sábado, 17 de maio de 2014

QUESTÕES SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS

REVISÃO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
1.(ERSHC- 2014) Observe a coluna de fracionamento abaixo:

É correto afirmar que:

a) É ideal para fracionamento de misturas heterogêneas líquido-líquido.
b) Quem chega no alto da coluna são compostos de ponto de ebulição baixo.
c) Quem chega no alto da coluna são compostos de ponto de ebulição alto.
d) É ideal para fracionamento de misturas heterogêneas líquido-sólido.
e) É ideal para fracionamento de misturas homogêneas sólido sólido

2.(ERSHC- 2014) A aparelhagem para separação de misturas é esquematizado abaixo. De acordo com ela assinale a única alternativa falsa.


a) O condensador usado é do LIEBIG (cano reto) e serve para refrigerar gases.
b) A saída de água do condensador é morna devido a troca de calor com o gás.
c) O ponto de ebulição é um fator muito importante.
d) O gás refrigerado é coletado devidamente por um erlenmayer.
e) No lugar de um bico de Bunsen está sendo usado um aquecedor elétrico.

3.(ERSHC- 2014) Sobre o aparelho de destilação abaixo é correto afirmar:

a) É um aparelho que fabrica líquidos destilados como cachaça uísque e vinho.
b) É um aparelho que fabrica líquidos destilados como pingas e cerveja.
c) É um aparelho que fabrica líquidos decantados como cachaças e uísques.
d) É um aparelho que fabrica líquidos filtrados como cervejas e vinhos.
e) É um aparelho que fabrica líquidos destilados uísque , vodca e tequila

4.(ERSHC- 2014) Nas gravuras a seguir, sobre a destilação de misturas. Apenas uma é falsa.



a) São equipamentos de purificação de substâncias.
b) São equipamentos ultrapassados  mas ainda muito usados nas destilarias de bebidas alcoólicas.
c) São equipamentos denominados de retortas e numa delas o resfriamento dos gases é feito com água correte.
d) Uma das fontes de calor é um forno elétrico.
e) Não há resposta errada.

5.(ERSHC- 2014) De acordo com o gráfico da coluna de fracionamento:

a) A gasolina de avião é menos volátil que a gasolina.
b) o querosene é menos pesado dos que o que o óleo combustível.
c)  o asfalto é mais volátil que o pinche.
d)  óleo lubrificante e parafina tem densidades diferentes.
e)  a substância petróleo entra na coluna após aquecimento.


6.(ERSHC- 2014) Nas salinas onde obtemos sal para o nosso cotidiano sabemos que:


a) A área é sempre grande e profundidade baixa para acelerar a decantação do sal.
b) A área é sempre grande e profundidade alta para obter mais sal da água do mar.
c) É ideal para separa misturas homogêneas (S+L) onde o líquido é descartado.
d) É ideal para separa misturas heterogêneas (S+L) onde o líquido é descartado.
e) É ideal para separa misturas homogêneas (S+S) onde o sólido é aproveitado

7.(ERSHC- 2014) É exemplo de mistura homogêneas sempre:

a) mistura entre gases
b) mistura de sal e álcool
c) mistura de sal e açúcar
d) 1L de água e 4 cubos de gelo
e) gás hélio e poeira.

8.(ERSHC- 2014) Não é exemplo de mistura homogênea.

a) Ar atmosférico filtrado.
b) Água do mar (alto mar)
c) Água dos rios filtrada
d) Solo preparado para plantação de cana.
e) Água mineral gelada.


9.(ERSHC- 2014) Os alquimistas, os grandes personagens do pensamento hermético e esotérico então, anotavam suas investigações em códigos e as chaves decifradoras só eram conhecidas pelos iniciados. Com isso muitos alquimistas se separavam da sociedade, formando seitas secretas e seu engajamento era feito através de juramentos terríveis, mantidos e obedecidos até hoje. Analisando o texto e afigura abaixo podemos concluir que:


a) Esta chave servia para protegê-los da perseguição da igreja da época, que os acusava de fazer pacto com o diabo.
b) Neste laboratório não conseguimos encontrar retortas.
c) este laboratório em nada se parece com os atuais,pois não há nada para pulverizar sólidos.
d) As seitas secretas e seu engajamento era feito através de juramentos, que só foram descobertos nos dias de hoje.
e) Os alquimistas se separavam da sociedade, apenas para formar suas seitas secretas

10.(ERSHC- 2014) A palavra alquimia, Al-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". A transmutação de qualquer metal em ouro, o elixir da longa vida são na realidade coisas minúsculas diante da compreensão do que somos. A Alquimia é a busca do entendimento da natureza, a busca da sabedoria, dos grandes conhecimentos e o estudante de alquimia é um andarilho a percorrer as estradas da vida. O verdadeiro alquimista é um iluminado, um sábio que compreende a simplicidade do nada absoluto. É capaz de realizar coisas que a ciência e tecnologias atuais jamais conseguirão, pois a Alquimia está pautada na energia espiritual e não somente no materialismo e a ciência a muito tempo perdeu este caminho. A Alquimia é o conhecimento máximo, porém é muito difícil de ser aprendida ou descoberta. Podemos levar anos até começarmos a perceber que nada sabemos, vamos então começar imediatamente, pois o prêmio para os que conseguirem é o mais alto de todos. Na imagem abaixo temos um alquimista no momento da descoberta do elemento fósforo, com base no texto e na imagem assinale alternativa errada.



a) A arte hermética da alquimia já nasceu em lenda e mistério. Mais de dois mil anos antes do início da nossa era, os babilônios e os egípcios, procuravam obter ouro artificialmente, interessavam-se pela transformação dos metais em ouro.
b) Nessa época, a prática da alquimia era realizada sob o mais absoluto dos segredos, pois era considerada como uma ciência oculta.
c) A transmutação de qualquer metal em ouro, o elixir da longa vida são na realidade coisas minúsculas diante da compreensão do que somos.
d) A Alquimia está pautada na energia espiritual e no materialismo por que a ciência a muito tempo perdeu este caminho
e) O verdadeiro alquimista é um iluminado, um sábio que compreende a simplicidade do nada absoluto

11.(ERSHC- 2014) Analisando cuidadosamente as figuras abaixo podemos afirmar que:


a) Não há nada parecido com um pistilo nas figuras.
b) Não há nenhum equipamento de destilação nas figuras.
c) Nada que se pareça com uma lamparina ou bico de Bunsen.
d) Com certeza há uma pisseta.
e) A análise e a observação fazem a base da ciência.

12.(ERSHC- 2014) O esquema mostra o interior de uma coluna de fracionamento, com uma série de pratos no seu interior. A função destes pratos é:
  

GABARITO
1-B, 2-D, 3E, 4-D, 5-B, 6-C, 7-A, 8-A, 9-A, 10-D, 11- E, 12 - 

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