terça-feira, 29 de novembro de 2011

A QUÍMICA DAS ESTRIAS ( THE CHEMISTRY OF STRETCH MARKS )

Estrias – Mitos e Verdades

O que é estria?
- Nada mais é do que uma cicatriz ocasionada pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.
Tipos
I -  As mais recentes que são  vermelhas
II – As tardias que são as brancas ( são as antigas )
Estria tem cura ?
Dra. Melissa Falcão não afirma que sim, nem afirma que não, mas que estrias recentes (vermelhas ) são mais fáceis de tratar do que as brancas porque nas estrias vermelhas ainda existe circulação na região pois as células ainda estão vivas. O mais importante é o quanto mais cedo as estrias aparecerem, o mais cedo serem tratadas.
Refrigerante causa estria?
Não, É o aumento de peso causado pelo aumento do consumo de refrigerante que pode causar estrias.
Estrias são Hereditárias ?
Podem ser uma manifestação hereditária. Isto quer dizer que se sua mãe tem estrias vc tem maior probabilidade de ter.Mais isso não é uma regra.
Roupa apertada causa estria?
Mentira. O que causa estria é o rompimento da fibra elástica e não o formato da roupa.
Comer gelatina previne estrias?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nem previne , nem trata estrias pois o pouco de colágeno que tem na gelatina é degradado no estômago, e por isso não vai direto para pele.
Beber água previne estrias ?
Não existe nada comprovado que beber água previne ou trata estrias, porém beber água é um hábito saudável que hidrata todas as células do organismo.
Pele desidratada forma estrias com mais facilidade?
A pele desidratada tem a elasticidade diminuída, o que favorece o rompimento das fibras e a formação das cicatrizes. Além disso, o dermatologista Cesar Cuono, especialista do Minha Vida, conta que a pele desidratada realça as estrias. "Ao enrugar como reação ao ressecamento, a pele fica com um aspecto mais feio e deixa as marcas mais evidentes", afirma.
Cremes que prometem acabar com as estrias, são eficazes ?
Não, pois agem mais na hidratação da pele .O combate às estrias depende de fórmulas mais elaboradas, geralmente com ácido retinóico ou glicólico , que aceleram a renovação celular, aumentando a quantidade de fibras elásticas e evitando o rompimento delas.
Estria na gravidez

É muito comum o aparecimento de estrias durante a gestação , porque na gravidez ocrrre um estiramento excessivo da pele . O que é mais importante além de hidratar intensamente essa pele desde o começo da gravidez até o final da gestação, é importante uma alimentação balanceada e controlada para não engordar acima do padrão da gravidez.
Tipos de tratamento
Existem tratamentos específicos para cada tipo de estria, por isso faz-se necessário a avaliação de um profissional qualificado para poder classificá-las.
Os tratamentos são baseados em ácidos , peeling químico , mesoterapia, carboxiterapia, e laser uma vez por mês indicado principalmente para as estrias antigas.
I – MESOTERAPIA

É uma injeção aplicada dentro da própria estria contendo substâncias específicas. Em geral utilizamos uma associação de 3 ou 4 substâncias com diferentes atuações ( lipolíticos, antiinflamatórios, antiedematosos, analgésicos, etc...) O que aumenta a vascularização da região e estimula o colágeno.
II – CARBOXITERAPIA

É uma injeção de gás carbônico atóxico dentro da própria estria aumentando a circulação assim nutrindo melhor as células e melhorando a aparência.
III – PEELING QUÍMICO

É  um procedimento não-cirurgico que parte da formulação de ácidos e é aplicada a pele provocando uma leve esfoliação estimulando o colágeno e melhorando a aparência de cada estria . Quando um agente esfoliativo é aplicado na pele, as camadas superiores renascem e, após alguns dias, descamam. Isto expõe uma camada nova, com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Somado a isso, a esfoliação estimula o crescimento de novas células, esticando a pele, diminuindo as rugas.

Os ácidos mais usados são o ácido tricloroacético, ácido mandélico e o ácido Glicólico. Existe também o Peeling de fenol modificado
 O objetivo do tratamento não é a cura e sim a melhoria da aparência deixando a estria mais fina e plana, porém a casos em que as estrias ficam imperceptíveis a olho nú.

"Na maioria das vezes, apenas deixamos as marcas menos visíveis, usando cremes ou aplicações de laser", afirma o dermatologista Cesar Cuono vai direto ao ponto. Idade (quanto mais jovem a pele, maiores as chances de recuperação), a cor (peles negras são mais difíceis de tratar) e a disciplina para seguir as orientações recomendadas são os fatores que mais influenciam no sucesso do tratamento.

Existem correntes que defendem que as estrias têm cura, outras, que não têm, a não ser quando detectadas no início e tratadas convenientemente.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Este artigo está disponível para dowloald gratuito e em PDF no site:

www.universodaquimica.com

Fontes de pesquisa e imagens :

PROGRAMA BOLSA DE MULHER em entrevista Dra. Melissa Falcão ( Dermatologista ),
pelesaudavel.net,   
shopping.tray.com.br,
naturale.med.br
belezabela.com
not1.com.br

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A QUÍMICA NA HISTÓRIA - PARTE I ( CHEMISTRY IN HISTORY - PART I )

RELAÇÕES DA HISTÓRIA COM A QUÍMICA


Por  vezes alunos meus perguntam-me : 
Professor Eudo , por quê estudar química se eu vou fazer Direito ? Qual a necessidade de se saber química se vou ser Advogado?
Respondi:
- Não vamos entrar em investigação criminal ou forense, na análise de DNA, nem das impressões digitais . Se eu provar que a química influenciou a história ( que é a matéria de peso para Direito ) você se conforma?
- Sim, disse ele.
Pois bem, já ouviu falar em penicilina?

Antibiótico natural derivado de um fungo? Mais precisamente do bolor do pão Penicilliumchrysogenum? Que foi descoberta na década de 20 pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming


pois bem, Fleming buscava  uma substância para combater a infecções bacterianas .Certa vez ao gozar  férias, ele esqueceu, em cima da mesa no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcus aureus.Na volta, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo, algo bastante comum. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não havia bactérias naquela região. Aparentemente, o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias. Fungo da penicilina.
Posteriormente, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e o melhor: ela não era tóxica para o corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento.
 PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA


Na época era difícil produzir penicilina em quantidade suficiente para ser usada no tratamento de pacientes, por isso, a descoberta de Fleming não despertou muito interesse . Mas com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939, que, retomaram as pesquisas e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial, e virou remédio nos idos de 1941. Assim, estava inaugurada a era dos antibióticos.
- e o que tem isso a ver com a história ?.
- Respondi para ele:
-Você conhece a história da cidade que desapareceu literalmente do mapa?
- ele disse que não.
- Perguntei-lhe se já havia conhecido a cidade de LÍDICE na extinta Tchecoslováquia ?


- ele disse que não.
- Então continuiei
- Numa manhã de maio de 1942, na tchecoslováquia ocupada, o  SS-Obergruppenführer Reinhard Heydrich (  Reich-protektor  ) saiu no seu carro, para apanhar um avião até Berlim. Dois homens treinados na Inglaterra, o esperavam, onde o carro passaria devagar. Mas a arma de um deles encravou. Reagindo à falha da arma do parceiro o outro lançou uma bomba artesanal, atingindo o carro de Heydrich, e ferindo-o gravemente.
 A explosão provocou em, Heydrich  o perfuração do BAÇO  por estilhaços , o que provocou mais tarde, uma infecção, provocando septicemia. Mesmo socorrido imediatamente, morreu uma semana depois, em junho de 1942, num hospital (a sua morte foi causada pela falta de penicilina, cuja fórmula os alemães desconheciam naquela época).
Com fúria , Hitler ordenou a deportação de toda população apta para trabalhos forçados e aniquilação da  população restante, além da destruição total da cidade , até um rio foi desviado par que não sobrasse vestígios de que, uma cidade existiu ali.
A penicilina que viria salvar milhares de vidas durante a campanha do dia D, e do restante da segunda guerra mundial, e a falta dela provocaria a aniquilação de uma cidade. Talvez, se Heydrich tivesse sobrevivido, com o tratamento a base da penicilina , a cidade de LÍDICE tivesse sido poupada. 
- Então a penicilina foi decisiva em dois pontos, ajudou ao mundo a se livrar do julgo nazista, e infelizmente , devido a sua ausência , deu a desculpa (de forma indireta ) para um Hitler eliminar uma cidade.
LÍDICE foi escolhida por ser a cidade natal dos espiões ingleses.
- Concorda ? 
- Pôxa, não sabia!
E tem muito mais !  Mas disso falo depois.
Fontes : 

Wikpédia.org, História Ilustrada da segunda guerra mundial ( ED. Renes )

Imagens: 
  
rhodia90anos.com.br,   alemanhanazi.blogspot.com,      pt.wikipedia.org,  skoob.com.br.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

QUESTÕES DE RADIOATIVIDADE ( issues of radioactivity )


01. Em qual das reações representadas abaixo apenas as camadas eletrônicas dos átomos sofreram alterações?
(a)  3H1  +  2H1  ------------    4He2
(b)  Ra ------------  Rn + alfa 
(c)  N  +   alfa   --------------  O   +    H
(d)  Li   +   H   --------------  2 He
(e)  Cu+2   +   ZnO ------------------  Zn+2   +    CuO

02. Entende-se por radiação gama:
(a) Partículas constituídas por núcleos do elemento hélio .
(b) Partículas formadas de 2 prótons e 2 nêutrons.
(c) Ondas eletromagnéticas emitidas pelo núcleo, como conseqüência da emissão de partículas alfa e beta.
(d) Partículas constituídas por elétrons, como conseqüência de desintegração neutrônica.
(e) Partículas sem carga e massa igual à do elétron.

03. Quando um elemento emite uma partícula alfa e o resultante uma partícula beta, os elementos primitivo e final:
(a) têm o mesmo número de massa.                                            (b) são isótopos.
(c) ocupam lugares seguidos na tabela periódica.                     (d) são isóbaros.
(e) diferem, em massa, de 4 unidades e, no número atômico, de 2 unidades.

04. Após algumas desintegrações sucessivas o 226Ra88  se transformou no 214Po84.
Deve ter havido emissão de partículas alfa  e beta  em número de, respectivamente:
(a) 3 e 2                     (b) 2 e 3                     (c) 3 e 0                 (d) 0 e 3             (e) 2 e 2

05. Um certo elemento radioativo de número atômico 90 e número de massa 232 transforma-se espontaneamente em outro elemento, emitindo uma partícula alfa. Este segundo elemento emite uma partícula beta, formando um terceiro elemento que, por sua vez, sofre desintegração com nova emissão beta e formação de um quarto elemento. O número atômico e o número de massa do elemento final são, respectivamente:
(a) 90 e 228           (b) 91 e 229              (c) 92 e 228            (d) 89 e 227                (e) 89 e 228

06. Um isótopo de iodo radioativo é muito usado para diagnóstico de doenças da glândula tireóide. Partindo de 1 g desse isótopo, após 24 dias sobra 1/8 g do mesmo. Qual é a meia-vida desse isótopo?
(a) 24 dias             (b) 8 dias                    (c) 12 dias              (d) 16 dias                   (e) 4 dias

07. A meia-vida para a desintegração é de 4,5 X10anos.

92U238 --------------   90Th234  +  2He4 

Admitindo-se que a idade da Terra é da ordem de 5 bilhões de anos, conclui-se, pois, que a quantidade de92U238   ainda existente neste planeta deve ser aproximadamente
(a) A sexta parte daquela existente no momento de formação da Terra.
(b) A terça parte daquela existente no momento de formação da Terra.
(c) A quinta parte daquela existente no momento de formação da Terra.
(d) A quarta parte daquela existente no momento de formação da Terra.
(e) A metade daquela existente no momento de formação da Terra.

08. Para reduzir a radioatividade de uma amostra a um bilionésimo, aproximadamente, são necessárias:
(a) 1 000 meias-vidas      (b) 200 meias-vidas      (c) 100 meias-vidas            (d) 20 meias-vidas
(e) 10 meias-vidas

09. Preparam-se 8 mg do radioisótopo  218 Po84, cuja meia-vida é 3,1 minutos. Restará apenas 1 mg desse nuclídeo após:
(a) 3,1minutos     (b) 6,2 minutos       (c) 9,3 minutos       (d) 12,4 minutos      (e) 24,8 minutos

10. A meia-vida de um núcleo radioativo X é o mesmo tempo T1/2 durante o qual uma amostra que contém inicialmente Nnúcleos radioativos X fica reduzida a N0/2. O  é um radioisótopo que se desintegra por emissão de elétrons 90Sr38 -----------90Y39   e sua meia-vida vale 28 anos. Assim, para reduzir 1 mg de estrôncio 90 a 0,25 mg, são necessários:
(a) 7 anos            (b) 14 anos                (c) 84 anos           (d) 28 anos         (e) 56 anos

11. Dispõe-se de um isótopo radioativo cujos produtos de desintegração não são radioativos. Medindo-se a atividade de uma amostra deste isótopo, registrou-se uma contagem de 10000 desintegrações por minuto. Após 24 horas, a mesma amostra acusou uma atividade de 5000 desintegrações por minuto. Deixando-se passar mais 24 horas, a atividade da mesma amostra corresponderá a:
(a) 1250 desintegrações/minuto.                        (b) 2500 desintegrações/minuto.
(c) 3750 desintegrações/minuto.                        (d) zero.
(e) nenhum dos valores acima.

12. O decaimento do núcleo 24Na11 se dá por emissão de partículas beta negativas, produzindo o isótopo estável 24Mg12 . A meia-vida do 24Na11 é de 15 horas. Partindo-se de 200 mg de 24Na11,quanto tempo deverá decorrer para que a relação entre as massas dos isótopos de sódio e magnésio seja de 1:3?
(a) 15 horas              (b) 30 horas            (c) 45 horas             (d) 60 horas                   (e) 75 horas

13. Vinte gramas de um isótopo radioativo decrescem para dez gramas após oito anos. A meia-vida desse isótopo é:
(a) 40 anos            (b) 30 anos              (c) 20 altos               (d) 10 anos                      (e) 8 anos

14. Ao se estudar a desintegração radioativa de um elemento, obteve-se o gráfico:
A meia-vida desse elemento é de:

(a) 20 horas           (b) 16 horas            (c) 8 horas                (d) 4 horas                  (e) 2 horas

15. Sabe-se que o período de meia-vida para o isótopo 18 do flúor 18F vale 110 min. Determinou-se que o número de desintegrações por minuto (dpm) de uma certa amostra desse isótopo, no início da contagem do tempo, era igual a 20000. Pode-se afirmar que o tempo necessário para que a contagem caia a 625 dpm, para essa mesma amostra, é igual a:

(a) 550 min                    (b) 3520 min
(c) 3410 min                  (d) 1,61x1010 min         (e) 213,125 min

16. Um elemento radioativo no fim de 80 dias tem sua atividade radioativa reduzida para 1/16 da original. Sua meia-vida será:

(a) 10 dias              (b) 40 dias               (c) 20 dias                  (d) 30 dias                  (e) n.d.a.

17. A meia-vida do isótopo radioativo 25Na11 é de um minuto. Em quantos minutos 12 g desse isótopo se reduzem a 3 g?

(a)1                          (b) 4                         (c) 2                            (d) 5                              (e) 3

18. Na reação nuclear 9Be + X   ------------- 12C6   + Y,   X   e   Y representam, respectivamente:
(a) núcleo positrônico e radiação alfa.
(b) partícula beta e nêutron.
(c) partícula beta e pósitron.
(d) partícula alfa  e pósitron.
(e) partícula alfa  e nêutron.

19. Plutônio  239Pu94 , neptúnio 238Np93 e califórnio 246Cf98  são obtidos através do bombardeamento sobre urânio 92U238 , de partículas alfa , deutério e carbono 12C6, respectivamente, com emissão apenas de nêutrons. os números de nêutrons emitidos em cada caso, na ordem, são:

(a) 3, 2 e 4           (b) 3, 4 e 5        (c) 3, 2 e 3               (d) 2, 3 e 4                     (e) 2, 3 e 5

20. Na reação nuclear

4He2 + x  ---------------------------------  1H1 + 17O8

o elemento x possui:
(a) número atômico 7 e número de massa 15.
(b) 8 prótons e 7 nêutrons.
(c) 7 prótons e 7 nêutrons.
(d) número atômico 8 e número de massa 14.
(e) número atômico 7 e número de massa 16.

21. Um elemento A ao ser bombardeado com nêutrons transforma-se no elemento B. Este emite partícula beta resultando um novo elemento C, que também passa a emitir partícula beta para transforma-se em D, elemento que, finalmente, emite partícula alfa para formar o elemento E. Podemos dizer que:

(a) B e E são isóbaros.      (b) A e C são isótonos.     (c) C e D são isótopos.                               (d) A e D são isótopos.      (e) n.r.a.

23. Os isótopos radioativos de boro são 10B5 ,12B5,13B5. O primeiro é emissor alfa e os demais emissores beta. Na desintegração, produzem átomos de carbono apenas o átomos de:

(a)     10B5             (b)   12B5           (c)  13B5     (d) 10B5  e  12B5        (e) 12B5 e 13B5

24.Co59 , largamente utilizado em radioterapia, é um nuclídeo obtido pelo bombardeamento de outro isótopo, o Co59 , segundo a reação 27Co59+ projétil ------------ 27Co60. O projétil usado é:
(a) um próton.   (b) um nêutron.  (c) radiação gama. (d) uma partícula alfa. (e) uma partícula beta.

25. Entre algumas reações nucleares, muito úteis na produção de elementos químicos artificiais, pode ser citada a   41Nb93  +     2He4    --------------   43Tc96  + Xonde ocorre a emissão de uma partícula X, que é:

(a) 1 próton.        (b) 1nêutron.        (c) 1 partícula beta.      (d) 1 partícula alfa.      (e) n.d.a.

26. Considerando a equação

27Al13  +  Alfa  ------------------  30Si14   +   X

a partícula x, que completa essa equação é

(a) um próton.     (b) um elétron.      (c) um nêutron.          (d) um dêuteron.        (e) n.d.a.

27. Na reação de fissão do 92U235:

92U238  +   1n0  ------------------------------   90Rb37  +   _____  +  21n0

o produto que está faltando é o:

(a) Cério 144      (b) Lantânio 146      (c) Sanário 160   (d) Európio 157         (e) Césio 144

28. Os grandes reatores atômicos, atualmente em uso, liberam energia em decorrência de:

(a) fissão nuclear.
(b) fusão nuclear.
(c) radioatividade natural.
(d) radioatividade artificial.
(e) reações químicas do urânio 235.

29. Para balancear as equações nucleares

I.    3H1  ----------------    3He2  +    ...
II.  9Be4  + 1H1 -------------   6Li3 +  ...
III.  14N7     +   4He2    ----------  17O8   +  ...

devemos colocar nas equações I, II e III, respectivamente:

(a) elétron, nêutron, próton.
(b) próton, elétron, nêutron.
(c) próton, partícula alfa, elétron.
(d) elétron, próton, nêutron.
(e) elétron, partícula alfa, próton.

As questões de números 30 e 31 referem-se ao texto seguinte:

"A energia liberada na fissão de um grama de urânio 235 dá para iluminar, durante uma hora, uma cidade de porte médio".

30. A fissão referida no texto é uma reação em que:

(a) os átomos perdem seus elétrons, restando núcleos atômicos livres.
(b) os átomos ganham elétrons, tornando-se altamente ionizados.
(c) os núcleos atômicos se unem, produzindo núcleos mais pesados do que os originais.
(d) os núcleos atômicos se rompem, produzindo núcleos mais leves do que os originais.
(e) os núcleos atômicos absorvem elétrons, produzindo corrente elétrica.

31. Durante quantas horas a cidade citada no texto seria iluminada pela fissão de um mol de urânio 235?

(a) 92 h                   (b)127 h                      (c) 143 h                 (d) 235 h                 (e) 860 h