sábado, 2 de maio de 2015

QUESTÕES SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS, IMÃS, DENSIDADE, OSMOSE E RAIO LASER

01) (ERSHC – 2015). Nas figuras abaixo vemos uma experiência sobre a Osmose. Mas antes vale lembrar dois conceitos básicos importantes:

Exosmose - o fluxo de água é feito do interior para o exterior.
Endosmose - o fluxo de água é feito do exterior para o interior.

2 ovos são mergulhados em dois béqueres com águas respectivamente coloridas de amarela (1) e azul (2). Note que, no início, o ovo do béquer 1 afunda e, no béquer 2, flutua. Com os passar das horas o ovo do béquer 2 afunda e o do béquer 1 permanece no fundo. Detalhes: a água do béquer 2 é salgada, o ovo do béquer 1 inchou, enquanto que o do béquer 2 diminuiu de tamanho.


Com base nas informações dadas e nas imagens observadas, qual a afirmativa correta?
a) Com certeza, ao fim da experiência, as massas dos dois ovos serão iguais e adquirirão as cores dos respectivos líquidos.
b) O ovo do béquer 1 é menos denso do que o ovo do béquer 2 e adquirirão as cores dos respectivos líquidos.
c) O ovo do béquer 1 sofre absorção (exosmose) de líquido, por isto, aumentará de tamanho.
d) O ovo do béquer 2 sofre eliminação (exosmose) de líquido, por isto, diminuirá de tamanho.
e) O ovo do béquer 1 sofre absorção (endosmose) de líquido, por isto, aumentará de tamanho.
02) (ERSHC – 2015) O efeito Tyndall foi descoberto por John Tyndall que, em uma de suas experiências, percebeu a transmissão de um feixe de luz num meio contendo partículas em suspensão. Tyndall observou que uma sala cheia de fumo ou poeira tornava visível um feixe de luz que entrasse pela janela. É uma técnica usada para classificar uma dispersão coloidal.

a) As partículas que compõem os sistemas coloidais são muito pequenas para serem identificadas a olho nu, mas o seu tamanho é maior do que o do comprimento de onda da luz visível. Por isto, uma luz que atravesse um sistema coloidal será refratada pelas partículas.
b) Baseado nessa observação, basta apontar um feixe de luz para um sistema (geralmente líquido ou sólido) para classificá-lo. Partículas em solução irão aparecer a olho nu sob o feixe de luz. Um colóide irá dar origem a difusão pela refração do feixe nas partículas.
    c) Uma solução altera o feixe de luz. Em uma solução coloidal autêntica, a energia interna das partículas aumenta de acordo com a intensidade da luz aplicada.
d) O efeito Tyndall, que consiste na filtração da luz num meio causado por partículas de matéria dispostas em sua trajetória, por exemplo, em gemas de rochas, no seu interior, formando um feixe ou nuvem visível. 
e) O fenômeno é exatamente o mesmo que se observa quando um raio de luz ilumina a poeira dispersa no ar, nos cômodos de uma habitação, não é efeito tyndall.

03) (ERSHC-2015) O esquema mostra o interior de uma coluna de fracionamento, com uma série de pratos no seu interior. A função destes pratos é:
a) Dificultar a subida do líquido menos volátil. (Maior ponto de ebulição)
b) Dificultar a subida do líquido mais volátil. (Maior ponto de ebulição)
c)  Dificultar a subida do líquido menos volátil. (Menor ponto de ebulição)
d) Dificultar a descida do líquido menos volátil. (Maior ponto de ebulição)
e) Dificultar a descida do líquido mais volátil. (Menor ponto de ebulição)


04) (ERSHC-2015). Esta é a imagem da coluna de Vigreux que faz no laboratório o mesmo papel da coluna de fracionamento. Portanto pode-se afirmar que:


a) é usada para destilação fracionada.
b) é usada para destilação simples.
c) é usada para separar líquidos imiscíveis.
d) é usada para separar líquidos instáveis.
e) executa a mesma operação da câmara de poeira.


05) (ERSHC-2015) A imagem corresponde a uma coluna de fracionamento de misturas…
             
              
a) Homogêneas com o mesmo ponto de ebulição.
b) Eutéticas com mesmo ponto de fusão.
c) Azeotrópicas com pontos de ebulição muito próximos.
d) Heterogêneas com pontos de ebulição muito diferentes.
e) Homogêneas do tipo líquido + líquido com pontos de ebulição distintos.
     
       
06) (ERSHC-2015) De acordo com a figura acima pode-se afirmar corretamente que:
a) O combustível de avião é menos volátil que o querosene.
b) O Betume e o asfalto formam a parte dos compostos de baixo ponto de ebulição
c) As ceras são mais voláteis que os óleos lubrificantes.
d) Óleo diesel e querosenes devem ter pontos de ebulição próximos.
e) O petróleo cru não é pré-aquecido antes de entrar na coluna.


07) (ERSHC-2015). Observando o esquema de aparelhagem abaixo pode-se afirmar que é correta a sentença:


a) O termômetro está colocado da forma correta.
b) O líquido a ser coletado não deve ser muito volátil.
c) O equipamento separa misturas eutéticas.
d) O equipamento é de destilação simples.
e) O equipamento está montado corretamente.


08) (ERSHC-2015) A palavra Laser é constituída pelas iniciais da expressão inglesa light amplification by stimulate emission of radiation ( amplificação da luz por meio de emissão excitada de radiação). O laser é um aparelho que serve para a produção de   raios luminosos muito intensos, normalmente alinhados e coerentes, nas regiões dos infravermelhos, regiões estas tanto visíveis quanto dos ultravioletas.
Dados: A opalescência é a propriedade óptica de um material transparente ou translúcido que lhe dá um aspecto ou uma tonalidade leitosa, com reflexos irisados que recordam a opala. A parte mais importante do laser é um cristal apropriado, como por exemplo, o rubi, com duas superfícies limites aguçados, das quais uma reflete completamente a luz, enquanto a outra deixa que esta saia em parte do cristal.
Os elétrons são excitados por irradiação até um nível de energia mais elevado, transportando rapidamente a energia a um nível meta estável onde se dá a partida de uma luz. Em consequência do efeito laser induzido, surge uma radiação fluorescente, que se desloca do cristal e sai sob forma de um feixe de radiações paralelas com forte concentração de energia.


O efeito Tyndall provoca uma opalescência nas misturas heterogêneas.   
Sobre a prática do Raio Laser e as observações práticas e teóricas é falsa a sentença:
             
             
a) A luz sempre se desloca em linha reta.
b) O espalhamento da luz pelas partículas de uma suspenção provoca o efeito Tyndall.
c) Essa luz, atingindo os olhos por pouco tempo, ofusca e pode causar cegueira temporária, com recuperação lenta.
d) Se uma pessoa olhar para um feixe de raio laser verde por 60 segundos, por exemplo, não haverá morte de neurônios da mácula, com lesão permanente de área nobre da visão.
e) “A retina é frágil e seus neurônios não se recuperam”

09) (ERSHC-2015). Observe na imagem, que o gelo flutua sobre o óleo e libera esferas de água que descem. Por que a matéria dá preferência no seu deslocamento a forma esférica e o que explica o fato do gelo (feito de água) flutuar sobre o óleo, quando este (o óleo) é menos denso que a água?


a) A água é uma exceção, pois o tipo de empacotamento na água sólida (gelo) apresenta regiões vazias entre as moléculas da mesma, fazendo com que fiquem mais distantes umas das outras do que na água líquida. E as gotas são esféricas porque, nesta forma geométrica, a distribuição das forças é mais regular e ocupa o menor espaço possível.
b) A água, como toda substância pura, no estado sólido (gelo) apresenta regiões vazias entre suas moléculas, fazendo com que fiquem mais cheios de ar, ficando mais leve. E as gotas são esféricas porque a tensão superficial e as pressões externas também são responsáveis pelo fato, à medida que sofrem a queda, de passarem a encontrar o valor mínimo de tensão em todos os seus pontos.
c) O gelo flutua porque é menos denso do que o óleo, isto devido a uma diminuição da massa, já que o mesmo está derretendo. E as gotas são esféricas porque, nesta forma geométrica, a distribuição das forças é mais regular e ocupa o menor espaço possível.
d) Quando uma substância se solidifica, em geral, suas partículas se organizam de forma irregular, isto faz a tensão superficial do óleo não capturar tais partículas. E as gotas são esféricas porque as partículas ficam mais “empacotadas”, isto é, há menos espaço entre elas, as quais se tornam mais próximas.
e) A densidade da água sólida é menor do que a da água líquida e menor do que a densidade do óleo, devido ao fato de as partículas ficarem mais "empacotadas", isto é, há menos espaço entre elas, as quais se tornam mais próximas. Logo, no estado sólido, a massa de substância por unidade de volume aumenta (ou seja, sua densidade aumenta). E as gotas são esféricas porque dentro das mesmas as interações intermoleculares, do tipo ponte de hidrogênio, mantêm as moléculas angulares da água, o que dá a forma arredondada da bolha.

10) (ERSHC-2015). Observe e analise a coluna de fracionamento abaixo esquematizada e com base nela, assinale a alternativa correta.     
 

 a) As colunas de fracionamento são muito usadas para separar o petróleo, que é uma substância pura, com centenas de componentes.
b) Nota-se que, à medida que aumenta o número de carbonos, os compostos ficam mais pesados e com ponto de ebulição maior.
c) As colunas de fracionamento são muito usadas para separar o petróleo, que é uma mistura heterogênea, com centenas de componentes.
d) Nota-se que, à medida que aumenta o número de carbonos, os compostos ficam mais pesados e mais voláteis.
e) Nota-se que, à medida que diminui o número de carbonos, os compostos ficam mais leves e com ponto de ebulição maior (menos voláteis).

11) (ERSHC-2015). No esquema abaixo certamente encontra-se:
                            


a) O condensador de Liebig
b) Uma mistura eutética
c) A entrada de água no local errado.
d) Um tudo de vidro para deslocar a água para fora da coluna.
e) Nenhuma resposta satisfaz.

12) (ERSHC-2015). Analise o esquema abaixo e assinale a sentença incorreta.

                                                                                                            
a) O ponto de ebulição é o fator decisivo neste tipo de operação.
b) O refrigerante é do tipo cano reto ou Liebig.
c) O coletor é ideal para líquidos voláteis.
d) O bico de Bunsen pode ser substituído por uma chapa de aquecimento.
e) Há uma coluna de fracionamento acoplada ao balão volumétrico

13) (ERSHC-2015) Nas salinas, como na foto abaixo, é onde produz-se o sal do dia a dia. É “mais” importante neste processo de obtenção de sal:


a) A ventilação, a profundidade das piscinas e a temperatura da região.
b) A proximidade do mar, o tamanho das piscinas e a desertificação da região.
c) O tamanho das piscinas, a desertificação da região e a profundidade das praias.
d) A ventilação, a profundidade das praias e a temperatura da região.
e) Todas as alternativas estão corretas

14) (ERSHC-2015). Abaixo tem-se a figura de três condensadores ou refrigerantes de gases e vapores. Sobre eles, é correto dizer que:
Dado: Use a sequência 1, 2 e 3 da esquerda para a direita.


a) Todos são usados no balão de decantação durante a destilação.
b) 1 não é ideal para líquidos coloridos.
c) 2 não é ideal para líquidos com pontos de ebulição alto.
d) 3 é ideal para líquidos voláteis (pontos de ebulição alto).
e) Os três não são usados na destilação fracionada, apenas na simples.

15) (ERSHC-2015) Os Ímãs são corpos de materiais (dipolos, ou seja, têm dois polos) ferromagnéticos  que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos, como platina, potássiopaládiosódiolítio, alumínio, cromo e algumas ligas de ferro. Já os materiais diamagnéticos não são atraídos pelos imãs.


Dados: substâncias ferromagnéticas – imantam- se sob influência de um campo magnético externo, a exemplo do cobalto, do níquel, do ferro, etc., bem como outras ligas que os contêm. Quando um ímã é suspenso verificamos que ele se direciona aproximadamente na direção norte-sul da terra. Assim, suas extremidades passam a ser chamadas de polo norte e polo sul. O polo norte do ímã se alinha em direção ao polo norte geográfico e o polo sul do ímã se alinha com o polo sul geográfico, devido ao campo magnético da Terra ser o contrário. Sempre que se divide um ímã ao meio, ou tira-se um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois polos. Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um polo magnético separado.


Aquecendo um ímã até uma temperatura denominada “temperatura Curie” ele perde suas propriedades magnéticas. Cada imã possui uma determinada “temperatura curie” que dependerá das características de cada substância. O campo magnético envolve totalmente os ímãs, de forma que qualquer ímã ou qualquer outro corpo ferromagnético seja submetido a uma força magnética. Pode-se construir as linhas do campo magnético ao redor do ímã, sabendo que elas saem do polo norte em direção ao polo sul. Com base no texto assinale a alternativa correta.

a) Ao quebrar-se um imã podemos conseguir separar seus polos.
b) Ao aquecer-se um ímã, até uma temperatura denominada “temperatura Curie”, ele não perde suas propriedades magnéticas.
c) Sempre que se divide um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre perderá o seu campo magnético, ou seja, deixará de ter os seus dois polos.
d) As substâncias ferromagnéticas são aquelas que se imantam sob influência de um campo magnético externo como o sódio, o paládio e a platina.
e) Quando um ímã é suspenso verifica-se que ele se direciona aproximadamente na direção norte-sul da terra. Assim, suas extremidades passam a ser chamadas de polo norte e polo sul.

GABARITO
1-D, 2-A, 3-A, 4- A, 5- E, 6- C, 7-B, 8- D, 9-A, 10-B, 11-A, 12-E, 13-C,  14- C,15- E 

Sem comentários:

Enviar um comentário