos de solução a seguir.

0-0) Uma solução saturada é aquela que contém uma grande quantidade de soluto dissolvida numa quantidade padrão de solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão.
1-1) Uma solução que contenha uma pequena quantidade de soluto em relação a uma quantidade padrão de solvente jamais poderá ser considerada solução saturada.
2-2) A solubilidade de um gás em solução aumenta com a elevação da temperatura e a diminuição da pressão.
3-3) Os solutos iônicos são igualmente solúveis em água e em etanol, pois ambos os solventes são fortemente polares.
4-4) Nem todas as substâncias iônicas são igualmente solúveis em água.

12- (MACKENZIE-2007) O gráfico mostra a curva de solubilidade do KNO3(s) em água líquida, em função da temperatura, e permite concluir que

a) a dissolução do soluto é exotérmica. b) a dissolução do KNO3 é favorecida pelo abaixamento da temperatura.
c) o aumento da temperatura leva ao aumento do coeficiente de solubilidade do soluto; logo, a dissolução é endotérmica.
d)  a dissolução é endotérmica, ocorrendo com liberação de energia. Logo é inibida pelo fornecimento externo de energia térmica.
e)  a massa de KNO3 dissolvida em 100 g de água, na solução saturada, à temperatura de 50°C, é de 100 g.

13- (UEPG-2006) Analise os dados de solubilidade do KCℓ e do Li2CO3 contidos na tabela a seguir, na pressão constante, em várias temperaturas e assinale o que for correto.

(01) Quando se adiciona 40 g de KCℓ a 100 g de água, a 20ºC, ocorre formação de precipitado, que se dissolve com aquecimento a 40 ºC.
(02) Quando se adiciona 0,154 g de Li2CO3 a 100 g de água, a 50 ºC, forma-se uma solução insaturada.
(04) O resfriamento favorece a solubilização do KCℓ, cuja dissolução é exotérmica.
(08) Quando se adiciona 37 g de KCℓ a 100 g de H2O, a 30 ºC, forma-se uma solução saturada.
(16) A dissolução do Li2CO3 é endotérmica e favorecida com o aumento de temperatura.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON 

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