01). Qual a principal característica de uma mistura?
02). Como você distingue uma mistura homogênea de uma mistura
heterogênea?
03). Qual a diferença entre a mistura azeotrópica e a mistura
eutética?
04). Suponha uma mistura de limalha de ferro e areia. O que você
faria para obter o ferro separado da areia?
05). Utilizando os conhecimentos adquiridos neste capitulo, como
você faria para separar uma mistura de água + óleo + álcool?
06). A melhor maneira de separar os componentes da mistura de
água e gasolina é:
a) Destilação
fracionada
b) Evaporação
c) Destilação
simples
d) Decantação
e) Filtração da
água
07). Água e açúcar formam uma mistura:
a) Isobárica
b) De gases
c) Homogênea
d) Isotérmica
e)
Heterogênea
08). ENEM – 1998 Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria
da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos de um morador de Barcelona
(Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.
I. “Apenas no
banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que
depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5
quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia
foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira....”
II. “Na hora de ir
para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro
libera 90 gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de
nitrogênio ... Ao mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a 8,9
kwh.”
III. “Na hora de
recolher o lixo doméstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo há
aproximadamente 240 gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de
plástico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas
de vidro.”
No trecho I, a
matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho.
As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre
elas, a mais plausível é a de que a água:
a) passa por
peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para
os rios.
b) passa por
cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas
para ser ingerida.
c) é fervida e
clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de
retornar aos consumidores.
d) passa por
decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando
aos consumidores.
e) não pode ser
tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.
09. (ERSHC-2013).
Considere os
aparelhos de laboratório estudados. São usados, respectivamente, usados para
separação de líquidos imiscíveis e para medir e transportar volume fixo de
líquidos: (As figuras não estão em sequência )
a)
Bureta e Funil simples.
b)
Proveta e Funil de Bromo.
c)
Funil de Bromo e Pipeta volumétrica.
d)
Funil de Decantação e Bureta.
e)
Funil simples e Pisseta.
10. (ERSHC - 2013). Quando
misturamos quantidades iguais de soro fisiológico, álcool, acetona, areia,
granito e óleo, num recipiente adequado, o sistema obtido será formado por:
a) oito fases e dez componentes
b) Cinco fases e seis componentes
c) Cinco fases e nove componentes
d)
Seis fases e dez componentes
e) Seis fases e
nove componentes
11). Quantas fases apresenta um sistema constituído por areia +
água + álcool + óleo + açúcar?
a) 1 fase
b) 2 fases
c) 3 fases
d) 4 fases
e) 5 fases
12). O aspirador de pó, através da sucção do ar, separa os
componentes de uma mistura:
a) Homogênea
sólido-sólido
b) Heterogênea
sólido-gás
c) Homogênea
sólido-líquido
d) Homogênea
sólido-gás
e) Heterogênea
sólido-líquido
13). Para se obter água pura a partir do mar o processo mais
indicado seria:
a) Peneiração
b) Filtração
c) Decantação
d) Centrifugação
e) Destilação
14). (FESP-PE). Considere um sistema formado por água + álcool +
granito. Excluindo o recipiente e o ar,
podemos afirmar que o sistema apresenta:
a) 3 componentes e
3 fases
b) 3 componentes e
2 fases
c) 5 componentes e
4 fases
d) 5 componentes e
5 fases
e) 5 componentes e
2 fases
15). (UFM). Com relação ao numero de fases, os
sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam
adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:
a) Água de coco /
heterogêneo
b) Água do mar /
homogêneo
c) Laranjada /
heterogêneo
d) Leite /
homogêneo
e) Poeira no ar /
heterogêneo
16). Um professor de Química entregou a um aluno uma amostra
líquida bifásica para análise de sua composição. O aluno separou devidamente as
duas fases, determinando as temperaturas de fusão e de ebulição de cada uma e
obteve os seguintes dados:
Considerando os
dados descritos, assinale a afirmativa correta.
a) Foi utilizada a
destilação fracionada para separar devidamente a fase 1 da fase 2.
b) Na curva de
aquecimento da fase 2, entre 30 °C e 100 °C, não haverá qualquer estabilidade
na temperatura desse material.
c) A fase 1 é
constituída por uma única substância.
d) A —18 °C o
material da fase 1 é líquido.
e) Existem nessa
amostra, no mínimo, três substâncias.
17). A figura representa o esquema de um experimento para
determinação do teor de álcool na gasolina. Com base no experimento e
considerando que não há variação de volume, pode-se afirmar que o teor de
álcool, em volume, na gasolina analisada e o processo de extração utilizado
são, respectivamente:
a) 11% e
dissolução fracionada.
b) 22% e
dissolução fracionada.
c) 11% e
decantação fracionada.
d) 22% e
decantação fracionada.
e) 11% e
destilação fracionada.
18). Para se realizar uma destilação simples, são necessárias as
seguintes vidrarias:
a) bureta, pipeta
e balão.
b) vidro de
relógio, pipeta e dessecador.
c) condensador,
balão e erlenmeyer.
d) condensador,
funil e béquer.
e) funil, béquer e
erlenmeyer.
19). No laboratório, o equipamento conveniente para medir e
transferir volumes de líquidos é:
a) balão de fundo
chato
b) tubo de
ensaio
c) proveta
d) funil de
decantação
e)
condensador
20). Qual dos seguintes instrumentos fornece maior exatidão na
medida de volume de líquidos?
a) Béquer.
b) Bureta.
c) Cadinho.
d) Cilindro
graduado.
e) Frasco de
erlenmeyer
PELO PROF. EUDO ROBSON
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