a) modelo atômico.
b) órbita.
c) orbital.
d) prótons.
e) nêutrons.
02. (SSA-2014/2015). Observe a charge a seguir:
Considerando
o contexto da charge, analise as afirmativas a seguir:
I.
A expressão “fundir” foi utilizada no sentido de passar as espécies químicas
Sódio (Na) e Cloro (Cl2) do estado sólido para o líquido.
II.
Sua mensagem faz menção a um produto formado por ligação iônica.
III.
Seu sentido lógico está associado ao fato de que átomos de cloro e sódio se
ligam, formando uma espécie estável em função de possuírem eletronegatividades
semelhantes.
Está
CORRETO o que se afirmar, apenas, em
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III
03. (SENAC/SP - 2015). Os físicos usaram de muita
imaginação para considerar a ideia de átomo, formulando alguns modelos. O
modelo mais aceito no início do século XX, conhecido como “pudim de
ameixas”, propunha uma esfera de carga positiva e de massa uniformemente
distribuída, onde cargas negativas estariam incrustadas, como ameixas
num pudim.
Segundo outro modelo,
baseado na descrição da trajetória de partículas radioativas alfa ao atingir
finas folhas de metal, o átomo deveria ter quase toda a sua massa
concentrada num diminuto núcleo com carga positiva, em torno do qual girariam
os elétrons com carga negativa. Porém, o problema é que, de acordo
com a física clássica, os elétrons deveriam perder energia e cair para o
núcleo.
Para solucionar esta
dificuldade teórica, baseando-se nos comprimentos de onda das raias do espectro
do hidrogênio, foi formula do novo modelo atômico, no qual:
1. Cada elétron só pode
ocupar determinada órbita, onde permanece indefinidamente sem emitir radiação.
2. Ao absorver ou ao emitir
um fóton de energia, o elétron salta para órbitas bem determinadas.
A sequência acima descrita
corresponde, respectivamente, aos modelos de
a) Thomson,
Bohr e Rutherford.
b) Thomson,
Rutherford e Bohr.
c) Bohr,
Rutherford e Thomson.
d) Rutherford,
Thomson e Bohr.
e) Rutherford,
Bohr e Thomson
04). A
experiência de Rutherford (1911 – 1913), na qual uma lâmina delgada de ouro foi
bombardeada com um feixe de partículas, levou à conclusão de que
a) a carga positiva do
átomo está uniformemente distribuída no seu volume.
b) a massa do átomo está
uniformemente distribuída no seu volume.
c) a carga negativa do
átomo está concentrada em um núcleo muito pequeno.
d) a carga positiva e quase
toda a massa do átomo estão concentradas em um núcleo muito pequeno.
e) os elétrons, dentro do
átomo, movem-se somente em certas órbitas, correspondentes a valores bem definidos
de energia.
05). A charge, de forma humorada, revela um aspecto da presença do
elemento químico hidrogênio na tabela periódica.
Essa alusão
deve-se ao fato de o hidrogênio não ter família é de:
a) possuir tendência em formar ligações covalentes com
os elementos metálicos, como o sódio, o potássio e o alumínio.
b) possuir, preponderantemente, a mesma tendência de ligação química que os
metais do primeiro grupo formando o íon H+.
c) ser um elemento representativo, do tipo metal,
cujas características se assemelham aos metais alcalinos.
d) ser
inserido no grupo I da tabela periódica devido à sua configuração eletrônica,
porém, com tendência de ligação química semelhantes ao flúor.
06. (FUVEST
SP).
Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar
seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de
elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses
elementos.
– É produzido, a partir da bauxita, por um processo que
consome muita energia elétrica. Entretanto, parte do que é produzido, após
utilização, é reciclado.
– É o principal constituinte do aço. Reage com água e
oxigênio, formando um óxido hidratado.
– É o segundo elemento mais abundante na crosta
terrestre. Na forma de óxido, está presente na areia. É empregado em
componentes de computadores.
– Reage com água, desprendendo hidrogênio. Combinase com
cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha.
– Na forma de cátion, compõe o mármore e a cal.
Os nomes dos estudantes, na ordem em que estão
apresentadas as mensagens, podem ser:
a) Silvana, Carlos, Alberto, Nair, Fernando.
b) Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos.
c) Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair.
d) Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos.
e) Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair.
07.
(PUC RS). Analise a informação e as afirmativas a seguir. A
Classificação Periódica dos Elementos é importante ferramenta dos químicos.
Sobre esse assunto, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Os elementos prata e chumbo apresentam,
respectivamente, massa atômica aproximada de 108 e 207.
II. Com exceção do hidrogênio, os elementos da
extremidade esquerda da tabela periódica são metais de transição.
III. Na tabela periódica atual, os elementos são
organizados em função do seu número atômico.
IV. Em geral, elementos representativos de mesmo grupo da
tabela periódica apresentam massas atômicas similares. São corretas somente as
afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
08. (OSEQUIM-Jr-2011). Tungstênio
e argônio são utilizados, respectivamente, como constituintes do
a) filamento e do gás inerte de lâmpadas incandescentes.
b) recipiente plástico e do comprimido efervescente usado
contra azia.
c) material metálico e do gás combustível de cilindros
usados na soldagem de peças de ferro.
d) vidro e do líquido de termômetros usados em
residências, para verificar a temperatura ambiente.
09. (OSEQUIM-Jr-2011). Observe
as informações sobre os elementos químicos indicados abaixo.
De acordo com dados apresentados, é CORRETO afirmar que
a) ao ganhar um elétron um átomo de flúor se torna um
átomo de neônio.
b) ao ganhar um elétron um átomo de sódio se torna um
átomo de neônio.
c) a formação do composto NaF é energeticamente mais
favorável do que a do NeF.
d) os três elementos químicos indicados pertencem ao mesmo
período da tabela periódica.
10. (ERSHC-2018). Na charge abaixo temos a menção de ...
a) um elemento químico que é perigoso a saúde.
b) uma substância simples tri atômica.
c) uma espécie química com ligações iônicas.
d) uma base com pH alto.
e) um ácido que é perigoso a saúde.
GABARITO:
1 – C
2 – B
3 – B
4 – D
5 – D
6 – B
7 – B
8 – A
9 – C
10 - E
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