terça-feira, 27 de março de 2018

AULA SOBRE MISTURAS

segunda-feira, 26 de março de 2018

QUÍMICA 5 - VESTIBULARES 5

01. (F. M. Pouso Alegre – MG). A nomenclatura para a estrutura seguinte:



Estrutura de um alcano ramificado de acordo com o sistema da IUPAC é:
a) 3,4-dimetil-3-n-propilnonano
b) 4-etil-4,5-dimetil-decano
c) 6,7-dimetil-7-n-propilnonano
d) 6,7-dimetil-7-etildecano
e)3,4-dimetil-3-etilnonano

REPOSTADO EM 11/02/2020

quinta-feira, 8 de março de 2018

EXERCÍCIOS DE DENSIDADE/DUREZA

EXERCÍCIOS DE DENSIDADE/DUREZA 

01. (ERSHC-2017). Uma solução foi preparada misturando-se 3000 gramas de um sal em 300000 g de água pura. A densidade dessa solução em g/m3 será de:
a) 3,33
b) 1 x 104
c) 1 x 103
d) 1,1
e) 0,01

02. Na tabela abaixo temos as densidades de alguns materiais sólidos. Se eles forem adicionados à água líquida e pura, à temperatura ambiente, qual deles flutuará?

Pau-brasil .............................. 0,4 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Carvão ..................................... 0,5 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3
Água ......................................... 1,0 g/cm3

03. (UFPE). Para identificar três líquidos – de densidades 0,8,1,0 e 1,2 – o analista dispõe de uma pequena bola de densidade 1,0. Conforme as posições das bolas apresentadas no desenho a seguir, podemos afirmar que:


a) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 0,8, 1,0 e 1,2. 
b) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 0,8 e 1,0. 
c) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 0,8 e 1,2. 
d) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,2, 1,0 e 0,8. 
e) os líquidos contidos nas provetas 1, 2 e 3 apresentam densidades 1,0, 1,2 e 0,8. 

04. (ERSHC- 2016). Preparou –se uma solução aquosa, dissolvendo-se uma determinada massa de cloreto de potássio (KCl) em 1200cm3 de água, originando um 
volume de 1240cm3. Qual será a massa do sal (KCl) presente nessa solução? (Dados: densidade da solução = 1,19 g/mL; densidade da água = 1,0 g/mL) 
a) 222,4 g 
b) 137,8 g 
c) 184,5 g 
d) 172,9 g 
e) 143,1 g 

05. (Fuvest-SP). Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). (Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42) 
As frações A, C e D eram, respectivamente: 
a) PE, PS e PVC 
b) PS, PE e PVC 
c) PVC, PS e PE 
d) PS, PVC e PE 
e) PE, PVC e PS 

06. (FMU-SP). Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é: 
a) 0,8 kg 
b) 0,68 kg 
c) 2,72 kg 
d) 27,2 kg 
e) 6,8 kg 

07. O leite é uma mistura de diferentes substâncias (proteínas, carboidratos, vitaminas, gordura, sais minerais e água) e, por meio da análise de sua composição e propriedades, é possível verificar a qualidade do leite.  
Uma análise simples é a medida da densidade, que deve estar entre os valores 1,028 e 1,034 g/L. Com base nisso, julgue os itens a seguir e assinale a única opção que está correta:
a) no caso de o leite ser adulterado com a adição de água (dágua = 1,0 g/cm3), sua densidade será maior que os valores-padrão.
b) no caso de o leite ser adulterado por retirada de gordura (utilizada na produção de manteiga), sua densidade será menor que os valores-padrão.
c) A densidade do leite adulterado pode se situar entre os valores permitidos.
d) A densidade da gordura do leite é aproximadamente 0,927 g/cm3, e a do leite desnatado é cerca de 1,035 g/cm3. Assim, um leite com 3,0% de gordura deverá ter uma densidade menor que o de um com 4,5% de gordura.
e) A densidade da água oxigenada (solução de peróxido de hidrogênio) é de 1,45 g/cm3. No entanto, escândalos surgiram em torno de uma suposta adição de água oxigenada no leite. Nesse caso, a densidade do leite adulterado será menor que a dos valores padrão.

08. (UFMG). Em um frasco de vidro transparente, um estudante colocou 500 mL de água e, sobre ela, escorreu vagarosamente, pelas paredes internas do recipiente, 50 mL de etanol. Em seguida, ele gotejou óleo vegetal sobre esse sistema. As gotículas formadas posicionaram-se na região interfacial, conforme mostrado nesta figura:  

Considerando-se esse experimento, é correto afirmar que: 
a) a densidade do óleo é menor que a da água. 
b) a massa da água, no sistema, é 10 vezes maior que a de etanol. 
c) a densidade do etanol é maior que a do óleo. 
d) a densidade da água é menor que a do etanol. 

09. (FESP). O volume de álcool etílico que devemos misturar com 80cm3 de água destilada para obtermos uma solução alcoólica de densidade 0,93 g/cm3 é (despreze a contração de volume que acompanha a mistura de álcool com água): (Dados: d H2O = 1 g/cm3; dC2H2OH = 0,79 g/cm3) 
a) 4 cm3. 
b) 40 cm3. 
c) 60 cm3. 
d) 70 cm3. 
e) 65 cm3. 

10. (CEFET-MG). A figura 1 representa quatro barras metálicas maciças de mesmo volume. Essas barras foram fundidas e, parcelas iguais de suas massas, usadas na construção de novas barras maciças A, B, C, D, mais finas e de diâmetros idênticos, mostradas na figura 2. 
Os metais 1, 2, 3 e 4 foram usados, respectivamente, na fabricação das barras 
a) C, A, B, D.                  
b) C, B, A, D.                        
c) B, D, C, A.                   
d) A, D, B, C. 

11. (CESGRANRIO-RJ). Uma chapa de metal, homogênea e fina, (de espessura constante), é cortada para formar as faces de dois cubos ocos C1 e C2, sendo que a aresta de C2 é o dobro da aresta de C1.
A densidade do cubo menor é d. Logo, a densidade do cubo maior é:

a) 2d
b) d
c) d/2
d) d/4
e) d/8

12. Uma das propriedades físicas dos minerais é a sua dureza, que “exprime a resistência que um mineral oferece à penetração de uma ponta aguda que tenta riscar o mineral. [...] esta ponta tanto pode ser de aço ou vidro, como pode ser de outro mineral qualquer” (LEINZ e AMARAL, 2001).
A escala de MOHS é utilizada para comparar a dureza dos diferentes minerais, sendo que os intervalos não obedecem à proporcionalidade dos números, servindo simplesmente para ordenar os minerais.
Considerando a escala de MOHS, assinale a alternativa correta referente à dureza dos minerais citados, do menos duro ao mais duro. 


 a) Talco, ortoclásio, calcita e quartzo.
b) Gipsita, fluorita, calcita e quartzo
c) Quartzo, topázio, ortoclásio e diamante
d) Calcita, fluorita, quartzo e topázio 
e) Talco, gipsita, diamante e quartzo

13. Por que a cor do traço de um mineral pode ser diferente da cor do mesmo?

14. Qual é a propriedade essencial à definição de Dureza de um mineral? Justifique.

15. (ERSHC-2017). Um parâmetro que busca correlacionar as características do material a ser escavado é, em primeira ordem: 
a) A dureza dos minerais que compõem a rocha. 
b) A resistência à compressão da rocha. 
c) A velocidade de propagação de ondas sonoras. 
d) O grau de alteração e coesão da rocha.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

EXERCÍCIOS DE SOLUÇÕES - 2º ANO


01- (UFSJ-2006) Considerando-se que até o momento todos os automóveis lançam no ar fumaça pelo escapamento, os grandes centros urbanos apresentam altos índices de poluição devido ao grande número de veículos. 
  

Órgãos de regulamentação impõem níveis máximos de emissão de poluentes pelo escapamento, para tentar controlar o problema. Considerando-se que a fumaça que sai pelo escapamento dos veículos é uma dispersão coloidal, é CORRETO afirmar que: 

a) A substância dispersa é líquida e a substância dispersante é um sólido.
b) A substância dispersa é gás e a substância dispersante é um líquido.
c) A substância dispersa é gás e a substância dispersante é um gás.
d) A substância dispersa é sólida ou líquida e a substância dispersante é um gás.

02- (UEG-2006) Suspensões são sistemas nos quais as partículas dispersas possuem diâmetro maior que 100mm. Sobre suspensões é CORRETO afirmar:

a) É possível separar as partículas do disperso em uma suspensão de uma centrífuga comum.
b) As suspensões são misturas homogêneas como, por exemplo, o açúcar.
c) Nas suspensões, não é possível visualizar as partículas do disperso usando um microscópio comum.
d) Só é possível separar as partículas do disperso em uma suspensão através de um ultra filtro, pois elas não podem ser retidas por um filtro comum.

03- (UEL-2007) Os sistemas coloidais estão presentes, no cotidiano, desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente e creme de barbear), na maquiagem (alguns cosméticos) e no café da manhã (manteiga, cremes vegetais e geleias de frutas). No caminho para o trabalho (neblina e fumaça), no almoço (alguns temperos e cremes) e no entardecer (cerveja, refrigerante ou sorvetes). Os coloides estão ainda presentes em diversos processos de produção de bens de consumo como, por exemplo, o da água potável. São também muito importantes os colóides biológicos tais como o sangue, o humor vítreo e o cristalino.


(Fonte: Adaptado de JAFELICI J., M., VARANDA, L. C. Química Nova Na Escola. O mundo dos colóides. n. 9, 1999, p. 9 a 13). 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre coloides, é correto afirmar:

a) A diálise é um processo de filtração no qual membranas especiais não permitem a passagem de solutos, mas sim de coloides que estão em uma mesma fase dispersa.
b) As partículas dos sistemas coloidais são tão pequenas que a sua área superficial é quase desprezível.
c)  As partículas coloidais apresentam movimento contínuo e desordenado denominado movimento browniano.
d) O efeitoTyndall é uma propriedade que se observa nos sistemas coloidais e nos sistemas de soluções, devido ao tamanho de suas partículas.
e)  Os plásticos pigmentados e as tintas são exemplos excluídos dos sistemas coloidais.

04- (UEG-2006) Por muito tempo, na maioria das escolas, as aulas de Química eram ministradas apenas sob forma de transmissão de conteúdo. Nos dias atuais, muitos professores utilizam a experimentação para enriquecerem suas aulas. Uma professora realizou junto com seus alunos as experiências que seguem:

A seguir, os alunos fizeram as seguintes afirmações:

I.  A solução de água e açúcar é considerada uma solução eletrolítica. 
II.  A solução de água e sal permite a passagem de corrente elétrica.
III.  As substâncias moleculares como HCℓ, NaCℓ e C12H22O11, quando dissolvidas em água, sofrem ionização.
IV. Água e ácido sulfúrico, quando puros, praticamente não conduzem corrente elétrica, porém uma solução de H2SO4 em água é uma boa condutora de eletricidade. 

Assinale a alternativa CORRETA: 

a) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. 
c) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.

05- (UEM-2006) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20°C. Imagine que quatro tubos contém 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos: Tubo 1: 1,0 grama. Tubo 2: 3,0 gramas. Tubo 3: 5,0 gramas. Tubo 4: 7,0 gramas.

Após agitação, mantendo-se a temperatura a 20°C, coexistirão solução e fase sólida no(s) tubo(s) 

a) 1.       
b) 3 e 4.
c) 2 e 3.
d) 2,3 e 4.
e) 2.

06- (UFMG-2006) Sabe-se que o cloreto de sódio pode ser obtido a partir da evaporação da água do mar. 
Analise este quadro, em que está apresentada a concentração de quatro sais em uma amostra de água do mar e a respectiva solubilidade em água a 25°C:


Considerando-se as informações desse quadro, é CORRETO afirmar que, na evaporação dessa amostra de água do mar a 25°C, o primeiro sal a ser precipitado é o:

a) NaBr.   
b) CaSO4.
c) NaCℓ.
d) MgCl2.

07- (UNIMONTES-2006) A solubilidade de um gás em um líquido (Sgás) pode ser pela Lei de Henry, através da expressão Sgás=KH X Pgás, em que as designações KH e Pgás representam, respectivamente, a constante de Henry e a pressão parcial do
soluto gasoso. Os refrigerantes efervescentes são exemplos da lei de Henry, quando preparados e engarrafados sob pressão, numa câmara de dióxido de carbono(CO2), em que parte desse gás se dissolve na bebida.

Ao abrir uma garrafa de refrigerante natural (não resfriado), o gás borbulha para fora da garrafa. A conseqüência desse fato é:

a) A liberação da energia calorífica da solução para o meio ambiente.
b) aumento da pressão parcial de dióxido de carbono sobre a solução.
c) A reação química entre o dióxido de carbono e constituintes da solução.
d) A diminuição da concentração de dióxido de carbono na solução.

08- (UNIMONTES-2006) As curvas abaixo ilustram a variação das solubilidades, em água, de seis substâncias, em função da temperatura.

A alternativa que CONTRARIA as informações da figura é:

a) sulfato de lítio é mais solúvel em temperaturas mais baixas que em altas.
b) A solubilidade do Na2SO4 anidro é favorecida com a elevação de temperatura.
c) A 20°C, as solubilidades do cloreto de sódio e sulfato de sódio são iguais.
d) nitrato de prata é o sal que apresenta maior solubilidade em água a 10°C. 

09- (UFCG-2006) Na formação dos oceanos, uma quantidade enorme de sais da crosta terrestre foi   dissolvida pela água. A quantidade de sais presente na água do mar depende da solubilidade de cada um deles e da temperatura ambiente. A variação linear de solubilidade de um sal em função da temperatura é 1g do soluto por 1°C.  Na temperatura de 35°C, 9 g desse sal formam 29 g da solução saturada.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que 
a) a solubilidade do sal na temperatura 50°C é 95g do sal por 100 g de solvente.
b) a solubilidade do sal na temperatura 10°C é 70g do sal por 100 g de solvente.
c) a solubilidade do sal na temperatura 10°C é 20g do sal por 100 g de solvente.
d) o coeficiente da solubilidade na temperatura de 35°C é 9g por 29 g de solvente.
e) a massa da solução saturada na temperatura 10°C é 29g por 20 g de solvente.

10- (UFMA-2002/2004) Considere o gráfico abaixo:

 As soluções indicadas pelos pontos x, y e z são classificadas, respectivamente, como:

a)  saturada com soluto precipitado, saturada e insaturada.
b)  saturada, saturada com soluto precipitado e insaturada.
c)  supersaturada, saturada e saturada com soluto precipitado
d)  saturada com soluto precipitado, insaturada e saturada.
e) insaturada, saturada e insaturada com soluto precipitado.

11- (UPE-2006) Considerando o estudo geral das soluções, analise os tipos de solução a seguir.

0-0) Uma solução saturada é aquela que contém uma grande quantidade de soluto dissolvida numa quantidade padrão de solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão.
1-1) Uma solução que contenha uma pequena quantidade de soluto em relação a uma quantidade padrão de solvente jamais poderá ser considerada solução saturada.
2-2) A solubilidade de um gás em solução aumenta com a elevação da temperatura e a diminuição da pressão.
3-3) Os solutos iônicos são igualmente solúveis em água e em etanol, pois ambos os solventes são fortemente polares.
4-4) Nem todas as substâncias iônicas são igualmente solúveis em água.

12- (MACKENZIE-2007) O gráfico mostra a curva de solubilidade do KNO3(s) em água líquida, em função da temperatura, e permite concluir que

a) a dissolução do soluto é exotérmica. b) a dissolução do KNO3 é favorecida pelo abaixamento da temperatura.
c) o aumento da temperatura leva ao aumento do coeficiente de solubilidade do soluto; logo, a dissolução é endotérmica.
d)  a dissolução é endotérmica, ocorrendo com liberação de energia. Logo é inibida pelo fornecimento externo de energia térmica.
e)  a massa de KNO3 dissolvida em 100 g de água, na solução saturada, à temperatura de 50°C, é de 100 g.

13- (UEPG-2006) Analise os dados de solubilidade do KCℓ e do Li2CO3 contidos na tabela a seguir, na pressão constante, em várias temperaturas e assinale o que for correto.

(01) Quando se adiciona 40 g de KCℓ a 100 g de água, a 20ºC, ocorre formação de precipitado, que se dissolve com aquecimento a 40 ºC.
(02) Quando se adiciona 0,154 g de Li2CO3 a 100 g de água, a 50 ºC, forma-se uma solução insaturada.
(04) O resfriamento favorece a solubilização do KCℓ, cuja dissolução é exotérmica.
(08) Quando se adiciona 37 g de KCℓ a 100 g de H2O, a 30 ºC, forma-se uma solução saturada.
(16) A dissolução do Li2CO3 é endotérmica e favorecida com o aumento de temperatura.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON 

terça-feira, 6 de março de 2018

DR. QUÍMICA 4 - VESTIBULARES 4





ATOMÍSTICA

01- (UNICENTRO-2007). Um cientista propôs o seguinte modelo atômico:
“O átomo deve ter duas regiões: um núcleo denso, muito pequeno, com prótons e uma eletrosfera, uma região de volume muito grande, ocupada pelos elétrons.”
Essa proposta está de acordo com o modelo de
a) Chadwick.                                      
b) Dalton.                            
c) Faraday.
d) Rutherford.
e) Thomson.

02- (UEPG-2007) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente esse conceito não é mais aceito. A respeito dos átomos, assinale o que for correto.
(01)   Não podem ser desintegrados.
(02)   O número de elétrons presentes no átomo é sempre maior que o número de prótons.
(04)   A perda de um elétron do átomo leva à formação de um íon de carga negativa.
(08)   Apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera.
(16)   No átomo, todas as cargas positivas e quase toda a massa está concentrada no núcleo, enquanto que os elétrons carregados negativamente, circundam o núcleo e ocupam a maior parte do espaço do átomo.

03- (UFMG-2006) No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetória é representada pela linha tracejada X.)


Nesses experimentos, Thomson observou que:
I.         a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era independente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; e
II.       os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, se desviavam na direção da placa positiva.
III.           (Na figura, esse desvio é representado pela linha tracejada Y.)

Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que os raios catódicos são constituídos de:
A )elétrons.                                                       
b) ânions.
c) prótons.
d) cátions.

04- (PUC-MG-2006). Assinale a afirmativa abaixo que NÃO é uma idéia que provém do modelo atômico de Dalton.
a)       Átomos de um elemento podem ser transformados em átomos de outros elementos por reações químicas.
b)       Todos os átomos de um dado elemento têm propriedades idênticas, as quais diferem das propriedades dos átomos de outros elementos.
c)       Um elemento é composto de partículas indivisíveis e diminutas chamadas átomos.
d)       Compostos são formados quando átomos de diferentes elementos se combinam em razões bem determinadas.

05- (UNICAP-2003) Na época em que J. J. Thomsom conduziu seu experimento de raios catódicos, a natureza do elétron era uma dúvida. Alguns o consideravam uma forma de radiação; outros acreditavam que era uma partícula. Algumas observações feitas sobre os raios catódicos foram usadas para avançar em uma ou outra visão:
0-0)   eles passam através de folhas  metálicas. Esta observação sustenta o modelo de partícula;
1-1)   viajam a velocidades mais baixas que a luz. Esta observação sustenta o modelo de partícula;
2-2)   se um objeto for colocado em seu caminho, eles apresentam uma sombra. Esta observação sustenta o modelo de radiação;
3-3)   seu caminho é defletido quando passam  através de placas eletricamente carregadas. Esta observação sustenta o modelo de radiação;
4-4)   campo magnético é uma região de influência que afeta o movimento de partículas carregadas.

06- (UFPE-2004) Ao longo da história da ciência, diversos modelos atômicos foram propostos até chegarmos ao modelo atual. Com relação ao modelo atômico de Rutherford, podemos afirmar que:
0-0)  foi baseado em experimentos com eletrólise de soluções de sais de ouro.
1-1)   é um modelo nuclear que mostra o fato de a matéria ter sua massa concentrada em um  pequeno núcleo.
2-2)   é um modelo que apresenta a matéria como sendo constituída por elétrons (partículas de carga negativa) em contato direto com prótons (partículas de carga positiva).
3-3)   não dá qualquer informação sobre a existência de nêutrons.
4-4)   foi deduzido a partir de experimentos de bombardeio de finas lâminas de um metal por partículas a.

07- (PUC-RS-2007) Um experimento conduzido pela equipe de Rutherford consistiu no bombardeamento de finas lâminas de ouro, para estudo de desvios de partículas alfa. Rutherford pôde observar que a maioria das partículas alfa atravessava a fina lâmina de ouro, uma pequena parcela era desviada de sua trajetória e uma outra pequena parcela era refletida. Rutherford então idealizou um outro modelo atômico, que explicava os resultados obtidos no experimento.
Em relação ao modelo de Rutherford, afirma-se que:
I.         o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
II.       o núcleo atômico é extremamente pequeno em relação ao tamanho do átomo.
III.      os elétrons estão situados na superfície de uma esfera de carga positiva.
IV.      os elétrons movimentam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, denominados níveis, com valores determinados de energia.

As afirmativas corretas são, apenas:
a) I e II.                 c) II e IV.                              e) I, II e III.
b) I e III.                d) III e IV.

08- (UEPB-2007) Com base nas concepções científicas mais atuais sobre a estrutura do átomo, é correto afirmar:
a)       O átomo apresenta duas regiões distintas: uma região central, muito pequena, onde se concentra praticamente toda a sua massa; e um espaço bem maior, no qual os elétrons se movimentam. Portanto, os elétrons, que ocupam a maior parte do volume do átomo, têm o papel mais relevante nas reações químicas.
b)       O átomo é uma pequena partícula indivisível e indestrutível.
c)            O átomo é formado por três pequenas partículas indivisíveis e indestrutíveis denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
d)       Os elétrons estão em movimento circular uniforme a uma distância fixa do núcleo.
e)       Todos os átomos da tabela periódica apresentam, necessariamente, elétrons, prótons e nêutrons; sendo que estas três partículas possuem massas semelhantes.

09- (PUC-MG-2007). Assinale a afirmativa que descreve ADEQUADAMENTE a teoria atômica de Dalton.
Toda matéria é constituída de átomos:
a)       os quais são formados por partículas positivas e negativas.
b)       os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam livremente em torno desse núcleo.
c)       os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam em diferentes camadas eletrônicas.
d)       e todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos.

10- (UEM-2006) Com base nos dados a seguir, assinale a alternativa correta a respeito dos átomos A e B.

Átomos
Elétrons
Nêutrons
Prótons
A
42
38
42
B
40
40
40

a)       Os átomos são isóbaros.
b)       Os átomos são isótopos.
c)       Os átomos são isótonos.
d)       Os átomos apresentam o mesmo número atômico.
e)       Os átomos são do mesmo elemento químico.

11- (MACKENZIE-2006). Átomos do elemento químico potássio, que possuem 20 nêutrons, estão no quarto período da tabela periódica, na família dos metais alcalinos. Em relação a seus íons, é correto afirmar que:
a)       têm Z=18.
b)       têm 20 elétrons e A=40.
c)       têm 18 elétrons e A=39.
d)       são cátions bivalentes.
e)       têm A=38.

12- (PUC-MG-2006). Observe com atenção as espécies I a IV representadas abaixo:
I.         12 prótons, 12 nêutrons, 11 elétrons.
II.       12 prótons, 11 nêutrons, 12 elétrons.
III.      11 prótons, 12 nêutrons, 12 elétrons.
IV.      12 prótons, 12 nêutrons, 12 elétrons.

Assinale a opção cujas espécies representam íons.
a) I e III apenas.                                 c) II, III e IV apenas.
b) I, II, III e IV.                                     d) I, II e III apenas.

13- (UFSCAR-2007) Um modelo relativamente simples para o átomo o descreve como sendo constituído por um núcleo contendo prótons e nêutrons, e elétrons girando ao redor do núcleo. Um dos isótopos do elemento Ferro é representado pelo símbolo Fe MASSA 56 . Em alguns compostos, como a hemoglobina do sangue, o Ferro encontra-se no estado de oxidação 2+ (Fe2+).
Considerando-se somente o isótopo mencionado, é correto afirmar que no íon Fe2+:
a)       o número de nêutrons é 56, o de prótons é 26 e o de elétrons é 24.
b)       o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 24.
c)       o número de nêutrons + prótons é 56 e o número de elétrons é 26.
d)       o número de prótons é 26 e o número de elétrons é 56.
e)       o número de nêutrons + prótons + elétrons é 56 e o número de prótons é 28.

14- (UEM-CVU-2006) Assinale a alternativa incorreta:

a)       Um próton tem massa equivalente à massa de 1836 elétrons.
b)       Um nêutron possui carga elétrica nula ou zero.
c)       A carga de um elétron é aproximadamente 1,6 x 10-19 Coulombs.
d)       O núcleo atômico possui carga negativa e concentra aproximadamente toda a massa do átomo.
e)       Em um átomo neutro, o numero de prótons é igual ao número de elétrons.

15- (UFAM-2007) Sobre o modelo atômico atual podemos afirmar verdadeiramente que:
a)       Os prótons só apresentam características ondulatórias.
b)       O núcleo é uma região eletricamente neutra.
c)       Os nêutrons, por não terem carga, neutralizam a carga do núcleo.
d)       Os elétrons apresentam característica de onda e de partícula.
e)       A maior parte da massa atômica é preenchida pela eletrosfera.


16- (UFCG-2007) Na identificação de um átomo ou íon inclui-se o seu símbolo (X), o número de massa (A), o número atômico (Z) e o número de carga (n+ ou n-). Na tabela abaixo são dados exemplos de identificação de seis átomos/íons.

Símbolo (X) (arbitrário)
Número de massa (A)
Número atômico (Z)
Número de carga (n+ ou n-)
M
37
17
0
Q
40
20
0
R
138
56
2+
T
3
1
1+
Y
2
1
1-
G
40
19
0

Com base nestas informações, assinale dentre as alternativas abaixo a afirmação INCORRETA.
a)       R tem um número de nêutrons igual a 82 e um número de elétrons igual a 54.
b)       Y tem um elétron e G não tem elétrons.
c)       T tem um próton.
d)       M e Q são isótonos.
e)       Q e G são isóbaros.


17- (UFJF-2007) Na tabela abaixo, qual é a alternativa que melhor preenche as lacunas nas colunas de I a IV RESPECTIVAMENTE?


I
II
III
IV
Símbolo
Ca2+


Cl-
Prótons
20
53
16
17
Nêutrons
20
74
16

Elétrons

53
16
18
Carga
+2
0
0
-1

a) 20, I, S, 17.
b)18, I, S, 18.
c) 20, I-, O-2, 17.
d) 22, I, O, 18.
e) 18, I-, S-2, 18.

18- (UFMG-2007) Analise este quadro, em que se apresenta o número de prótons, de nêutrons e de elétrons de quatro espécies químicas:
Espécies
Número de prótons
Número de nêutrons
Número de elétrons
I
1
0
0
II
9
10
10
III
11
12
11
IV
20
20
18

Considerando-se as quatro espécies apresentadas, é INCORRETO afirmar que:
a)       I é o cátion H+.
b)       II é o ânion F-.
c)       III tem massa molar de 23 g/mol.
d)       IV é um átomo neutro.

19- (PUC-PR-2007) Alguns modelos atômicos que conhecemos foram propostos por Dalton, Rutherford e Bohr no século XIX. Algumas das características de cada um desses modelos estão apresentadas no quadro abaixo:

Modelo
Características
I
Núcleo atômico denso, com carga positiva. Elétrons em órbitas circulares.
II
Átomos maciços e indivisíveis.
III
Núcleo atômico denso, com carga positiva. Elétrons em órbitas circulares de energia quantizada.

Selecione a alternativa abaixo que apresenta a associação correta modelo/cientista:
a)       I / Rutherford; II / Dalton; III / Bohr.
b)       I / Bohr; II / Dalton; III / Rutherford.
c)       I / Dalton; II / Bohr; III / Rutherford.
d)       I / Dalton; II / Rutherford; III / Bohr.
e)       I / Rutherford; II / Bohr; III / Dalton.

20- (UECG-2006) Trabalhando com as informações até então conhecidas, Bohr foi capaz de explicar as raias do espectro do átomo de hidrogênio. Ele propôs um modelo para o átomo que mantinha o núcleo do modelo atômico de Rutherford. O modelo atômico de Böhr tem como base o seguinte princípio:
a)       o elétron pode girar nas órbitas de qualquer raio.
b)       o elétron pode girar somente nas órbitas de raios específicos.
c)       a  diferença  de  energia  entre  as  órbitas  aumenta  à  medida  que eles se afastam do núcleo.
d)       enquanto o elétron estiver girando na mesma órbita, ele não emite fóton, mas pode absorver a radiação eletromagnética.
e)       quando  o  elétron  transita  para  órbita  mais  afastada  do  núcleo, ocorre emissão de luz.

21- (UEM-2006) Assinale a alternativa incorreta:
a)       A todo elétron em movimento está associada uma onda característica (princípio da dualidade ou de De Broglie).
b)       Não é possível calcular a posição e a velocidade de um elétron em um mesmo instante (princípio da incerteza ou de Heisenberg).
c)       Orbital é a região do espaço ao redor do núcleo onde é máxima a probabilidade de se encontrar um determinado elétron.
d)       Ao preencher os orbitais de um mesmo subnível, todos os orbitais devem receber seu primeiro elétron, e só depois cada orbital irá receber seu segundo elétron.
e)       O número máximo de orbitais que podem existir no nível energético M é 4.


22- (CEFET-PR-2006) Qual alternativa apresenta corretamente os quatro números quânticos do elétron colocado no orbital 2pz, representado no nível energético abaixo?



a)       n = 2; l = 1; m = +1; ms = + ½.
b)       n = 2; l = 2; m = 1; ms = + ½.
c)       n = 2; l = 1; m = 2; ms = + ½.
d)       n = 2; l = 0; m = +1; ms = + ½.
e)       n = 2; l = 0; m = 0; ms = + ½.