terça-feira, 3 de maio de 2016

SÉRIES HOMÓLOGAS, HETERÓLOGAS E ISÓLOGAS - QUÍMICA ORGÂNICA



è   É possível estabelecer relações entre as diversas substâncias orgânicas, de mesma ou de diferentes funções. Com isso estabelecemos as chamadas séries  orgânicas. As séries orgânicas principais usadas para se comparar e estudar as propriedades dos compostos orgânicos são: série heteróloga, série homóloga e série isóloga.

Agora vamos vê-las isoladamente:


Uma série homóloga é uma sequência infinita e deste modo, se adicionarmos ou retirarmos um ou mais átomos de carbono e consequentemente de hidrogênios podemos obter uma quantidade ilimitada de substâncias. Os compostos possuem mesma função orgânica, mesmas forças intermoleculares e a diferença entre eles está na quantidade de átomos de carbono. No caso dessa série as propriedades químicas são semelhantes e também devemos considerar que conforme a quantidade de carbonos aumenta, aumentam também os pontos de fusão e ebulição e a densidade.
Ainda pode-se notar que conforme a massa da molécula aumenta a solubilidade em água diminui e que nos compostos desta série, o número de átomos de hidrogênio equivale ao dobro do número de átomos de carbono mais dois então, podemos dizer que sua fórmula geral é CnH2n. Alguns exemplos dessa série são os hidrocarbonetos metano (CH4), etano (C2H6), propano (C3H8) e butano (C4H10) que formam uma série onde a diferença está no número de átomos de carbono e hidrogênio. Neste exemplo o composto que apresenta maior ponto de ebulição é o butano pois apresenta maior número de carbonos entre todos do grupo.
Alcanos e Álcoois

(A fórmula final é a fórmula geral dos alcanos, pois representa qualquer alcano, desde que n seja um número inteiro. Observe o que acontece coma solubilidade)

Alcenos — hidrocarbonetos acíclicos com uma ligação dupla


Alcinos — hidrocarbonetos acíclicos com uma ligação tripla


E assim por diante. Podemos imaginar uma infinidade de séries homólogas de hidrocarbonetos — com cadeias saturadas ou insaturadas (com duas, três ou mais ligações duplas e/ou triplas), com cadeias acíclicas ou cíclicas (incluindo o próprio anel aromático). Podemos imaginar também séries homólogas dentro de outras funções orgânicas. 
Por exemplo, uma série de ácidos acíclicos e saturados:


Os compostos formadores de uma série homóloga são denominados homólogos entre si. Suas propriedades químicas são semelhantes, pois pertencem à mesma função química, e suas propriedades físicas vão variando gradativamente, à medida que aumenta o tamanho da cadeia carbônica.


São aquelas onde as cadeias orgânicas as quais se quer comparar apresentam mesma quantidade de átomos de carbono e quantidades diferentes de H2 na estrutura, mesma função orgânica, porém diferem no tipo de insaturação e se a série apresenta ou não uma insaturação. As propriedades físicas desses compostos são bem semelhantes. Por exemplo o etino (C2H2) e o eteno (C2H4) que se diferenciam porque apresentam uma tripla e uma dupla ligação respectivamente.

Por exemplo:


Os compostos formadores de uma série isóloga são denominados isólogos entre si. Eles diferem pela saturação ou pela ciclização. Em geral suas propriedades físicas são semelhantes, pois as massas moleculares são próximas. Suas propriedades químicas, porém, são bem diferentes, pois a estrutura molecular vai mudando.


Nessas séries estão agrupados os compostos que possuem a mesma quantidade de átomos de carbono, porém eles possuem funções orgânicas diferentes. Esses compostos possuem bastante diferença nas propriedades químicas e propriedades físicas. Dois exemplos são: benzeno (C6H6) e fenol (C6H6O); butano (C4H10) e butanol (C4H10O).

Exemplos:



Metano, metanal, metanol, ácido metanoico, metilamina, cloreto de metila
    CH4       CH3O    CH3OH        HCOOH          H3CNH2            H3CC?

Propano, propanal, propanona, propan-1-ol, ácido propanoico, propan-1-amina
C3H4         C3H6O       C3H6O       C3H7OH        C2H5COOH           C3H7NH2


Suas propriedades físicas e químicas são diferentes.   

No estudo das propriedades dos compostos orgânicos, tais como a polaridade, os pontos de ebulição, as forças intermoleculares e a solubilidade, costuma-se separar essas substâncias em grupos ou séries para facilitar o estudo e assim entender como essas propriedades variam.
Por exemplo, no texto Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, comparou-se o ponto de ebulição do etano e do etanol. Veja abaixo a estrutura deles e seus respectivos pontos de ebulição:

Etano: H3C — CH3 (PE = -88,4ºC);
Etanol: H3C — CH2 — OH (PE = 78,5 ºC).

O etanol possui maior ponto de ebulição porque ele é polar, enquanto o etano é apolar. Isso serve para mostrar que a polaridade interfere na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos.
Além disso, para ampliar esse estudo, poderíamos adicionar mais moléculas orgânicas a essa comparação que também tivessem o tamanho aproximadamente igual, mas que fossem de funções orgânicas diferentes. Um exemplo é o etanal:
                                 

O etanal também é polar, por isso o seu ponto de ebulição é maior que o do etano. Porém, o etanol tem a hidroxila (OH) que realiza ligações de hidrogênio, que são as interações intermoleculares mais fortes, enquanto as interações intermoleculares que as moléculas do etanal realizam são a de dipolo permanente, que são mais fracas.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

01.Qual é o homólogo inferior do propanal ?
è ___________________________________

02. Quais os homólogos vizinhos da etanamida ?
è ___________________________________

03. Assinale o composto que é heterólogo do propinol :
a) butinol          
b) propenol     
c) propanol
d) propinóico     
e) butenona

04.É homólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila

05. É isólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila

06.  É heterólogo do ácido butírico:
a) butanol
b) butanóico
c) butenóico
d) propanóico
e) acetato de etila

07.  Os compostos de fórmulas C8H18 e C4H10 são (x) entre si, assim como o álcool de fórmula C3H8O e o aldeído de fórmula C3H6O são (y) entre si.
Completando as lacunas (x) e (y) encontraremos, respectivamente:

a) homólogos e heterólogos.
b) homólogos e isólogos.
c) isólogos e heterólogos.
d) isólogos e homólogos.
e) heterólogos e isólogos.

08. (PUC-MG). Com relação aos compostos abaixo:
C2H6 C2H4 C2H2
C3H8 C3H6 C3H4
C4H10 C4H8 C4H6
é correto afirmar que as horizontais e verticais representam,respectivamente, séries:
a) heterólogas, isólogas
b) heterólogas, homólogas
c) homólogas, isólogas
d) isólogas, heterólogas
e) isólogas, homólogas

09. (UFPE). Dentre os compostos:
1 (CH4);
2 (C2H6);
3 (C2H4);
4 (C3H8);
5 (C2H2);
6 (C4H10);
7 (C3H6);
8 (C3H4);
9 (C5H12);
10 (C4H8), quais os que pertencem a uma série homóloga?
a) 1, 3, 5, 7,9
b) 2, 4, 6, 8, 10
c) 3, 4, 5, 9, 10
d) 1, 2, 4, 6, 9
e) 4, 5, 6, 7, 8

10. (Cesgranrio-RJ). Considere duas séries de hidrocarbonetos, uma homóloga e outra isóloga, de massas moleculares crescentes. Em cada uma delas, o pentano tem como antecedentes:



11. Sobre as séries orgânicas é correto afirmar que:

0.0 - Dois compostos, podem ser homólogos e, ao mesmo tempo, isólogos entre si.

1.1        Dois compostos podem ser homólogos e, ao mesmo tempo, heterólogos entre si.

2.2 - Dois compostos podem ser isólogos e, ao mesmo tempo, heterólogos entre si.

3.3 - Dois compostos podem ser isômeros e, ao mesmo tempo, homólogos entre si.

4.4 - Dois compostos  podem ser isômeros e, ao mesmo tempo, heterólogs entre si.


Sem comentários:

Enviar um comentário