segunda-feira, 3 de agosto de 2020

REVISÃO PARA A OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS - FUNDAMENTAL

O texto abaixo será utilizado nas questões 01 e 02.

Uma pesquisa realizada em parceria entre uma empresa e duas universidades públicas levou ao desenvolvimento de “chumbadas ecológicas”. Isentas de chumbo, elas são fabricadas com um material totalmente inerte (argila, areia e pó de pedra ferro) encontrado no fundo dos rios e lagos. Menos denso que o chumbo, o material tem sido usado na fabricação de objetos usados na pescaria com varas e na montagem de redes de pesca. Além de serem mais baratas que as chumbadas tradicionais, preparadas a partir de reciclagem de baterias automotivas, outra vantagem atribuída ao seu uso está no impacto na natureza. Caso sejam perdidas nas pescarias, após 6 meses elas começam a se degradar e depois de 3 anos estão totalmente dissolvidas e integradas ao fundo do rio.

01. A realização dessa pesquisa para fins pesqueiros foi estimulada para substituir o uso do

a) Cu.

b) Fe.

c) Pb.

d) Sb.

02. A partir das informações disponibilizadas no texto, é correto afirmar que

a) uma chumbada tradicional utiliza um metal pesado, o chumbo, que pode ser facilmente fundido e sem riscos.

b) tanto a chumbada ecológica quanto a chumbada tradicional utilizam substâncias compostas como principais constituintes químicos.

c) a chumbada tradicional apresenta uma vantagem em relação à chumbada ecológica porque a matéria-prima para a sua fabricação é de fonte renovável.

d) uma chumbada ecológica de 100g tem um volume maior do que uma chumbada tradicional porque é fabricada com um material menos denso que o chumbo.

03.Que tipo de produto alimentício apresenta a informação nutricional indicada no rótulo mostrado abaixo?

 

a) biscoito de morango

b) bolacha água e sal

c) suco de uva integral

d) requeijão cremoso

04. A imagem abaixo trata da largada de uma corrida de cavalos. Abaixo existem três proposições que tentam associar as leis de Newton a aspectos da largada.

I. 1ª Lei de Newton: Os cavalos não sairiam do repouso se nenhum corpo externo aplicasse força neles.

II. 2ª Lei de Newton: Os cavalos aumentam o ritmo da respiração por causa do gasto de energia exigido na largada.

III. 3ª lei de Newton: Os cavalos empurram o solo para trás para que adquiram uma força para frente.

Quais proposições acima apresentam aspectos que se relacionam diretamente ao que está proposto nos enunciados das leis citadas?

a) as proposições I e II

b) as proposições I e III

c) as proposições II e III

d) Todas as proposições.

05. O bicarbonato de potássio, KHCO3, decompõe-se conforme equação abaixo quando a temperatura assume um valor acima de 100ºC e abaixo de 120ºC.

           2 KHCO3(sólido) → K2CO3(sólido) + H2O + CO2(gasoso)

Ele é muito usado nos extintores, pois, lançado sobre o corpo em chamas, ele libera o gás carbônico que expulsa o oxigênio.

Sem oxigênio para reagir com o combustível, a combustão cessa. Baseado no enunciado e nos seus conhecimentos gerais, determine a proposição verdadeira.

a) Como o H2O surge em um ambiente acima de 100ºC, ele estará no estado líquido.

b) se a combustão cessar totalmente, a reação química acima deixará de acontecer.

c) O extintor está na mesma temperatura que a amostra em combustão.

d) nos EUA, onde a temperatura ambiente média possui o valor de 220°F, o bicarbonato de potássio iria se decompor dentro dos extintores.

06. O Parque Nacional de Yellowstone é um parque norte-americano localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Ele é famoso pela sua variedade de vida selvagem e, especialmente, pelos seus gêiseres e suas fontes termais. A razão para a existência das fontes de água aquecida se dá pela geologia do local que possui uma largura da crosta terrestre de 64 km, mais fina do que a largura média do restante da terra de 144 km. Dessa forma, o magma não se encontra distante da superfície em Yellowstone, transferindo assim calor para as rochas e os reservatórios de água. Esta água superaquecida dissolve diversos minerais e é forçada para cima através das fissuras nas rochas, surgindo na superfície como gêiseres e fontes termais. Ainda neste fenômeno, a água “atirada” na superfície carrega, por exemplo, carbonato de cálcio dissolvido que é depositado ao redor dos gêiseres formando calcário. Além disso, o ambiente aquecido favorece o crescimento de colônias de bactérias termófilas (com afinidade por temperatura) que possuem cores brilhantes. Estas bactérias crescem numa faixa de temperatura, em geral, de 50 °C a 70 °C, e diferentes bactérias possuem diferentes cores devido a pigmentos, tais como, carotenoides e clorofilas. Algumas das bactérias são anaeróbicas e usam o enxofre do ambiente, ao invés do oxigênio, no processo de respiração. Com base no texto acima relativo ao complexo ecossistema citado e a partir dos seus conhecimentos, assinale a opção CORRETA:

a) O ambiente aquecido favorece a proliferação das bactérias citadas, no entanto, é provável que maiores concentrações de minerais sejam prejudiciais às colônias. b) os fenômenos: aquecimento da água pelo magma; dissolução dos minerais pela água; e respiração anaeróbica das bactérias são processos químicos.

c) Através do texto podemos inferir que a solubilidade do carbonato de cálcio diminui com o aumento de temperatura.

d) O calcário citado no texto corresponde a uma mistura heterogênea formada pela precipitação de sais no ambiente exterior aos gêiseres.

07. Os seres vivos são o resultado de uma longa evolução química, a qual precedeu a evolução biológica. Esta hipótese, inicialmente introduzida pelo bioquímico Oparin, em 1924, e pelo biólogo Haldane, em 1929, postula que a vida se originou na Terra depois de uma longa evolução de moléculas simples até mais complexas. O experimento clássico de Miller foi a primeira evidência experimental que a hipótese de OparinHaldane poderia estar correta. No experimento, Miller usou uma mistura dos gases metano (CH4), amônia (NH3) e hidrogênio (H2) para simular a atmosfera primitiva, gerando faíscas que simulariam os raios que funcionariam como fonte de energia para as reações químicas. A análise química da solução aquosa obtida no experimento detectou a existência de aminoácidos demonstrando assim a formação de compostos orgânicos de interesse biológico em condições similares às da atmosfera terrestre primitiva. Apesar disto, o experimento de Miller não é mais considerado representativo para os processos químicos ocorridos há bilhões de anos, uma vez que seu modelo de atmosfera primitiva não se encaixa como modelo considerado atualmente. Entretanto, o experimento citado iniciou o desenvolvimento da pesquisa experimental sobre evolução química e as origens da vida, a chamada química prebiótica.

 

Analisando aspectos relacionados ao experimento de Miller e à Figura mostrada, assinale a opção CORRETA:

a) os gases da atmosfera primitiva, simulada por Miller, são todas substâncias simples.

b) dentre os equipamentos mostrados na Figura, o condensador é essencial para a aparelhagem relativa à destilação simples, bastante usada em laboratórios de Química.

c) Entre os fenômenos observados no experimento de Miller, temos apenas transformações químicas.

d) A mistura de gases da atmosfera primitiva corresponde a um sistema heterogêneo onde é possível identificar diferentes fases.

08. Sabemos que ao longo do ano o céu vai lentamente mudando de aspecto e que algumas constelações só podem ser vistas em algumas épocas do ano como, por exemplo, a Constelação do Escorpião que é uma constelação típica do nosso inverno. A mesma coisa acontece com os planetas. Em algumas épocas podemos ver alguns à noite e em outras épocas eles podem estar no céu durante o dia claro e assim não conseguimos vê-los. Alguns planetas estão mais próximos do Sol do que a Terra e por esse motivo só conseguimos vê-los no céu ou no começo da noite ou pouco antes do nascer do Sol. Pensando nisso responda, existe alguma época do ano em que podemos ver o planeta Vênus à meianoite?

a) sim, sempre.

b) sim, mas depende da época do ano.

c) sim, mas apenas quando está acontecendo um eclipse solar total.

d) nunca.

09. A histoplasmose é uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum transmitida pela via respiratória através da inalação de esporos e fragmentos de micélios fúngicos, e afeta principalmente os pulmões. Com relação ao organismo causador desta doença, assinale a alternativa CORRETA:

a) Ele é procarionte e unicelular.

b) Ele apresenta parede celular de quitina.

c) Ele pode ser eliminado do organismo hospedeiro por tratamento com antibióticos bactericidas.

d) sua taxa de crescimento e reprodução aumentam em ambientes secos e frios.

10. Será que é possível comparar as forças dos animais a partir de suas dimensões? Quanto maior a área da superficial do animal e menor o seu volume, existe uma tendência do animal produzir forças de intensidades maiores que seu próprio peso. Essas relações dão origem ao fator de força que é definido por:

Se o fator de força de um animal é 20 e o de outro é 2, o primeiro produz 10 vezes mais força que o segundo. Uma formiga, por exemplo, possui um volume igual ao de um cubo de 1 cm de aresta e uma área igual à área de um quadrado de 8 cm de lado. Já um gato possui um volume igual a um cubo de 10 cm de aresta e uma superfície igual à área de um quadrado de 40 cm de lado. Baseado no fator de força, quantas vezes a formiga é mais forte que o gato?

a) 20

b) 40

c) 50

d) 80

11. Nas reações que acontecem com os seres vivos na natureza, muitas vezes o produto resultante delas acaba servindo de reagente para outras reações que irão afetar outros seres vivos. Como exemplo temos abaixo a figura abaixo que representa a Fotossíntese realizada pelas plantas de um modo geral:

O número 1 indica uma substância que foi produzida e liberada para o meio ambiente durante a fotossíntese, enquanto o número 2 indica uma substância captada do meio externo pela folha por ser necessária à realização desse processo.

Essas substâncias são, respectivamente,

a) gás oxigênio e gás carbônico.

b) gás hidrogênio e clorofila.

c) gás nitrogênio e álcool.

d) gás metano e oxigênio.

12. A vida do ser humano é permeada de diversas transformações químicas, que em seu conjunto é chamado de metabolismo. Como a biologia é uma ciência intensamente integrada, conceitos da física, como energia, também podem ser empregados para estudarmos o funcionamento dos seres vivos. Tome como exemplo o salto de um atleta numa competição de natação. Num primeiro momento, esse atleta estava parado, numa altura H em relação ao nível do mar . Depois de alguns segundos, o atleta pula, até que atinge uma altura H/2, depois de ter realizados diversas manobras

Quais as transformações de energia que ocorrem entre esses dois momentos, tomando como sistema o corpo do atleta?

a) num primeiro momento, há energia potencial gravitacional e energia química. Depois, há energia cinética, energia potencial gravitacional e energia química.

b) num primeiro momento, há energia cinética, que é transformada em energia química.

c) num primeiro momento, há somente energia potencial gravitacional, que é transformada em energia cinética.

d) Energia potencial gravitacional e energia química são transformadas em energia elétrica.

13. A força gravitacional que a Lua produz e o movimento da Terra entorno do centro de massa Lua + Terra geram uma deformação elíptica na camada de água que formam os oceanos, concentrando água nos locais mais próximo e mais afastados da Lua, conforme figura. Se a Lua estivesse parada, deveriam ocorrer duas marés altas e duas marés baixas (um ciclo de maré) por dia nas regiões à margem dos oceanos.

Entretanto, em 30 dias, são registrados apenas 26 ciclos de maré. Essa diferença ocorre porque:

a) a translação da Lua em torno da Terra segue o mesmo sentido que a rotação da Terra.

b) a translação da Lua em torno da Terra segue o sentido oposto ao da rotação da Terra.

c) a rotação da Lua segue o mesmo sentido que a rotação da Terra.

d) a rotação da Lua segue o sentido oposto ao da rotação da Terra.

 

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON


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