01. (ERSHC-2016). Observe a figura abaixo e responda:
a) que fenômeno (nome) é esse?
___________________
b) no que ele difere do outro fenômeno
óptico? ___________________________
02. Marque F nos fenômenos físicos e Q nos fenômenos químicos:
a) ( ) tirar uma fotografia
b) ( ) acender uma lâmpada
c) ( ) ferver água num aquecedor elétrico
d) ( ) combustão do álcool
e) ( ) ligar
um rádio
03. Onde não está ocorrendo fenômeno químico?
a) na combustão da
gasolina
b) na digestão de
um alimento
c) no
enferrujamento do ferro
d) no
apodrecimento do fruto
e) na queda da
chuva
04. Complete a tabela abaixo, indicando o estado
físico das substâncias à temperatura ambiente de 25ºC e pressão atmosférica ao
nível do mar (1 atm).
05. Numa
bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contêm,
separadamente, os líquidos seguintes:
Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se
no laboratório um estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos
frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada a rolha?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
06. (RRM-2004). Um aluno colocou em um recipiente contendo um termômetro sobre a
pia cinco cubos de gelo e após alguns minutos notou a presença de água e gelo.
De acordo com o texto, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - No instante
inicial, a força de coesão era maior que a de repulsão.II - Na mudança do estado sólido para o líquido, a temperatura não se alterou.
III - No estado líquido, as forças de repulsão são maiores que a de coesão.
IV - A mudança de estado ocorrida representa um fenômeno físico.
V - Considerando que o aluno realizou o experimento ao nível do mar, o PF do gelo foi inferior a 0o C.
a) todas as alternativas são corretas.
b) existe pelo menos uma alternativa falsa.
c) quatro alternativas estão corretas.
d) apenas duas alternativas são verdadeiras.
e) três alternativas estão erradas
07. (UNICAMP). A
figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obtenção de água
potável a partir de água salobra (que contém alta concentração de sais). Este
"aparelho" improvisado é usado em regiões desérticas da Austrália.
a) que mudanças de estado ocorrem com a água, dentro do
"aparelho"?
b) onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas
mudanças?
c) qual destas mudanças absorve energia e de onde esta
energia provém?
08. Justifique o fato
de um litro de água levar mais tempo a ferver em Aracaju do que na cidade de
Brasília.
09. Leia a tirinha abaixo:
A tirinha
mostra que a personagem Garfild se espanta ao ouvir falar que sorvetes
derretem, pois:
a) A temperatura de fusão do sorvete é superior à
temperatura ambiente e, portanto, não derrete enquanto está sendo consumido.
b) A casquinha em que o sorvete é servido é um excelente
isolante térmico, impedindo que ele derreta.
c) Nem todas as substâncias têm temperaturas de fusão, portanto,
seu estado físico permenece inalterado
d) Algumas substâncias não sofrem mudanças de estado
físico, como é o caso do sorvete
e) A velocidade com que ele come o sorvete é tão alta que
não há tempo suficiente par o sorvete fundir.
10. (ERSHC-1995). Colocando-se um lençol molhado no
varal, certamente ele:
a) vaporizará mais
rápido se estiver num dia quente e ventilado.
b) evaporará major
quantidade de água, do que a contida num lenço.
c) levará, com
certeza, apenas 2 horas para secar, se estiver molhado com água.
d) secará mais
rápido independentemente do líquido que contém, desde que o dia esteja
ventilado.
e) n.r.a.
11. Em um laboratório um aluno desenvolveu uma
investigação sobre o aquecimento de uma amostra de 100 g de água, usando uma
manta de aquecimento e um termômetro.
O equipamento tem um dispositivo
que permite o seu desligamento automático quando a água entra em ebulição.
Nesse experimento a
temperatura foi anotada a cada 0,5 minuto, durante 7 minutos. Os resultados
foram inseridos em um gráfico, obtendo-se a seguinte figura:
Usando
os dados do gráfico, crie uma tabela mostrando a variação de temperatura nos
tempos 0; 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,5; 4,0; 7,0.
Agora,
responda aos itens a seguir:
a) Qual era a temperatura no
início do experimento?
b) Quanto tempo demorou para
a água entrar em ebulição?
c) Durante o aquecimento,
qual o aumento de temperatura a cada 0,5 minuto?
12. (FUVEST). Ácido acético e bromo, sob
pressão de 1atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado na
figura adiante. Nessas condições, qual é o estado físico preponderante de cada
uma dessas substâncias? Dados: o ácido acético apresenta temperatura de fusão
igual a 17°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 118°C. O bromo apresenta
temperatura de fusão igual a - 7°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a
59°C.
a) ácido acético sólido e bromo líquido.
b) ácido acético líquido e bromo gasoso.
c) ácido acético gasoso e bromo sólido.
d) ácido acético sólido e bromo gasoso.
e) ácido acético gasoso e bromo líquido.
13. (Cps). Uma
outra técnica utilizada é a secagem de alimentos em estufas. Nesse processo, a
umidade é retirada gradativamente devido ao fluxo de ar quente. De um modo
caseiro, todos podem construir uma estufa para secagem de alimentos tal qual a
desenhada a seguir.
(Imagem seccionada de uma estufa, mostrando o interior da
câmara de aquecimento e o interior da câmara de secagem onde são colocados os
alimentos.) Pensando nessa técnica, assinale a alternativa cujas palavras
completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir.
Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água por __________.
Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água por __________.
a) condução – ebulição
b) condução – evaporação
c) convecção – ebulição
d) convecção – evaporação
e) irradiação – calefação
14. Se colocarmos água gelada em um copo, ou deixarmos uma
latinha com líquido gelado fora da geladeira por minutos, notaremos que o lado
externo do copo e da lata ficam molhados.
Isto acontece porque:
a) o copo tem
furos pequenos, que deixam a água de dentro do copo atravessá-los.
b) as gotas de
água do ar evaporam-se.
c) as gotas de
água do ar fundem-se.
d) as gotas de
água do ar condensam-se.
e) N.R.A
PELO PROFESSOR EUDO ROBSON
GABARITO
1- a) Refração b) A luz sofre desvio.
2- F,F,F,Q,F
3-
4-
5-
6-
7-
8-
9-
10-
11-
12-
13- D
14- D
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