quarta-feira, 22 de abril de 2015

A TABELA PERIÓDICA !


QUESTÕES DE TABELA PERIÓDICA

01- (UFPEL-2006) Sempre foi uma preocupação dos cientistas organizar os elementos químicos, isto é, agrupá-los de forma que fossem possíveis previsões de suas propriedades. Assim, apareceram, no decorrer dos anos, várias classificações dos elementos químicos sendo que a mais importante surgida antes da atual foi devida a Dimitri Mendeleev. Em sua tabela, inclusive, deixou espaços vazios (futuramente preenchidos), prevendo a descoberta de elementos na época (1869) desconhecidos.

Sobre a classificação periódica moderna (atual) dos elementos químicos, é correto afirmar que nela:

a) Os elementos químicos, sem exceção, estão dispostos em ordem crescente de massas atômicas.
b) Os átomos dos elementos da série dos lantanídeos, como regra geral, apresentam o último elétron de suas configurações eletrônicas distribuído no subnível 5f.
c) Os gases figuram num mesmo grupo porque todos eles apresentam a camada mais externa completa com 8 elétrons e são pouco reativos.
d) O elemento mais eletronegativo é o que se encontra mais à direita e mais acima na tabela e, como os gases nobres não têm tendência em atrair elétrons, esse elemento é o flúor.
e) Os não metais são os elementos em maior número na tabela periódica, sendo os do grupo 17 (7A) chamados de calcogêneos.
f)          I.R.

02- (UDESC-2006) Os elementos químicos A, B e C apresentam para seu átomo, no estado fundamental, a seguinte configuração eletrônica:

A 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5
B 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5
C 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6

De acordo com as configurações eletrônicas desses três elementos químicos, é CORRETO classificá-los, respectivamente, como:

a) halogênio, metal de transição e gás nobre.
b) metal alcalino-terroso, metal de transição e gás nobre.
c) halogênio, halonio e gás nobre.
d) halogênio, metal de transição e halogênio.
e) halogênio, halonio e calconio.

03- (UNICENTRO-2007) O elemento que está no grupo 2(IIA) e no 5° período é:

a) K
b) Ba
c) Sr
d) Cd
e) V

04- (UERJ-2006) Na Tabela de Classificação Periódica, as fileiras horizontais correspondem aos períodos, e as colunas verticais, aos grupos ou famílias. Nos períodos, os elementos são dispostos em ordem crescente de seus números atômicos. Considere três elementos químicos cujos números atômicos são consecutivos, representados por x, y e z.

Na equação 2x + 2y + 2z = 7x164, y é o número atômico de um elemento químico da família denominada:

a) alcalinos.
b) halogênios.
c) calcogênios.
d) gases nobres.

05- (UFPB-2006) Dentre os diversos elementos da Tabela Periódica, existem aqueles que possuem átomos radioativos ( I, Fe, P, Tc e Na) muito utilizados na medicina, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de doenças como o câncer. Sobre esses átomos, é correto afirmar:

a)        O iodo é um calcogênio.
b)        O sódio é um metal alcalino terroso.
c)         O ferro e o fósforo são elementos de transição.
d)        O fósforo é um ametal.
e)        O tecnécio é um elemento representativo.

06- (PUC-2007) No cotidiano, percebemos a presença do elemento químico cálcio, por exemplo, nos ossos, no calcário, entre outros. Sobre esse elemento, é correto afirmar que:

a)  nuclídeo 20Ca40 possui 22 prótons, 20 elétrons e 20 nêutrons.
b) cloreto de cálcio se dissocia em meio aquoso formando íons Ca1+.
c) cálcio faz parte da família dos halogênios.
d) cálcio em seu estado normal possui dois elétrons na camada de valência.
e) cálcio é um metal de transição.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Mais Questões no Site:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

ELETROMAGNETISMO ( FORÇA DE UM IMÃ )


A FORÇA DOS IMÃS !

Os ímãs são corpos de materiais ferromagnéticos  que têm a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos, como platinapotássiopaládiosódiolítio, alúminio, cromo e algumas ligas de ferro. O imã, também conhecido como magneto, é uma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais).
   Chamamos de substâncias ferromagnéticas as substâncias que se        imantam sob influência de um campo magnético externo.
Exemplo: o cobaltoníquel, ferro, etc., bem como outras ligas que os contém. Os corpos ferromagnéticos são sempre atraídos por ímãs, esses corpos normalmente são conhecidos como magnéticos.
   Os ímãs são dipólos, ou seja, tem dois pólos.
Quando um ímã é suspenso por um barbante verificamos que ele se direciona na direção norte-sul terrestre, aproximadamente. Assim suas extremidades passam a ser chamadas de pólo norte e pólo sul. O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.
Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.
Os ímãs podem ser naturais ou artificiais.
1. Ímãs naturais: são minerais com propriedades magnéticas. Esses ímãs são constituídos de magnetita (Fe304 ,óxido de ferro)  
2. Ímãs artifíciais: esses ímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre com substâncias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica ou de um solenóide onde passa uma corrente de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um ímã.
Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois pólos. Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um pólo magnético separado.
Aquecendo um ímã até uma temperatura denominada “temperatura Curie” ele perde suas propriedades magnéticas.
Cada imã possui uma determinada “temperatura curie” que dependerá das características de cada substância.
O campo magnético envolve totalmente os ímãs, de forma que qualquer ímã ou qualquer outro corpo ferromagnético seja submetido a uma força magnética.
Podemos construir as linhas do campo magnético ao redor do ímã, sabendo que elas saem do pólo norte em direção ao pólo sul.
* Ímã em forma de barra:
* Ímã em forma de ferradura:

Ao manusear dois ímãs percebemos claramente que existem duas formas de colocá-los para que estes sejam repelidos e duas formas para que sejam atraídos. Isto se deve ao fato de que polos com mesmo nome se repelem, mas polos com nomes diferentes se atraem, ou seja:

Esta propriedade nos leva a concluir que os polos norte e sul geográficos não coincidem com os polos norte e sul magnéticos. Na verdade eles se encontram em pontos praticamente opostos, como mostra a figura abaixo:

A inclinação dos eixos magnéticos em relação aos eixos geográficos é de aproximadamente 191°,  fazendo com os seus polos sejam praticamente invertidos em relação aos polos geográficos.
                                    Campo Magnético
É a região próxima a um ímã que influencia outros ímãs ou materiais ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
Compare campo magnético com campo gravitacional ou campo elétrico e verá que todos estes têm as características equivalentes.

Os usos mais comuns.

  • Mídia de gravação magnética:  
    Unidades de disco rígido dados de registro em um revestimento magnético fino forma, em computadores, disquetes e discos rígidos gravar dados em uma camada magnética fina.
  • Crédito, de débito e de máquina de caixa automático cartões: Todos estes cartões têm uma fita magnética de um lado. Esta tira codifica a informação .
  • Comuns televisores e monitores de computador: telas de TV e de computador que contém um tubo de raios catódicos. Empregar um eletroímã para orientar os elétrons para a tela. As telas de plasma e LCDs usam tecnologias diferentes.
  • Alto-falantes e microfones: 
  • As guitarras elétricas usar magnéticos captadores de transdução de vibração das cordas de guitarra em corrente elétrica que pode ser amplificado. 
  • Medicina: Hospitais usar a ressonância magnética para detectar problemas em órgãos de um paciente sem necessidade de cirurgia invasiva.
  • Química: Os químicos utilizam ressonância magnética nuclear para caracterizar os compostos sintetizados.
  • Bússolas: Uma bússola (ou o compasso do navegador) é um ponteiro magnetizado livre para se alinhar com um campo magnético, mais comumente campo magnético da Terra.
  • Os ímãs do refrigerador são usados para adornar cozinhas.
  • Os ímãs podem ser usados para fazer joias. Colares e pulseiras podem ter um fecho magnético, ou podem ser construídos inteiramente a partir de uma série encadeada de ímãs e esferas ferrosos.
  • Os ímãs podem pegar itens magnéticos (pregos de ferro, grampos, tachas, grampos de papel) que são ou muito pequenas, muito difíceis de alcançar, ou muito fino para os dedos para segurar. Algumas chaves de parafusos são magnetizadas para esta finalidade.
  • Os ímãs podem ser utilizados em operações de sucata e de salvamento para separar metais magnéticos (ferro, cobalto e níquel) de metais não-magnéticos (alumínio, ligas não-ferrosos, etc.) 
  • Transporte de levitação magnética ou maglev  é uma forma de transporte que suspende, guias e impulsiona veículos (principalmente trens) através da força eletromagnética. A velocidade máxima registrada de um trem maglev é de 581 quilômetros por hora (361 mph).
Veja aqui a força de atração de um imã, ela resulta numa massa muito maior... 
... do que a do imã sozinho, a depender do imã, pode até atingir 1000 vezes sua massa (em alguns casos), e a unidade de força dos imãs é o Newton.

FONTE DOS TEXTOS

http://www.sofisica.com.br/
http://www.infoescola.com/
www.imaeneodimio.com.b
Professor Eudo Robson

FONTE DAS IMAGENS

http://www.sofisica.com.br/
http://www.infoescola.com/
www.imaeneodimio.com.b
Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson


quinta-feira, 2 de abril de 2015


 SEPARAÇÃO DE MISTURAS - 9º E 1º ANOS

01) Qual a principal característica de uma mistura?

02) Como você distingue uma mistura homogênea de uma mistura heterogênea?

03) Qual a diferença entre a mistura azeotrópica e a mistura eutética?

04) Suponha uma mistura de limalha de ferro e areia. O que você faria para obter o ferro separado da areia?

05) Utilizando os conhecimentos adquiridos neste capitulo, como você faria para separar uma mistura de água + óleo + álcool?
  
06) A melhor maneira de separar os componentes da mistura de água e gasolina é:

a) Destilação fracionada
b) Evaporação
c) Destilação simples
d) Decantação
e) Filtração da água 

07) Água e açúcar formam uma mistura:                   
a) Isobárica
b) De gases
c) Homogênea
d) Isotérmica
e) Heterogênea 

08) ENEM – 1998   Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria da revista “Superinteressante”, que descreve hábitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente.
I. “Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidadão utiliza cerca de 50 litros de água, que depois terá que ser tratada. Além disso, a água é aquecida consumindo 1,5 quilowatt-hora (cerca de 1,3 milhões de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira....”
II. “Na hora de ir para o trabalho, o percurso médio dos moradores de Barcelona mostra que o carro libera 90 gramas do venenoso monóxido de carbono e 25 gramas de óxidos de nitrogênio ... Ao mesmo tempo, o carro consome combustível equivalente a 8,9 kwh.”
III. “Na hora de recolher o lixo doméstico... quase 1 kg por dia. Em cada quilo há aproximadamente 240 gramas de papel, papelão e embalagens; 80 gramas de plástico; 55 gramas de metal; 40 gramas de material biodegradável e 80 gramas de vidro.”
No trecho I, a matéria faz referência ao tratamento necessário à água resultante de um banho. As afirmações abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa água. Entre elas, a mais plausível é a de que a água:
a) passa por peneiração, cloração, floculação, filtração e pós-cloração, e é canalizada para os rios.
b) passa por cloração e destilação, sendo devolvida aos consumidores em condições adequadas para ser ingerida.
c) é fervida e clorada em reservatórios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores.
d) passa por decantação, filtração, cloração e, em alguns casos, por fluoretação, retornando aos consumidores.
e) não pode ser tratada devido à presença do sabão, por isso é canalizada e despejada em rios.

09.(ERSHC-2013) Considere os aparelhos de laboratório estudados. São usados, respectivamente, usados para separação de líquidos imiscíveis e para medir e transportar volume fixo de líquidos: ( As figuras não estão em sequência )                                 

a) Bureta e Funil simples.
b) Proveta e Funil de Bromo.
c) Funil de Bromo e Pipeta volumétrica.
d) Funil de Decantação e Bureta.
e) Funil simples e Pisseta.

10. (ERSHC - 2013) Quando misturamos quantidades iguais de soro fisiológico, álcool , acetona, areia, granito e óleo, num recipiente adequado, o sistema obtido será formado por:
                                                                                 

a) oito fases e dez componentes
b) Cinco fases e seis componentes 
c) Cinco fases e nove componentes
d) Seis fases e dez componentes
e) Seis fases e nove componentes

11) Quantas fases apresenta um sistema constituído por areia + água   + álcool + óleo + açúcar?
 a) 1 fase
b) 2 fases
c) 3 fases
d) 4 fases
e) 5 fases 

12) O aspirador de pó, através da sucção do ar, separa os componentes de uma mistura:
a) Homogênea sólido-sólido
b) Heterogênea sólido-gás
c) Homogênea sólido-líquido
d) Homogênea sólido-gás
e) Heterogênea sólido-líquido
 
13) Para se obter água pura a partir do mar o processo mais indicado seria:
a) Peneiração
b) Filtração
c) Decantação
d) Centrifugação
e) Destilação
 
14) (FESP-PE) Considere  um sistema formado por água + álcool + granito.  Excluindo o recipiente e o ar, podemos afirmar que o sistema apresenta:
a) 3 componentes e 3 fases
b) 3 componentes e 2 fases
c) 5 componentes e 4 fases
d) 5 componentes e 5 fases
e) 5 componentes e 2 fases 

15) (UFM) Com relação ao numero de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos.  Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto: 
a) Água de coco / heterogêneo 
b) Água do mar / homogêneo 
c) Laranjada / heterogêneo 
d) Leite / homogêneo 
e) Poeira no ar / heterogêneo
  
16) Um professor de Química entregou a um aluno uma amostra líquida bifásica para análise de sua composição. O aluno separou devidamente as duas fases, determinando as temperaturas de fusão e de ebulição de cada uma e obteve os seguintes dados:   
Considerando os dados descritos, assinale a afirmativa correta.                                                                                                                Falta os dados               
a) Foi utilizada a destilação fracionada para separar devidamente a fase 1 da fase 2.
b) Na curva de aquecimento da fase 2, entre 30 °C e 100 °C, não haverá qualquer estabilidade na temperatura desse material.
c) A fase 1 é constituída por uma única substância.
d) A —18 °C o material da fase 1 é líquido.
e) Existem nessa amostra, no mínimo, três substâncias. 

17) A figura representa o esquema de um experimento para determinação do teor de álcool na gasolina. Com base no experimento e considerando que não há variação de volume, pode-se afirmar que o teor de álcool, em volume, na gasolina analisada e o processo de extração utilizado são, respectivamente,  
   
a) 11% e dissolução fracionada.
b) 22% e dissolução fracionada.
c) 11% e decantação fracionada.
d) 22% e decantação fracionada.
e) 11% e destilação fracionada.
 
18) Para se realizar uma destilação simples, são necessárias as seguintes vidrarias:
a) bureta, pipeta e balão.
b) vidro de relógio, pipeta e dessecador.
c) condensador, balão e erlenmeyer.
d) condensador, funil e béquer.
e) funil, béquer e erlenmeyer.
 
19) No laboratório, o equipamento conveniente para medir e transferir volumes de líquidos é:
a) balão de fundo chato           
b) tubo de ensaio         
c) proveta           
d) funil de decantação        
e) condensador
 
20) Qual dos seguintes instrumentos fornece maior exatidão na medida de volume de líquidos?
a) Béquer.          
b) Bureta.         
c) Cadinho.         
d) Cilindro graduado.         
e) Frasco de erlenmeyer
 
21) Numa destilação simples, o material de laboratório usado para transformar vapor em líquido é chamado de:
a) erlenmeyer           
b) béquer         
c) condensador           
d) balão de destilação          
e) funil de decantação 

22) Considere os aparelhos de laboratório esquematizados. São usados, respectivamente, para separação de líquidos imiscíveis e para medir volume fixo de líquidos:
  

a) IV e III.           
b) I e V.                    
c) IV e V.                   
d) II e V.                                                            
e) II e IV. 

23) Observe as figuras I, II e III. 
         
Os materiais de vidro utilizados em laboratório químico representados pelas figuras I,  II e III são, respectivamente:
a) erlenmeyer, béquer, condensador;
b) destilador, béquer, bureta;
c) kitassato, erlenmeyer, pipeta;
d) erlenmeyer, kitassato, condensador;
e) béquer, kitassato, pipeta.
 
24) - (FESP - Adaptada) Em relação às pipetas ―graduadas e ―volumétricas‖ é correto afirmar que.
a) A pipeta graduada não deve ser utilizada para medir volumes de líquidos transparentes.
b) A pipeta volumétrica só deve ser utilizada para medir volumes fixos de líquidos corados.
c) A pipeta graduada é utilizada para medir volumes fixos de líquidos que não sejam voláteis.
d) A pipeta graduada é utilizada para medidas precisas de volumes variáveis de líquidos.
e) A pipeta volumétrica de 25,0 ml de capacidade, pode ser utilizada para medir corretamente 20 mL de outro líquido qualquer.
 
25) - (FESP-Adaptada) Em relação às atividades experimentais em um laboratório de química, é incorreto o seguinte procedimento.

a) Utilizar o funil de decantação para separar a água do óleo.
b) Utilizar a pinça metálica, quando se pretende aquecer tubos de ensaio em temperaturas moderadas. c) Utilizar o dessecador para resfriar uma substância na ausência de umidade.
d) Utilizar o balão volumétrico na preparação e diluição de soluções.
e) Utilizar a mufla em calcinações de substâncias. 

26) - (PUC-MG) Assinale a opção que relaciona adequadamente a aparelhagem de laboratório com a sua utilização:
a) Termômetro usado para aquecer líquidos em laboratório.
b) Tela de amianto usada para distribuir uniformemente o calor em aquecimento de laboratório. 
c) Espátula usada para fixação de material.
d) Cápsula de porcelana usada para transporte de material quente.
e) Tripé usado como suporte de tubos de ensaio.
 
27) - (PUC-MG) O estudante no laboratório deve conhecer o material que vai usar, bem como o seu emprego; é muito importante a maneira certa de usá-lo. Assinale a opção que corresponde à descrição das aparelhagens de acordo com a seqüência descrita. 
1 à usa-se no preparo de soluções.
2 à tem uso para medir volumes fixos e precisos.
3 à usa-se nas transferências de líquidos em filtrações. 
a) proveta, pipeta graduada, funil de decantação.
b) balão volumétrico, pipeta volumétrica, funil de vidro.
c) balão de destilação, erlenmeyer, becker.
d) bureta, erlenmeyer, condensador.
e) tubo de ensaio, proveta, kitasato 

28) - (PUC-MG) O aparelho abaixo é usado na:    

a) Refração de líquidos.
b) Decantação de líquidos.
c) Destilação 
d) Coagulação
e) Filtração.

29) Uma das etapas do funcionamento de um aspirador de pó utilizado nas residências domésticas é:

a) Uma filtração
b) Uma decantação
c) Uma sedimentação
d) Uma centrifugação
e) Todas as alternativas estão corretas 

30) O alambique,(aqui uma retorta) que é usado na fabricação de cachaça, serve para fazer:
a) Uma destilação
b) Uma flotação 
c) Uma decantação
d) Uma sublimação
e) Uma centrifugação  

31) (UECE-Adaptada) Quando misturamos quantidades iguais de água, álcool e óleo,o sistema obtido é formado por: 

a) três fases e um componente
b) duas fases e três componentes
c) três fases e três componentes
d) duas fases e dois componentes
e) n. r. a. 

32) (FUVEST-Adaptada) A melhor maneira de separar os três componentes de urna mistura de areia com solução aquosa de sal é:
Fonte:artedamarcinha.wordpress.com
a) filtrar e destilar
b) destilar e filtrar
c) decantar e filtrar
d) filtrar e decantar
e) destilar e decantar 

33) Quantas fases estão presentes no sistema: areia + sal + açúcar + água + gasolina?
a) 1               
b) 3             
c) 5             
d) 2              
e) 4 

34) (VUNESP - Adaptada) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada o coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
Fonte:http://educacao.uol.com.br/

a) destilação e decantação
b) filtração e destilação
c) destilação e coação
d) extração e filtração
e) extração e decantação 

35) Mistura que apresenta ponto de ebulição constante: 

a) azeotrópica
b) homogênea
c) eutética
d) heterogênea
e) n. r. a. 

36) (FUVEST) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: 
I. água e sal
II. água e açúcar
III. água e álcool 
é constituído de água pura apenas:
a) no caso I.
b) no caso II.
c) no caso III
d) nos casos I e II
e) nos casos II e III 

GABARITO

1- Ponto de fusão e Ebulição variáveis e não possuir fórmula.2- Pela presença de fases, a homogênea só tem uma. 3- a Azeotrópica tem o ponto de ebulição constante e a Eutética , tem a fusão constante.4- Utilizaria a imantação. 5- Decantação com funil de Bromo seguido de uma destilação. 6-D, 7-E,8-D, 9-C, 10-D, 11-B, 12-B, 13-E, 14- C,15- D,16-NULA, 17-D, 18-C, 19-C, 20- B,21-C, 22-E, 23-C, 24-D, 25-B, 26-B, 27-B, 28-C, 29-A, 30-A, 31-B, 32-A, 33-B, 34-D, 35-A, 36-D