sexta-feira, 6 de maio de 2016

AULA DE LABORATÓRIO - DENSIDADE E FENÔMENO QUÍMICO - BANCANDO O DETETIVE


Vamos brincar de detetive? 

Material utilizado

- Iodeto de Potássio.
- Acetato de Chumbo.
- Cloreto de Sódio.
- Ácido Acético (Vinagre)
- 3 Provetas.
- Pipeta Plástica.
- Espátula.
- 1 frasco de corante.
- 1 densímetro.
- 1 Lupa (opcional).

1º. Passo: na ausência dos alunos, coloque 1L (um litro) de água em 3 (três) provetas.
2º. Passo: Coloque o mesmo corante (no caso foi o da cor verde) nas três provetas e ácido Acético na 2ª (segunda) proveta. A ordem das provetas é aleatória.
3º. Passo: Coloque Acetato de chumbo numa das provetas (a 3ª, pela ordem que você escolher) e dissolva bem. 
4º. Passo: Aqui não mostrado, dissolva bastante Cloreto de Sódio na...
... 1ª proveta, até que se esgote a capacidade da água de dissolver o sal.
5º. Passo: Agora, na presença dos alunos, use uma Lupa, só para dar... 
...um efeito especial, afinal soluções são misturas homogêneas..
Finalmente, podemos brincar. Como sabemos, dentro de um laboratório, não se prova e nem se cheira nada. De posse deste conhecimento, devemos então utilizar um instrumento que nos mostre a densidade destes materiais. Visto que, uma das dicas para achar o pressuposto veneno, está na informação que ele se encontra no líquido mais denso. 
6º. Passo: Colocamos o densímetro, aleatoriamente, numa proveta e observamos.  
 Vemos o quanto mergulhou, lemos no densímetro o valor observado.
7º. Passo: Depois de enxuto, colocamos na 2ª (segunda)proveta e observamos.
Vemos novamente o quanto mergulhou, lemos no densímetro o valor observado.
8º. Passo: Depois de enxuto, colocamos na 3ª (terceira) proveta e observamos.
Vemos, mais uma vez, o quanto mergulhou, lemos no densímetro o valor observado. Notamos que neste, o densímetro mergulhou menos? Então este é o líquido mais denso. Conclusão: O veneno está nesta proveta.
Bem, continuando a brincadeira, vamos supor que numa delas tem um vírus mortal.
  8º. Passo: Através de pesquisas, descobrimos que este vírus muda de cor na presença de iodeto de potássio, portanto vamos gotejar o iodeto nas 3 (três) provetas e ver qual muda de cor. Colocamos na 1ª (primeira) proveta e nada ocorreu.
 9º. Passo: Colocamos na 2ª (segunda) proveta e olhamos o que ocorreu, mudou de cor, isto significa que esta solução é a que contém o vírus.
10º. Passo: Só para confirmarmos, colocamos na última, pois desta não esperamos nenhuma mudança de cor.

FONTE DAS IMAGENS 

Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson

FONTE DOS TEXTOS

Professor Eudo Robson

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

01. (ERSHC-2016). Observe a imagem. Ela nos mostra um pequeno experimento sobre densidade e osmose. Sobre imagem e a experiência acima descrita, podemos afirmar que a única alternativa verdadeira é:


a) o ovo da solução azul é mais denso do que o ovo da solução vermelha.
b) os dois ovos têm a mesma densidade.
c) os dois ovos não mudaram de cor pois ainda tinham absorvido os tons dos corantes.
d) um dos ovos crescerá e o outro diminuirá de tamanho, pois sofrerão osmose.
e) pela imagem e pela experiência realizada, não há como tirar tais conclusões.

02. (ERSHC-2016). Observando as imagens obtidas da experiência podemos afirmar que:
 

a) todos os líquidos têm a mesma densidade.
b) a segunda proveta da esquerda para a direita, tem maior volume.
c) na segunda proveta houve uma reação química.
d) todos os líquidos têm diferentes densidades.
e) nenhuma resposta satisfaz.

03. (ERSHC-2016). Por que a segunda proveta da experiência mudou de cor?
a) porque nela estava o vírus que continha algo que reagiu com o iodeto..
b) porque nela houve um fenômeno físico que comprovava a existência do vírus.
c) porque nela houve um fenômeno químico que comprovava a falta do vírus.
d) porque nela não houve fenômeno algum.
e) porque nela houve fenômeno biológico.

04. (ERSHC-2016). Instrumento usado para determinar a densidade:
a) Densímetro.
b) Colorímetro.
c) Calorímetro.
d) Polarímetro.
e) Nenhum dos instrumentos acima.

05. (ERSHC-2016). A densidade é medida por um instrumento que utiliza uma propriedade da matéria. Qual?
a) organoléptica.
b) geral.
c) química.
d) física.
e) biológica.

06. (ERSHC-2016). Quando colocamos o Iodeto de potássio na terceira proveta :
a) ocorreu uma mudança de cor devido a presença do corante, então a solução sofreu um fenômeno químico.
b) ocorreu uma mudança de cor devido a presença do corante, então a suspensão sofreu um fenômeno químico.
c) ocorreu uma mudança de cor devido a presença do corante, mas não houve fenômeno algum, apenas aumentou a concentração do corante.
d) ocorreu uma mudança de cor devido a presença do corante, mas não houve fenômeno algum, apenas diminuiu a concentração do corante.
e) ocorreu uma mudança de cor devido a presença do corante, mas não houve fenômeno algum, apenas aumentou a concentração do corante, devido a adição do sal.

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