domingo, 17 de março de 2013

TORNADO DE FOGO

CUIDADO ! ESTA EXPERIÊNCIA PODE PROVOCAR INCÊNDIO, QUEIMADURAS E INTOXICAÇÃO, PORTANTO DEVE SER REALIZADA SOB SUPERVISÃO DE PROFISSIONAL QUALIFICADO.

Os componentes da equipe que construíram o mecanismo.
Artefato obrigatório durante a realização da experiência.
Aspecto interno da coluna, onde se vê  um pequeno recipiente no qual será colocada a estopa embebecida de combustível (álcool, querosene ou similares). Cuidado na escolha do combustível e na quantidade. No caso em tela foi utilizado o álcool etílico. Uma tampa cheia de álcool como medida. Este bastão que é visto no canto inferior direito é o abafador,utilizado para apagar o fogo.
A manivela é adaptada a uma roldana. Nela, uma correia conectada a um quadrado de madeira contendo uma coluna feita de tela de arame.  
A tela de arame está fixada com quatro suportes metálicos. Retirado o abafador, ateia-se fogo e gira-se a manivela.
Nota-se que, à medida que a coluna gira, o tornado se forma.
Aqui contempla-se o tornado com 1 metro de altura. Ele pode atingir alturas maiores, todavia recomenda-se cuidado, as medidas devem ser alteradas.

O QUE FAZ O TORNADO DE FOGO SE FORMAR DENTRO DA COLUNA?

Rodar a base do fogo não causa um efeito interessante, mas quando um tubo formado por uma rede é colocado em volta da chama podemos perceber a mudança das labaredas simples para o redemoinho de fogo.
A explicação é muito simples: a redinha se choca com o ar e faz esse ar rodar em volta do fogo. Como os gases das chamas estão subindo, o encontro com o ar rodando acaba formando um movimento em espiral, o tornado.
É interessante observar que o fogo fica mais forte na hora que o tornado se forma, pois o calor se concentra em uma região menor do que quando ele não está rodando e isso faz com que a temperatura aumente, fazendo o fogo ficar mais forte.
Além disso, quando o tornado acontece, mais ar entra dentro do fogo e esse ar, rico em oxigênio, alimenta o fogo, ajudando o tornado a ficar mais forte!

DADOS TÉCNICOS e MATERIAIS NECESSÁRIOS

Medida da base retangular -  1,50m
Medida da base quadrada - 60cm
Altura da tela de arame - 1,20m
Uma correia de automóvel.
Duas roldanas de qualquer medida.
Uma lata de cera de automóvel.
Uma tampa da lata de cera para o abafador
Um extintor de incêndio

OBSERVAÇÃO: Todos estes materiais podem ser substituídos e adaptados. As medidas podem variar conforme o tamanho da coluna desejada.

FONTES DAS IMAGENS

Professor : Eudo Robson

FONTE DOS TEXTOS

Professor : Eudo Robson
http://www.uhull.com.br

AGRADECIMENTO

Aos alunos do 1º ano A do Colégio Módulo pela dedicação e interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário