quinta-feira, 2 de abril de 2015

CONSTRUINDO UMA PILHA A PARTIR DE LIMÕES E BATATAS


Construindo uma pilha usando limão e batata.

Agradecimento Especial aos Alunos pela participação, interesse e dedicação, sem os quais não teríamos esta prática maravilha!

* José Adelmo Lima Santos Júnior ( 2ºA )
* João roberto Basílio Andrade ( 2ºA )

MATERIAL NECESSÁRIO

1- Cinco limões para fornecer o meio aquoso.
2 - Fio de Cobre para receber os elétrons.

3 - Voltímetro para medir a correte elétrica.
4 - Alicate de corte, para cortar os fios
5 - Faca para decapar os fios
6 - Garras em forma de jacaré para seguras nos eletrodos. 
7- Moedas de cobre, caso não queira os fios. 
8 - Lixa para melhorar o contato dos eletrodos.
9 - Um prego de zinco para ser o doador de elétrons.
  10 - Seis batatas

AGORA VAMOS AOS PASSOS:


1º PASSO: Lixar todas as moedas, pregos ou fios.
2ºPASSO: Amasse os limões para que o suco fique livre.
3º PASSO: Coloque os eletrodos, pregos e arames ou moedas.
Pronto, deve ficar assim.

4º PASSO: Faça os condutores atrelados aos jacarés.
5º PASSO: Fure as batatas.
6º PASSO: Fure os limões.
7º PASSO: Faça a sequência, batata,limão,batata...

8º PASSO: Coloque os jacarés nos eletrodos.
9º PASSO:Verifique se a moeda (ou fio ) está ligada ao prego.
Fica dessa maneira, nessa sequência.
10º PASSO: Agora ligue os eletrodos às extremidades do sistema, que está em série para somar a voltagem produzida. Observe que numa extremidade está um prego e na outra uma moeda.

11º PASSO: Leia o valor registrado pelo voltímetro. Aqui 2,87 volts.
Bom, agora para aumentarmos a voltagem temos dois caminhos. O artificial, que é colocar ácido acético em todos os furos.

Ou o natural, que é verificar todo cabeamento, se está na sequência correta, refazer toas as ligações e lixar todos os eletrodos novamente, e até trocar as moedas pelo arame que aumenta a superfície.

Pronto, temos aqui uma boa voltagem, 4,55 volts!

FONTE DAS IMAGENS

Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson

FONTE DOS TEXTOS

Professor: Eudo Robson

domingo, 29 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE MISTURAS - 9º E 1° ANOS

REVISANDO SEPARAÇÃO DE MISTURAS


01) Assinale a alternativa falsa:
a) mistura eutética apresenta P.F. constante.
b) a dissolução fracionada é um processo de separação de uma mistura entre sólidos.
c) a decantação é um processo de separação de misturas entre líquidos somente.
d) a fusão fracionada separa apenas misturas entre sólidos.
e) n. r. a.
 
02) Processo que utiliza um forte jato de ar para separar o componente menos denso da mistura:
a) levigação                                              
b) flotação                                               
c) ventilação
d) imantação
e) n. r. a. 

03) (UFMG) Os vidros fechados de um automóvel em que viajam pessoas, num dia frio, ficam, no interior do veículo, cobertos de gotas de um líquido.  Esse líquido pode ser identificado corretamente como:
a) água formada pelo hidrogênio e oxigênio do ar
b) água produzida pela respiração e pela sudação 
c) ar liquefeito pelo frio
d) fumaça produzida na respiração
e) gás carbônico liquefeito produzido na respiração 

04) Numa das etapas do tratamento da água destinada ao abastecimento das cidades, a água atravessa espessas camadas de areia e de cascalho superpostas, onde fica retida a sujeira sedimentada.  Essa etapa do tratamento da água é uma:
a) filtração
b) decantação
c) sedimentação.
d) centrifugação
e) sifonação 

05) (PUC-MG) Para preparação das misturas gasolina/álcool e enxofre/álcool, os processos mais adequados são, respectivamente:
a) decantação e filtração 
b) destilação e decantação
c) liquefação e decantação
d) sedimentação e evaporação
e) destilação e filtração 

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Mais questões, estão disponíveis para download em pdf gratuito no site:

www.universodaquimica.com

domingo, 15 de março de 2015

FENÔMENOS, LABORATÓRIO E ESTADO DA MATÉRIA (QUESTÕES INÉDITAS)

01. (ERSHC-2015) Num laboratório do século XIX como mostra a ilustração abaixo, vemos um químico em seu trabalho. Após detalhada observação pode-se afirmar com certeza que:
      Fonte: Farmafórmula

a) Não existe balança                                   
b) Não há frasco que evite a ação da luz.
c) Não existe Almofariz e pistilo.                    
d) Não há reagentes sólidos.
e) Todas as afirmações estão erradas.

02. (ERSHC-2015) Temos duas situações abaixo A e B respectivamente, para trabalhadores que manipulam produtos químicos: Sobre elas podemos afirmar:


 Fontes : logismarket.ind.br e educacao.uol.com.br

a) Não tem relação com fenômenos físicos, haja visto que ocorre apenas manipulação de matérias.
b) Tem relação com fenômenos físicos, haja visto que ocorre apenas manipulação de matérias.
c) Apenas na primeira, mostra-se que, o produto manipulado é perigoso, visto que é realizado na capela.
d) Apenas na segunda, mostra-se que, o produto manipulado é perigoso, visto que é realizado com luvas de proteção, máscara com filtro e macacão.
e) Todas afirmativas estão corretas.

03. (ERSHC-2015) Analisando a imagem do técnico num laboratório podemos afirmar que:
              Fonte: compauta.com.br

a) Certamente o técnico erra por se aproximar muito do tubo de ensaio, pois deveria utilizar um microscópio ou lente de contato.
b) O balão volumétrico está com um líquido incolor e, provavelmente não volátil pois está aberto.
c) O técnico não erra por se aproximar muito do tubo de ensaio, pois deve conhecer o que está sendo manipulado
d) Na bancada não é possível ver pipeta automática.
e) Certamente o técnico não está bem protegido para este tipo de operação.

04.(ERSHC-2015) Como sabemos, o refrigerante, à base de COLA, criado pelo farmacêutico americano John Pemberton, era inicialmente usado como um xarope, a partir de folhas de coca, maceradas em vinho, para aliviar a dor e a exaustão.
    

    Fonte: Professor Eudo Robson

“Atualmente, esta bebida é produzida sem cocaína”. De início, esta composição apresentava alguns problemas. A mistura de extrato de coca com noz de cola a deixava com um sabor amargo demais. O produto final ficava caro. A solução encontrada para o 1° problema foi:

a) Para resolver o problema do amargor, adicionou ácido cítrico (depois substituído pelo ácido fosfórico) e essências de frutas à mistura original.
b) Colocar um pouco mais de Conservantes que inibem o desenvolvimento de micro-organismos capazes de alterar características básicas do refrigerante. 
c) Colocar um pouco mais de gás carbônico que obtido pela adição de CO2, o qual realça o paladar e melhora a aparência da bebida.
d) diminuir o preço com a invenção de pequenas garrafas.
e) Para resolver o problema do amargor, adicionou ácido fosfórico (depois substituído pelo ácido cítrico) e essências de frutas à mistura original.

05. (ERSHC-2015) Responsável pelo sabor adocicado e corresponde em média, a 50% dos sólidos desengordurados do leite.
      Fonte: Professor Eudo Robson

Estamos falando da:
a) Vitamina A
b) Proteína do leite.
c) Gordura do leite.
d) Lactose
e) Água

06. (ERSHC-2015) Quando colocamos refrigerante ou um energético num recipiente (no caso um balão) e adicionamos leite de vaca, notamos a formação de flocos como mostra a imagem. O que ocorreu?
                                        

    Fonte: Professor Eudo Robson

a) uma fermentação dos componentes do refrigerante.
b) coagulação da caseína do leite.
c) um fenômeno biológico, pois correu a criação de lactobacilos.
d) coagulação dos componentes do xarope do refrigerante.
e) uma fermentação das gorduras do leite.

07. (ERSHC-2015) Analise o texto de Ruler abaixo e assinale a única alternativa verdadeira.
                                           O UNIVERSO PLASMÁTICO
Sabe-se que 99% da matéria visível no universo está no estado de plasma. Só temos a sorte de viver em nossa terra, que pertence a um por cento de outros estados da matéria. Mas, mesmo na nossa Terra encontramos plasma: nos canais dos raios na ionosfera nas auroras polares e magnetosfera da Terra. No sistema solar, o plasma está no vento solar, a magnetosfera de planetas e cometas. Por volta de Júpiter e Saturno, temos até plasma que se forma toroids plasma gigantescas. O mesmo sol e outras estrelas são bolas de plasma gigantes e fenômenos como manchas solares, espículas, erupções cromosfera e protuberâncias pertencem às manifestações típicas de plasma. Não só as estrelas, mas muito das nebulosas em galáxias é composto de plasma. Nas nebulosas novamente observamos manifestações plasmáticas. Nas imediações do centro da nossa galáxia foram observados filamentos de plasma extensas com comprimentos de cerca de 250 anos-luz, perpendicular ao plano da nossa galáxia. Galáxias próximas estão ligadas por pontes de energia plasma condutor (por exemplo, a nossa Via Láctea com as Nuvens de Magalhães). As expulsões de características da matéria e da energia de quasares e núcleos galácticos ativos são novamente plasma. Nos últimos anos, pesquisas mostram que fenômenos de plasma, provavelmente, deve ter um papel preponderante na formação de estrelas. Da mesma forma as simulações numéricas mostram que os braços espirais das galáxias pode ser o resultado da interação eletromagnética e campos magnéticos globais e de nenhuma maneira são apenas manifestações gravitacionais. Atualmente também é certo que as partículas naturalmente mais energéticos, que são observadas na radiação cósmica de fundo, foram aceleradas em filamentos de plasma no espaço com dupla camada elétrica (fótons remanescentes do big bang, também conhecido como Radiação Cósmica). O universo não é apenas a interação gravitacional, como pensávamos até recentemente. Na formação do universo contribuem em igual medida a interação eletromagnética e as suas diversas manifestações.
          

   Fonte: aldebaran.cz e en.wikipedia.org eltamiz.com

a) Nos canais dos raios na ionosfera nas auroras polares e magnetosfera da Terra, não há plasma.
b) Nas nebulosas há possibilidade de observarmos manifestações plasmáticas.
c) Galáxias próximas não estão ligadas por pontes de energia plasmática.
d) Atualmente também é incerto que as partículas naturalmente mais energéticos, que são observadas na radiação cósmica, foram aceleradas em filamentos de plasma no espaço com dupla camada elétrica.
e)  No sistema solar, o plasma está no vento solar.

08. (ERSHC-2015) Este instrumento mostrado na imagem pode ser substituído em suas funções pelo (a) :
     FONTE: www.produquimica.com.br

a) Béquer
b) Bureta
c) Vidro de relógio
d) Almofariz
e) Proveta

09. (ERSHC-2015) No ano de 1995, Cornell e Wieman conseguiram esfriar átomos ao mais baixo nível de energia até então possível. Menos de um milionésimo de Kelvin acima do zero absoluto. Uma temperatura encontrada no espaço exterior. O método de esfriamento por laser, consiste no rebote da luz sobre os átomos, com mais energia, pois o impacto entre eles mesmos liberam menos fótons.e,quando os fótons entram em rebote com o átomo, o elétron do átomo absorve o fóton, salta a um nível superior e rapidamente retorna a seu nível original, provocando uma queda de sua temperatura. Para que isso ocorra, é necessário que a cor do laser seja exata para o átomo esfriar.
Fonte da imagem e do texto:wikiédia.org/condensado de Bose-Heinstein

Desse modo a substância se esfria mais, com a evaporação magnética dos átomos com mais energia. Tudo isso ocorre devido a necessidade dos átomos mais energéticos escaparem desse confinamento magnético, levando consigo mais energia do que necessitam, provocando a correspondente baixa de temperatura. Isto provoca uma fluidez e uma supercondutividade devida a ausência da resistência elétrica), que é característica do Condensado. Se atribui um efeito quântico macroscópico óptico, ao Condensado de Bose-Einstein de átomos de sódio, que nesse estado de eletromagnetismo e de translucidez, tem a propriedade de reduzir a velocidade da luz de forma assombrosa. Baixa cerca de 20 milhões de vezes. (no vácuo, equivale a 17m/s).
Com base no texto, sobre o 5º estado da matéria, assinale a alternativa correta:

a) O rebote da luz sobre os átomos menos energéticos, causa do que o impacto do que o choque entre eles mesmos.
b) A fluidez e a supercondutividade do condensado se deve a ausência da resistência eletromagnética.
c) A queda da temperatura se deve ao estado de eletromagnetismo e de translucidez.
d) O Condensado de Bose-Einstein só se aplica aos átomos de sódio.
e) A substância se esfria mais, com a evaporação magnética dos átomos com mais energia.

10. (ERSHC-2015) Observe as imagens abaixo e assinale a alternativa correta.


a) Na passagem do sólido para o gás há absorção de calor, pois o processo é exotérmico.
b) Na passagem do gás para o sólido há liberação de calor, daí a solidificação.
c) Nos dois últimos estados (da esquerda para direita) temos a presença de cargas elétricas.
d) Para atingirmos o estado gasoso é necessário que o vapor passe da temperatura crítica.
e) No estado líquido as forças de coesão são menores do que as de repulsão.


11 . (ERSHC– 2015 – Tipo ENEM) O gráfico abaixo mostra a curva de aquecimento para o clorofórmio, um líquido volátil que atualmente é utilizado como solvente para lipídeos que, são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios),e, também era usado como anestésico no século XIX. Analisando a curva, observa-se que:
       

O estado físico do clorofórmio nos segmentos A e D, são respectivamente:
a) 60 oC , - 60 oC, sólido e gás.
b) - 60oC, 60 oC, sólido e líquido.
c) - 60 oC, 60 oC, sólido e mudança de líquido para gás.
d) 60 oC , -60 oC, líquido e gás.

e) -60 oC, 60 oC, líquido e mudança de líquido para gás. 

                                          GABARITO:


1       1-  E, 2- B, 3-C,  4-A,  5-D,  6-B, 7-E,  8-A,  9-E ,10- D, 11-C

domingo, 8 de março de 2015

ESTUDANDO OS FENÔMENOS

ESTUDANDO OS FENÔMENOS E PROCESSOS

01) (UFMG) Uma amostra de uma substância pura X teve algumas de suas propriedades determinada.Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
a) densidade
b) massa da amostra
c) solubilidade em água
d) temperatura de ebulição
e) temperatura de fusão 

02) Onde não está ocorrendo fenômeno químico?
a) na combustão da gasolina 
b) na digestão de um alimento 
c) no enferrujamento do ferro
d) no apodrecimento do fruto
e) na queda da chuva 

Repostado em 31/01/2020

sábado, 21 de fevereiro de 2015

REFRIGERANTE A BASE DE COLA E LEITE

O QUE OCORRE QUANDO ADICIONAMOS LEITE A UM REFRIGERANTE A BASE DE COLA ?

Material necessário:
- 1 Recipiente de garrafa PET.
- Um Refrigerante tipo Cola, pois sua acidez é mais pronunciada.
- 1 Caixa de leite (não deve ser light ou diet).
- 1 Funil.
- 1 Balão
     - 1 Tesoura.

1° Passo: Num recipiente qualquer, cloque o refrigerante. 

Detalhe, no lugar de refrigerante pode-se usar o RED BULL.

2° Passo: Em seguida, pegue o leite, qualquer marca, desde que

não esteja pasteurizado, pois o efeito será maior ainda.

Já que vamos usar o leite, falaremos um pouco dele.

Principais componentes do leite bovino
Água
É o componente que existe no leite em maior quantidade, onde se encontram dissolvidos, suspensos ou emulsionados os demais componentes.

Proteínas
As proteínas são os componentes mais importantes do leite e são classificadas em: caseínas e proteínas do soro. São elas que conferem ao leite a cor esbranquiçada opaca. As proteínas do leite consistem em 80% de caseína, que por sua vez é composta de vários componentes que juntos formam partículas complexas denominadas micelas. As proteínas do leite são as principais formadoras de massa branca quando o leite coagula. A importância industrial da caseína está na fabricação de queijos e leite em pó associado a outros componentes do leite.

Gordura
A gordura do leite é formada por aproximadamente 98% de triglicerídeos, os 2% restantes são formados por diglicerídeos, monoglicerídeos e ácidos graxos livres. O leite de vaca contém, em média, 35 g de gordura/litro. Os ácidos graxos predominantes no leite são os saturados, que formam de 60% a 70% dos triglicerídeos. Já os insaturados, correspondem entre 25% a 30%. Dois ácidos graxos de cadeia curta, o butírico e o capróico, são os responsáveis pelo aroma característico do leite. A quantidade da gordura total do leite integral é, em média, 3,8% e 14 mg/100 ml de colesterol. O desnatado contém 1,7 mg de colesterol por 100 ml. O leite quando em repouso, principalmente quando refrigerado, permite a ascensão de uma camada de gordura, que é conhecida como nata.
Lactose
A lactose é o carboidrato do leite, sendo responsável pelo seu sabor adocicado e corresponde, em média, a 50% dos sólidos    desengordurados do leite. É o substrato para fermentações, sendo aproveitada na indústria de laticínios para obtenção de diversos produtos derivados do leite como iogurte, leite acidófilo, queijos, requeijões, ácido lático, dentre outros.
          Vitaminas
      O leite é uma fonte importante de vitaminas A, D, E e K. Também            são encontradas no leite as vitaminas hidrossolúveis como, B1, B2,         B6, B12, ácido pantotênico e niacina.

       Sais Minerais
       O leite possui os minerais considerados essenciais à dieta do ser              humano, existindo em maiores concentrações os fosfatos, citratos,         carbonato de sódio, cálcio, potássio e magnésio. A ação fisiológica           dos diferentes sais do leite é importante, principalmente do fosfato         de cálcio, na formação de ossos e dentes.
       
3° Passo: Adicione uma pequena quantidade de leite ao refrigerante...

... e lacre o recipiente. Escolhi um recipiente grande para facilitar ...

... o fenômeno da fermentação (azedamento) do leite.
  4° Passo: Após 24 horas (só precisa de 6) , coloque num balão...

... com o auxílio de um funil, lacre e espere por mais 48 horas.



  4° Passo: Observe a formação de flocos de proteínas no fundo do balão.

É assim o princípio da fabricação do doce de leite, só que aqui não usamos o fogo.

  5° Passo: Após 120 horas, note a presença de fungos sobre a superfície da mistura.

FONTE DAS IMAGENS

Arquivo pessoal do Professor Eudo Robson

FONTE DOS TEXTOS

Professor Eudo Robson
TORRES, E.A.F.S.; CAMPOS, N.C.; DUARTE, M.; GARBELOTTI, M. L.; PHILIPPI, S. T.; RODRIGUES, R. S. M. Composição Centesimal e Valor Calórico de Alimentos de Origem Animal. Ciência e Tecnologia De Alimentos v.20. n.2, 2000.
VARNA, A.H.; SUTHERLAND,J.P. Leche y productos lácteos. Zaragoza, 1995, 476p.
WALASTRA , P. Química y física lactologica. Zaragoza: Acribia, 1984, 423p.