segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

MÉTODOS E SEPARAÇÕES DE MISTURAS - PARA 9º ANOS E 1º ANOS

MÉTODOS E SEPARAÇÕES DE MISTURAS OU ANÁLISE IMEDIATA  

A - SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS  

A.1 - CATAÇÃO OU ESCOLHA (S + S) - É o processo pelo qual separamos um dos componentes da mistura através da escolha manual.


Ex.: feijão + pedra, piolho + cabelo, escolha de um material de composição diferente, dentro de um estojo escolar, catação de piolhos dos cabelos... 

A.2 - PENEIRAÇÃO OU TAMISAÇÃO (S + S) 

- É o processo no qual utilizamos peneiras para separar os componentes da mistura através da escolha manual.


Ex.:  a separação da mistura areia + pedra na construção civil, na separação das várias farinhas (grossa, média e fina), do cuscuz quando queremos ele mais fino... 

A.3 - SEPARAÇAO MAGNÉTICA OU IMANTAÇÃO (S + S) 

- É o processo que utiliza a propriedade magnética de um dos componentes da mistura, para separá-lo através de um ímã.


Ex.:  para separarmos o pó de ferro de um punhado de areia, basta esfregar o ímã na mistura, nos ferros velhos, os carros após uma separação parcial dos plásticos e vidros é separado do resto por potentes imãs eletromagnéticos.

A.4 – VENTILAÇÃO (S + S) 

- É o processo que utiliza um forte jato de ar para separar o componente mais leve (menos denso) da mistura.



Ex.:  é o que ocorre nos arrozais, os trabalhadores jogam a mistura (arroz + casca) para cima, o vento passa e leva a casca com ele. Quando você sopra por sobre o seu caderno para que o pó da borracha saia, os exaustores industriais também usam a ventilação, só que para renovar o ar dos interiores, e não para separa-lo, vento para secar as roupas nos varais.... 
 
A.5 – FLOTAÇÃO (S + S) 

- É o processo no qual utiliza-se um líquido para separar o componente menos denso da mistura.


Ex.:  se tivermos uma mistura de serragem + areia, colocamos água e mexemos.  A serragem por ser mais leve fica flutuando e a areia fica na parte inferior do recipiente.

 A.6 – LEVIGAÇÃO (S + S) 

- É o processo que utiliza um líquido para separar o componente menos denso da mistura, através do arraste do componente mais leve.


Ex.:  é o que ocorre nos garimpos. Os garimpeiros colocam a mistura (ouro + areia) sob uma corrente de água, a água passa e leva com ela a areia que é mais leve que o ouro.  

 A.7 - DISSOLUÇAO FRACIONADA (S + S)
  
- É o processo no qual dissolvem-se um dos componentes da mistura.

FONTE: Professor Eudo Robson

Ex.:  para separarmos a areia do açúcar basta colocarmos água e agitar.  O açúcar dissolve-se na água e desse modo separa-se da areia. 

A.8 - FILTRAÇÃO SIMPLES (S + L ou S + G) 

- É o processo que utiliza um filtro de papel, no qual fica retida a parte sólida da mistura.
 Ex.:  o ar condicionado filtra a poeira do ar, e ao coarmos o café, filtramos o pó, o aspirador de pó. Este processo é muito usado no tratamento da água que nós bebemos.  


A.9 – FILTRAÇÃO A VÁCUO (S +L)

É o processo no qual é utilizado uma bomba de vácuo a fim de reduzir a pressão do interior do kitazato.
Ex.: Tirar a água da lama.
Fonte: www.santateresa.g12.br

Obs.: Ideal para misturas pastosas, pois levaria muito tempo na filtração simples.

Obs2: Na figura acima, normalmente, usamos a bomba de vácuo no lugar da trompa de vácuo (C).

A.10 - DECANTAÇÃO (S + L ou L + L) 

- É o processo que deixa a mistura em repouso para separar o sólido, ou o líquido mais denso.


Ex.:  se tivermos duas misturas (água + areia) e (água + óleo), basta que deixemos em repouso, para que fiquem na parte de cima da mistura a água no primeiro exemplo e o óleo no segundo exemplo. Este processo é de muito uso no tratamento da água que nós bebemos. Para líquidos usamos o funil de decantação ou Pera. 

A.11 – SIFONAÇÃO (S + L, L + L)

– Neste processo, a diferença de altura faz com que a ação da gravidade (pressão) arraste a parte líquida, separando-a assim da sólida.
Ex.: Retirar gasolina de um tanque de automóvel, renovar a água de um aquário.


A.12 - CÂMARA DE POEIRA (S + G)

- É o processo que utiliza uma série de meias paredes, onde a parte sólida é barrada e deposita-se.

                  Fonte: ebah

Ex.:  nas chaminés das fábricas utiliza-se uma espécie de câmara de poeira, onde o gás poluído sofre constantes bloqueios à sua passagem, depositando desse modo resíduos a cada meia parede que sobreposta.   

A.13 - CENTRIFUGAÇÃO (S + L) 

 - É o processo que utiliza um centrifugador para separar os componentes da mistura. Este processo acelera a decantação, ou seja, força a parte mais densa (pesada) a decantar.


Ex.:   a separação dos componentes do sangue (soro + plasma) no laboratório para análise, a separação dos componentes do leite, como por exemplo o soro.

A.14 – CRISTALIZAÇÃO FRACIONADA (S + L)

– É o processo que provoca a cristalização do componente que se deseja separar.
Ex: No processo de purificação do açúcar, colocamos água quente sobre o açúcar im­puro. Ele dissolve e as impurezas não. Fazemos uma filtração e o açúcar passa pelo filtro. Daí basta evaporar água e depois de resfriamento adequado, o açúcar estará pronto.
Ex1: Açúcar impuro quando posto em contato com a água quente, tem seus cristais dissol­vidos e depois recristalizados sem a pre­sença das impurezas na presença da água fria.
Ex2: Cristalização do Vidro

B - SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS 

B.1 - EVAPORAÇÃO (S + L) 

- É o processo no qual deixa-se a mistura exposta ao ar, a fim de que a parte líquida se evapore. Só é utilizado quando a parte líquida pode ser desprezada. Ex.: é o que ocorre nas salinas. 
                 

Fonte: Jornal Novo cidadão

B.2 - DESTILAÇÃO SIMPLES (S + L)
 
- É o processo que consiste na vaporização, seguida de liquefação da parte líquida da mistura. A parte sólida fica dentro do balão, enquanto a parte líquida que é a que nos interessa, passa pelo condensador, onde troca calor e passa do estado de vapor para líquido obtendo assim o destilado.
Ex.:  este processo é muito utilizado na fabricação da cachaça, separação de sais contidos na água do mar. 


FONTE: Professor Eudo Robson


B.3 - CROMATOGRAFIA (S + L)

– É baseado nas diferentes velocidades de difusão de uma substância em um certo material.
Ex.: Álcool numa mancha de tinta, as cores caminham com velocidades diferentes, ou seja, serve para detecta os componentes de uma tinta.


Fonte: Professor Eudo Robson


B.4 - DESTILAÇÃO FRACIONADA (L + L) 

- É o processo no qual o ponto de ebulição é o fator decisivo.  O líquido de menor ponto de ebulição, é o que se condensa primeiro.


Ex.:  é o que acontece na separação das misturas de água + álcool, petróleo, gasolina, acetona + água ...

Obs.: Note que as aparelhagens se assemelham, porem na destilação fracionada é obrigatório o uso do termômetro para que se identifique cada componente da mistura.

B.5 - FUSÃO FRACIONADA (S + S) 

- É o processo no qual se aquece a mistura até que esta atinja o ponto de fusão de um dos componentes. O componente de menor ponto de fusão derrete primeiro e é consequentemente separado.

Fonte: pt.slideshare.net/

Ex.: é o que se faz para separar uma mistura de metais numa liga metálica, separação do chumbo e alumínio, (ver aparelhagem) ... 

B.6 – COLUNA DE FRACIONAMENTO (L + L)

- Utilizada para separação dos componentes com pontos de ebulição muito próximos. 
Ex: O petróleo que é uma mistura, entra quente na coluna que já está aquecida, pela parte baixa. A parte mais densa (menos volátil = ponto de ebulição mais alto), desse a coluna e sai pela parte inferior São os compostos de peso molecular mais alto, tais como alcatrão, asfalto. Daí os vapores mais voláteis subirão a coluna.
- Dentro da coluna há diversos pratos que tem a função de impedir a subida livre dos compostos mais voláteis, isto, garante que somente os de menor P.E subão. Serão os gases propano, butano...
- Na parte intermediária da coluna encontramos diversas saídas por onde sairão os compostos líquidos de volatilidade e peso molecular intermediários. Serão a nafta, a gasolina, o querosene, os óleos lubrificantes etc ...
Lembre-se que no alto da coluna só chegam os componentes mais voláteis (P.E baixo) e na parte de baixo ficarão os componentes menos voláteis (P.E alto).



E NO LABORATÓRO?

Usamos uma coluna de vidro, cheia de bolinhas de vidro que vão fazer o mesmo o mesmo papel dos pratos na coluna de fracionamento.
® Os vapores são forçados a subir por entre as bolas, de modo que só o mais volátil vence os obstáculos.



B.7 – DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR

É usada para extrair um sólido ou um líquido (substância ou mistura de substâncias) volátil e sensível ao calor, que se decompõe se for submetido a um aquecimento direto.

Observe o esquema:


Neste processo, coloca-se solvente (água, acetona, álcool) no balão A juntamente com bolinhas de vidro, que evitam que o líquido ferva acima do seu ponto de ebulição. O vapor gerado em A passa para o balão B, onde estará a mistura a ser destilada. Este balão fica inclinado para que a solução não seja borrifada para o tubo de saída. O vapor aquecido arrasta a substância volátil da mistura contida em B para o condensador, onde a mesma é liquefeita.
Ex.: Extrair essência de limão (laranja, limão, tangerina) a partir da água com casca de limão.

C – “GÁS-GÁS”

C.1 – LIQUEFAÇÃO FRACIONADA
– Neste processo diminui-se a temperatura e aumenta-se a pressão. O ponto de condensação é o fator decisivo.
Ex.: Separação dos componentes do ar puro. O2(6) + N2(6) (do ar)

® Coloca-se ar numa esfera, retiramos o calor (diminuindo a temperatura) e aumentamos a pressão, assim o ar liquefaz-se.  A seguir reduz-se a pressão e mantém-se a temperatura constante. O N2 por ter menor P.E.  retorna ao estado gasoso.




PELO PROF. EUDO ROBSON

A aquisição deste material em PDF está disponível para dawloald  no site: 
www.universodaquimica.com

Sem comentários:

Enviar um comentário