QUESTÕES DO ENEM, SIMULADOS DO SISTEMA ETAPA DE ENSINO – 2009
/2011
1) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO ) A maioria dos
televisores e monitores de computador utiliza um tubo de raios catódicos para
funcionar.
No interior do “canhão
acelerador”, os elétrons são acelerados graças à ação de um campo elétrico.
Após abandonarem o canhão a uma certa velocidade, os elétrons são desviados
pela ação de um campo magnético. Posteriormente, eles colidem contra a tela,
que em geral é revestida de material fosforescente. A colisão entre os elétrons
e os átomos de fósforo presentes na tela provoca emissão de luz. É possível
considerar que há vácuo na região compreendida entre o canhão e a tela, uma vez
que a presença de gás nessa região é bastante reduzida. Assim sendo, praticamente
não há perda de energia cinética dos elétrons ao atravessarem essa região.
Com base nessas
informações, assinale a alternativa correta.
A) Dentro do canhão, o
ganho de energia cinética por parte do elétron ocorre pela ação do campo
magnético.
B) De acordo com a
figura, o campo elétrico na região interna do canhão deve apresentar componente
horizontal
para a direita.
C) A velocidade vetorial
do elétron não varia na região entre o canhão e a tela.
D) Devido à diferença de
pressão interna e externa, é conveniente que as paredes do tubo não sejam
frágeis.
E) Dentro do canhão, não
há variação de energia cinética dos elétrons.
02) (SISTEMA ETAPA DE
ENSINO )
Numa mistura de limalha de ferro e flor-de-enxofre,
encontramos 60% de ferro. Por meio de um ímã, retiramos a metade da quantidade
de ferro da mistura. Qual a porcentagem de ferro na mistura obtida?
A)30%
B) 57%
C) 43%
D)50%
E) 72%
3) (SISTEMA ETAPA DE ENSINO ) Os gráficos abaixo
representam a participação dos principais elementos na composição do Universo e
do corpo humano, expressa pelas respectivas porcentagens em massa.
Com base nesses
gráficos, podemos afirmar:
I) A proporção entre o
número de átomos de hidrogênio e de hélio no Universo é igual à proporção entre
o número de átomos de hidrogênio e de carbono no corpo humano.
II) Os átomos mais
abundantes tanto no Universo como no corpo humano são os de hidrogênio.
III) No corpo humano,
para cada 8 átomos de oxigênio temos 3 átomos de carbono.
Dados:
massas atômicas: H = 1,0u; C = 12u; He = 4u; O = 16u.
u = unidade de massa
atômica.
Está(ão) correta(s) a(s)
afirmação(ões):
A) I, II e III.
B) I e II, somente
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) II, somente.
4) (SISTEMA ETAPA DE
ENSINO )
O gráfico a seguir contém registros do teor de gás
carbônico na atmosfera, obtidos a partir de amostras de duas geleiras na
Antártica. Nota-se a existência de uma relação entre alguns episódios de queda
do teor desse gás na atmosfera e a ocorrência de três grandes pragas que
provocaram elevada taxa de mortalidade humana. Nota-se, ainda, que o gráfico
contém dados sobre a elevação do teor de gás carbônico atmosférico durante alguns
períodos.
A respeito dos dados
contidos no gráfico, observe as seguintes sugestões de explicação para os
aumentos e as quedas do teor de gás carbônico atmosférico:
I — O elevado
desmatamento ocorrido no ano 600 d.C. pode ter propiciado um aumento do teor de
gás carbônico atmosférico, como resultado da intensa decomposição dos restos
vegetais.
II —Com a elevada taxa
de mortalidade humana verificada nos anos de 1350 e 1600 — conseqüentes,
respectivamente, da ocorrência da “peste negra” e da varíola e outras doenças
—, muitas culturas agrícolas foram abandonadas. Esse fato favoreceu a
recomposição de várias regiões de matas, cuja vegetação absorveu o excesso de
gás carbônico para a execução de fotossíntese, o que explica a queda do teor de
gás carbônico atmosférico nesses períodos.
III — O acentuado
aumento do teor de gás carbônico atmosférico ocorrido a partir de 1800 até os
dias atuais pode ser associado à industrialização, à queima crescente de
combustíveis fósseis e ao intenso desmatamento. É razoável a explicação contida
A) em I, apenas.
B) em I e II, apenas.
C) em II e III, apenas.
D) em I e III, apenas.
E) em I, II e III.
5) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
Um projeto brasileiro pretende, inicialmente,
substituir 2% (em volume) do consumo de óleo diesel pelo biodiesel. Hoje, são
consumidos no país 36 bilhões de litros de diesel por ano.
O óleo diesel consumido
nas regiões metropolitanas apresenta um teor de enxofre (impureza) de 0,2% em
massa.A queima desse diesel lança na atmosfera óxidos de enxofre, substâncias
poluentes responsáveis por um tipo de chuva ácida. Por isso, uma das vantagens
na utilização do biodiesel é diminuir a poluição atmosférica. Com base nessas
informações e nos dados a seguir, analise as afirmações.
Dados: densidade
do óleo diesel: 860gL–1 1 bilhão: 109
massas molares: S =
32gmol–1; SO2 = 64gmol–1
I) Com a substituição
pelo biodiesel, 7,2 ⋅ 106 litros de óleo diesel deixarão de ser consumidos
anualmente.
II) Em 1 ano,
aproximadamente 6,2 ⋅ 108kg de óleo diesel não serão consumidos.
III) Em um ano, devem
ser produzidos 7,2 ⋅ 108 litros de biodiesel para serem adicionados ao óleo
diesel.
IV) Em 1,0L de óleo
diesel, encontramos 1,72g de enxofre.
V) Considerando-se que
todo o enxofre presente no óleo diesel se transforme em SO2, a massa total de
SO2
lançado na atmosfera, no
período de um ano, é de aproximadamente 1,24 ⋅ 105kg.
Estão corretas as
afirmações:
A) todas.
B) nenhuma.
C) somente I, II e V.
D) somente II, III e IV.
E) somente II, III e V.
6) (SISTEMA ETAPA DE
ENSINO )
Na produção de explosivos para uso comercial, como,
por exemplo, aquele fabricado pela Nitrobrasil na cidade de Cruzeiro, em São
Paulo, emprega-se ácido nítrico concentrado. Após o uso, o descarte desse
ácido, já não tão concentrado, diretamente nas águas de rios ou lagos, poderia
ser prejudicial à fauna e à flora locais. Para evitar os danos ambientais, o
ácido nítrico residual atravessa grandes tanques de concreto, nos quais foram
colocados pedaços de rocha calcária (calcário calcítico de granulometria fina)
que neutralizam o ácido.Essa neutralização se dá de acordo com a seguinte
reação:
CaCO3(s) + 2HNO3(aq) → Ca(NO3)2(aq) + H2O(l)
+ CO2(g)
Suponha que se deva
neutralizar uma solução de ácido residual que ainda contenha 252 toneladas de
HNO3.Quanto custará a rocha calcária, em quantidade suficiente para
essa neutralização?
Dados: preço
médio do calcário calcítico (que contém 80% de CaCO3 em massa) de granulometria
fina (malha 200) = R$18,00 por tonelada.
Massas atômicas: H = 1u,
C = 12u, N = 14u, O = 16u, Ca = 40u.
A)R$250,00
B) R$2000,00
C) R$3600,00
D) R$4500,00
E) R$6300,00
07) (SISTEMA ETAPA DE
ENSINO )
Imagine que, por um acordo internacional, todos os
países do planeta passassem a utilizar unicamente o hidrogênio como
combustível e que todo o hidrogênio necessário para isso fosse obtido por
decomposição da água. Isso acarretaria:
I — o risco de toda água
disponível no planeta acabar, num futuro longínquo;
II — o risco de nossa
atmosfera ficar superenriquecida de oxigênio proveniente da decomposição da
água;
III — a grande vantagem de
eliminar totalmente a poluição atmosférica proveniente da queima de
outros combustíveis (gasolina, álcool, óleo diesel, etc.) usados atualmente.
Dessas conclusões,
podemos apontar como correta(s):
A) I, II e III.
B) nenhuma.
C) I e II, somente.
D) II, somente.
E) III, somente.
08) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
Levando em conta a obtenção do alumínio a partir da bauxita, assinale a
alternativa incorreta.
a) No processo de
eletrólise ígnea ocorre a redução da alumina,havendo a formação de alumínio
metálico (Al).
b) A eletrólise ígnea da
alumina deve se processar a altas temperaturas, para que a alumina se encontre no
estado fundido, o que permite a mobilidade iônica das espécies presentes, sem a
qual não poderia haver eletrólise.
c) As transformações químicas
envolvidas na eletrólise ígnea produzem energia elétrica.
d) Na eletrólise ocorrem
transformações químicas que envolvem oxidação e redução.
e) A eletrólise ígnea
ocorre na ausência de água.
09) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
A água oxigenada (H2O2) a 3% é usada como antisséptico de
ferimentos. Quando colocada sobre um corte ou escoriação na pele, decompõe-se
mais rapidamente, devido à presença de uma enzima (catalase), que existe no
sangue e nas células, transformando-se em água (H2O) e gás oxigênio (O2).
Nesse processo de decomposição, acaba matando muitas das bactérias que poderiam
provocar uma inflamação no local, sobretudo as bactérias anaeróbias.Essa reação
de decomposição pode ser expressa simbolicamente por meio da seguinte equação
química:
H2O2 → H2O
+ O2
Assinale a alternativa que indica qual
das substâncias envolvidas nessa reação química é a verdadeira responsável pela
morte das bactérias anaeróbias:
a) O O2,
porque bactérias anaeróbias não vivem em ambientes com abundância dessa
substância
b) O H2O2,
já que possui dois átomos de oxigênio em sua composição.
c) A H2O,
porque limpa a região machucada, removendo as bactérias.
d) O O2,
porque ele é um gás e ao se desprender leva consigo as bactérias prejudiciais.
e) O H2O2,
já que possui dois átomos de hidrogênio em sua composição.
10) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
Em casa, no comércio ou na indústria alimentícia, a conservação dos alimentos
está relacionada à alteração e ao controle dos fatores que interferem na velocidade
das reações químicas que ocorrem neles,como temperatura, superfície de contato,
pressão,concentração de reagentes, presença de catalisadores ou inibidores.Se
desejarmos que uma peça de carne seja conservada por mais tempo, qual
combinação de fatores será mais eficiente e qual a explicação química que
justifica o uso dessa combinação de fatores:
11) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
O
ácido sulfúrico é o produto químico fabricado em maior quantidade na indústria.
O grau de desenvolvimento dos países pode ser avaliado pela quantidade desse
ácido produzida e consumida na indústria. As matérias-primas utilizadas na sua
fabricação são o enxofre ou a pirita, ambos encontrados em jazidas na crosta
terrestre. A pirita é o FeS2, acompanhado de impurezas. Na
fabricação do H2SO4 a partir da pirita, todo o enxofre do
FeS2 é convertido em H2SO4. Sabendo que uma
indústria utiliza uma pirita com 80% de FeS2 e que o rendimento do
processo é de 75%, qual a quantidade dessa pirita necessária à fabricação de
490 toneladas (t) de H2SO4? Massas molares em g/mol: H =
1,0; O = 16; S = 32; Fe = 56.
A) 120t
B) 98t
C) 300t
D) 400t
E) 500t
12) (SISTEMA ETAPA DE ENSINO ) Emitidas pelos órgãos responsáveis pela
preservação do meio ambiente. Já há alguns anos os automóveis novos são dotados
de catalisadores que possibilitam a conversão de gases poluentes A, B, etc.,
emitidos pelo escapamento, em gases não tóxicos C, D, etc.
Os gases A, B, C, D, etc., mencionados
podem ser:
Resp: D
13) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
Combustíveis orgânicos liberam CO2 em sua combustão. O aumento da
concentração de CO2 na atmosfera provoca um aumento do efeito
estufa, que contribui para o aquecimento do planeta. A tabela abaixo informa o
valor aproximado da energia liberada na queima de alguns combustíveis
orgânicos, a 25°C.
Tendo em vista unicamente o
problema do efeito estufa, para produzir uma mesma quantidade de energia, qual
o pior
combustível?
A) Etanol
B) Metano
C) Metanol
D) Octano
E) Etanol ou octano,
indiferentemente.
14) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
A água oxigenada vendida no comércio é uma solução aquosa de H2O2 e a sua
concentração é comumente expressa em “volumes”. Exemplos: Água oxigenada de 10
“volumes” Água oxigenada de 30 “volumes” Quando dizemos água oxigenada de x
“volumes”, significa que 1L dessa água oxigenada pode fornecer xL de O2(g) nas CNTP
(condições normais de temperatura e pressão) pela decomposição total do H2O2
nele contido, segundo a reação:
2H2O2 → 2H2O + O2(g)
Qual a massa de H2O2 que uma indústria
utiliza para produzir 100L de uma água oxigenada de 28 “volumes”?
Volume molar nas CNTP = 22,4L/mol
Massas molares em g/mol: H = 1,0; O =
16
A) 28kg
B) 8,5kg
C) 17kg
D) 3,4kg
E) 6,8kg
15) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
Depois do ar, a água é a substância que nos é mais familiar e talvez seja a
mais peculiar encontrada na Terra. Além de ser o único composto mineral do
planeta que é encontrado no estado líquido, apresenta outras características
surpreendentes.
Uma delas é o seu comportamento
durante a solidificação, pois é uma das únicas substâncias em que, na
ocorrência desse fenômeno, o sólido formado (gelo) flutua sobre o líquido —
enquanto, para a grande maioria das substâncias, o sólido formado
precipita e fica recoberto pelo líquido ainda não solidificado.Quando numa dada
região a temperatura do ar atinge valores muito abaixo de 0°C (por exemplo,
–20°C, –30°C, …), esse comportamento peculiar da água durante a solidificação,
pelo menos indiretamente, é responsável pelo(a):
A) manutenção do pH da água dos mares,
rios e lagos da região.
B) manutenção da concentração de NaCl
na água dos mares, rios e lagos da região.
C) aumento da capacidade térmica da
água dos mares, rios e lagos da região.
D) precipitação de cátions de metais
pesados que contaminam a água dos mares, rios e lagos da região.
E) manutenção da vida
dos seres aquáticos dos mares, rios e lagos da região.
16) (SISTEMA
ETAPA DE ENSINO )
A embalagem de um herbicida usado em
hortaliças indica que cada 500g do produto devem ser dissolvidos em 5 litros de
água. Por engano, um agricultor dissolveu 100g em 2 litros de água e somente
percebeu o erro após haver utilizado a metade da solução. Uma das formas de
corrigir a concentração do restante da solução seria adicionar:
Água (litros) Herbicida (gramas)
A) 1 0
B) 0 50
C) 1 50
D) 1 100
E) 0 100
17) (SISTEMA ETAPA DE ENSINO ) Observe os sistemas:
Com
relação a esses sistemas, podemos afirmar:
I — A
fase líquida em A pode ser álcool ou mistura de álcool e água, mas não
pode ser água.
II —
A fase líquida em B pode ser água ou mistura de álcool e água, mas não
pode ser álcool.
III —
A fase líquida em C obrigatoriamente é uma mistura de álcool e água.
Está(ão)
correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) I, II e III.
B) I
e II, somente.
C)
III, somente.
D) II
e III, somente.
E) I,
somente.
18) (SISTEMA ETAPA DE ENSINO ) Com relação a esses mesmos sistemas,
podemos afirmar:
I — A
fusão parcial do gelo em A pode levar à situação representada em C.
II —
A fusão parcial do gelo em B pode levar à situação representada em C.
III —
A adição de água ao sistema B pode levar à situação representada em C.
IV —
A adição de álcool ao sistema B pode levar à situação representada em C.
Quando
dizemos “pode levar à situação representada em C”, não estamos
levando em conta as quantidades dos componentes
representadas
no sistema C, mas apenas a situação nele representada.
Está(ão)
correta(s) a(s) afirmação(ões):
A) I e IV, somente.
B) II
e III, somente.
C)
III e IV, somente.
D) I,
somente.
E)
II, somente.
19) (SISTEMA ETAPA DE ENSINO ) As figuras abaixo mostram a
abundância, em massa, dos elementos químicos na crosta terrestre e no
corpo humano.
Dadas as massas atômicas
H = 1,0u; C = 12,0u e O = 16,0u, afirma-se:
I — Tanto no corpo
humano como na crosta terrestre, os átomos mais abundantes são os do elemento
químico oxigênio.
II — No corpo humano,
para cada três átomos de carbono há oito átomos de oxigênio (aproximadamente).
III — A maior parte da
crosta terrestre, em massa, é constituída de óxido e oxissais do silício
(sílica e silicatos).
Dessas afirmações,
podemos apontar como correta(s):
A) I, II e III.
B) II e
III, somente.
C) I, somente.
D) II, somente.
E) III, somente.
20) (SISTEMA ETAPA DE
ENSINO )
Atualmente a adoção de medidas de proteção ao meio
ambiente contra os poluentes vem sendo exigida por lei em um número cada vez
maior de países. Uma das maneiras de impedir que o dióxido de enxofre, liberado
na queima de combustíveis fósseis, seja lançado na atmosfera é fazer com que
esse gás, em mistura com ar, passe através do sólido óxido de magnésio
aquecido. Ocorre então a reação:
óxido de magnésio + dióxido de
enxofre + oxigênio (ar) → P
P = produto sólido não
poluente
Sabe-se que:
I. 32g de enxofre + 32g
de oxigênio → 64g de dióxido de enxofre
II. 40g de óxido de
magnésio + 64g de dióxido de enxofre + 16g de oxigênio → 120g de P
Qual a massa de óxido de
magnésio necessária para absorver todo o dióxido de enxofre liberado na queima
de uma tonelada
de carvão contendo 1,6%
em massa de enxofre?
A) 20 kg
B) 16 kg
C) 32 kg
D) 10 kg
E) 40 kg
Pelo Prof. Eudo Robson
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