VAMOS CONHECER UMA BATERIA DE AUTOMÓVEL EM SEU INTERIOR, COMO ELA É ?
Acumulador de Chumbo, também conhecido como bateria chumbo-ácida, foi inventado
pelo francês Gaston
Planté em 1859. É uma associação de pilhas (chamadas de elementos, na
linguagem da indústria de baterias) ligadas em série
A visão lateral de uma bateria com corte na lateral, onde já se vê 3 pilhas.
A tensão
elétrica de cada pilha é de aproximadamente 2 volts. Uma bateria de pilhas, que é a mais comum nos carros modernos, fornece uma tensão eletricidade 12V.A
bateria de chumbo-ácido é constituída de dois eletrodos;
Não abra uma bateria sem o acompanhamento de um...
um de chumbo esponjoso e o outro de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico com densidade aproximada de 1,28g/mL dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. Esta liga é mais resistente à corrosão que o chumbo puro.
profissional qualificado e , sem a devida proteção. ( Aqui a tampa da bateria é retirada para podermos ver as pilhas .
Quando o circuito externo é fechado, conectando eletricamente os terminais, a bateria entra em funcionamento (descarga), ocorrendo a semi-reação de oxidação no chumbo e a de redução no dióxido de chumbo
Na tampa dá para ver os eletrodos e as 6 tampinhas das pilhas, além do visor da solução de ácido sulfúrico.
No acumulador, o chumbo é o ânodo enquanto que o dióxido de chumbo é o cátodo. As reações químicas que acontecem durante a descarga são:
Ânodo:
§ Pb(s) + H2SO41-(aq) + H2O(l) ⇒ PbSO4(s) + H3O1+(aq) + 2e-
Cátodo:
§ PbO2(s) + 3H3O1+ (aq) + HSO4-1 (aq) + 2e- ⇒ PbSO4(s) + 5H2O(l)
Reação Total:
§ Pb(s) + PbO2(s) + 2H3O1+(aq) + 2HSO41-(aq) ⇒ 2PbSO4(s) + 4H2O(l)
Aqui vemos a retirada dos elementos de cada pilha.
A reação do cátodo e do ânodo produzem sulfato de chumbo (PbSO4), insolúvel que adere aos eletrodos. Quando um acumulador está se descarregando, ocorre um consumo de ácido sulfúrico, assim diminui a densidade da solução eletrolítica (água e ácido sulfúrico).
Deste modo medindo-se a densidade da solução eletrolítica pode-se saber qual a magnitude da carga ou descarga do acumulador (a densidade tem relação com a quantidade de ácido sulfúrico presente na mistura).
Os acumuladores tem a vantagem de poderem ser recarregados. Isso é possível graças aos íons móveis que, ao receberem energia elétrica, invertem a reação química de descarga (reação não espontânea), regenerando os reagentes. Quando são recarregados, esses acumuladores precisam ser monitorados, pois quando recarregados, liberam gases perigosos como hidrogênio e oxigênio, com a eletrólise da água no eletrólito. Se for recarregado demais, o dispositivo pode explodir.
Para o acumulador recarregar faz-se passar corrente contínua do eletrodo de dióxido de chumbo para o de chumbo o que resulta na inversão das reações. Neste processo o ácido sulfúrico é regenerado; por isso a porcentagem de ácido sulfúrico indica o grau de carga ou descarga do acumulador.
Aqui vemos os espaços onde cada pilha é colocada.
Quando está descarregado, o acumulador tem placas de sulfato de chumbo e o eletrólito diluído. Já quando está carregado, possui placas de chumbo e óxido de chumbo, imersas em ácido sulfúrico aquoso.
Durante o funcionamento normal de um automóvel, a bateria fornece eletricidade para dar partida; para acender os faróis; ligar o rádio,limpador de pára-brisa, luzes de direção, buzina, etc. e recebe energia do gerador para se recarregar
A mesma malha sem a proteção plástica que retém o eletródo de dióxido de chumbo em
pó.
Aqui o eletrodo de chumbo sem a parte esponjosa que a torna mais resistente à corrosão.
FONTES DAS IMAGENS
Arquivo do Professor Eudo Robson
FONTES DOS TEXTOS
Professor Eudo Robson
pt.wikipedia.org
AGRADECIMENTO ESPECIAL
LOJA ALÔ BATERIAS - Na pessoa do proprietário ADRIANO GONÇALVES pela cessão da bateria , assim como da limpeza , do desmembramento ( abertura da bateria ) e desinfecção.
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