quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ÁCIDOS E BASES ( USOS E APLICAÇÃO )



    Ácido Carbônico (H2CO3)


    Presente nas chuvas ácidas de regiões com elevadas emissões de gás carbônico, e em       todas bebidas gaseificadas como refrigerantes e champanhes.

   
 Ácido Sulfúrico (H2SO4)

   É o mais famoso dos ácidos, presente nas baterias de automóveis, nos lagos, após as       erupções vulcânicas e característico dos países desenvolvidos devido à alta emissão de     gases a base de enxofre na atmosfera, o que facilita a formação da chuva ácida mais           agressiva.

 

Ácido Nítrico (HNO3)

  Também presente na chuva ácida, principalmente em áreas onde ocorre altas emissões       de dióxido de Nitrogênio. É muito utilizado na fabricação de fertilizantes (NPK), e na            fabricação de explosivos como o TNT(dinamite),e na Aspirina que é uma mistura de Ácido   Nítrico com Sulfúrico
  
   Ácido Sulfídrico (H2S)
    
    Altamente tóxico e inflamável, irritante, queima facilmente produzindo dióxido de           enxofre (SO2), dá origem a substâncias explosivas quando misturado com o ar, de odor característico semelhante ao de ovos podres, solúvel em água e álcoois, mais denso que o ar, e muito conhecido como “gás de cano de esgoto”, “gás de ovo podre” e “cru azedo”.

Ácido Bórico (H3BO3)

Anticéptico tópico. Usado como agente bacteriostático, antifúngico e antimicótico tópico dermatológico, colírios, esmaltes de unhas, cremes para a pele, talcos, pomadas contra assaduras, algumas tintas, pesticidas, produtos para matar baratas e formigas e alguns produtos de uso oftalmológico.
Ácido Clorídrico HCl

Presente no suco gástrico, é conhecido comercialmente com Ácido Muriático usado como desentupidor de tubulações, na forma impura em produtos de limpeza de pisos. A fumaça liberada por esta solução aquosa é sufocante, corrosiva e tóxica.  

 Ácido Fluorídrico (HF)

O ácido fluorídrico (HF) é uma substância  que deve ser utilizada com muito cuidado. O seu maior perigo é que, se em contato com a pele, ela não queima a pele, mas seus danos são internos. Como não são vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele aja. O que ele faz é entrar pela pele e atacar o cálcio dos ossos. Enfraquecendo e até corroendo parte do osso. Sua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Ataca o vidro com facilidade, Por isso, em laboratórios, o ácido fluorídrico é guardado em frascos plásticos. A 37% é usado para limpeza da superfície dos dentes de resina com laminado cerâmico


 O ácido acético (CH3-COOH), conhecido como vinagre, é usado no tratamento de feridas ou lesões (verruga, calosidade, impetigo, furúnculo, queimaduras, picada de inseto, dentre outras), pediculose, na endodontia, otite, em processos inflamatórios da boca e garganta
Durante a instrumentação de canais radiculares pelo emprego de limas, têm-se a formação da lama dentinária, smear layer, que muitas vezes abriga entre outros elementos, microorganismos capazes de perpetuar uma infecção endodôntica, o que pode a um insucesso do tratamento.
O resultado da pesquisa indicou que o uso do vinagre de maçã pode ser uma alternativa viável como auxiliar químico na endodontia.

 Ácido Cianìdrico (HCN)
Fontes : www.ident.com.br/, RSBO, www.brasilescola.com/, http://toscanoalimentos.com.br/

Zyklon B era a marca registrada de um pesticida à base de ácido cianídrico que foi utilizado pelos Nazistas como veneno no assassinato em massa por sufocamento em supostas sessões de banho coletivo nas câmaras de gás. É o gás da Morte!

Ácido Fosfórico (H3PO4)


O ácido fosfórico empregado na indústria alimentícia como´acidulante de refrigerantes (principalmente os de cola), doces, molhos para saladas, geleias, na fabricação de fertilizantes agrícolas, tratamento dentário.Esse ácido pode causar sérios riscos à saúde, se ingerido puro, por exemplo, gera queimaduras na boca, na traqueia e no estômago; se inalado, provoca irritação no sistema respiratório e dificuldade de respirar.

Conhecida como soda cáustica, é usada na fabricação de sabões, detergentes, sabonetes, como desentupidor de pias e tubulações sanitárias. Na Indústria alimentícia (correção de pH) do leite.

Hidróxido de Cálcio Ca(OH)2

 Conhecida como água de Cal, Cal Virgem ou Cal apagada é utilizada como corretivo da acidez do solo, pintura e caiação. É usado em árvores como proteção ao besouro da Broca.

Hidróxido de Amônio (NH4OH).

Essa substância é extremamente nociva à saúde humana. Por liberar amônia, o hidróxido de amônio é sufocante e bastante irritante aos olhos, pele, mucosas e aparelho respiratório superior. O hidróxido de amônio geralmente causa tosse, respiração ruidosa e ofegante, mas não é cancerígeno.
O hidróxido de amônio é utilizado na produção de tinturas e alisamento de cabelos, produtos branqueadores de tecidos e couro, fertilizantes agrícolas, sabão amoniacal, bactericida. e detergentes.

Hidróxido de Magnésio. ( MgOH )2

Famoso antiácido estomacal, em dosagem mais elevada é laxante intestinal, Além dos antiácidos e laxantes, o leite de magnésia também é usado com redutor da oleosidade da pele, devido à sua adstringência. Os odores desagradáveis da transpiração presença de alguns ácidos no suor, podem ser eliminados utilizando-se o leite de magnésia, (pés e axilas). É frequente, ainda, o uso do leite de magnésia na produção do primer, um tipo especial de tinta para preparo de superfícies.

Hidróxido de Alumínio

É usado como antiácido estomacal.

Hidróxido de ferro III

 - É usado na indústria farmacêutica como antianêmico. É também conhecido ferrugem após reação de oxidação.



EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 

01- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O CH3 - COOH é o ácido muriático.
1
1
O CH3 - COOH é ácido do vinagre.
2
2
O H2SO4 é o ácido da bateria de automóvel.
3
3
O HNO3 é utilizado na fabricação de salitre.
4
4
HF é o ácido da bateria de automóvel.

02- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O HCl está presente no suco gástrico.
1
1
O H2S tem cheiro de ovo podre.
2
2
O H2CO3 é utilizado na fabricação  explosivo.
3
3
O HNO3 é utilizado em refrigerantes.
4
4
O HNO3 é utilizado na fabricação de fertilizantes.

03- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O HCl é utilizado na câmara de gás (pena de morte)
1
1
O HCN é utilizado na câmara de gás (pena de morte)
2
2
O H2SO4 é desidratante energético.
3
3
O HCl é utilizado em limpeza de edifícios (remoção de respingos de cal após a caiação).  
4
4
O H2SO4 é usado na fabricação de explosivos.

04- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O Na OH é utilizado no preparo de argamassa.
1
1
O Na OH é utilizado na fabricação de sabão.
2
2
O Ca (OH)2 é utilizado no preparo de argamassa.
3
3
O Ca (OH)2 é um antiácido estomacal.
4
4
O Mg (OH)2 é um antiácido estomacal.

05- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O Mg(OH)2 é utilizado como medicamento.
1
1
O NH4OH é usado na limpeza doméstica.
2
2
O Ca(OH)2 é usado para pintar parede.
3
3
O Na OH é usado para fabricar salitre.  

06- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O Na OH desentope pias e ralos.
1
1
O leite de magnésia é o Mn(OH)2.
2
2
A água de cal é a solução de Ca(OH)2.
3
3
O amoníaco é o NH3 (aq) ou NH4OH.
4
4
A amônia é o NH4.

07 (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:


V
F

0
0
O leite de magnésia torna azul o papel róseo de tornassol.
1
1
O vinagre torna azul o papel róseo de tornassol.
2
2
A água de bateria de automóvel torna azul o papel róseo de tornassol.
3
3
O produto de limpeza AJAX, torna azul o papel róseo de tornassol.

08- (ERSHC-1999) A respeito das utilidades das substâncias químicas encontradas no dia-a-dia, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
O sabão possui propriedades alcalinas.
1
1
O sal possui propriedades alcalinas.
2
2
O vinagre possui propriedades alcalinas.
3
3
A coca-cola possui propriedades alcalinas.
4
4
O leite de magnésia possui propriedades alcalinas
.
09- (ERSHC-1999) Sobre a poluição do meio ambiente, com presença de CO2 e SO2, julgue as sentenças abaixo em verdadeiro ou falso:

V
F

0
0
H2SO4 é o maior vilão da chuva ácida.
1
1
H2CO3 é o maior vilão da chuva ácida.
2
2
HNO3 não está presente na chuva ácida.
3
3
Chuva ácida corrói o concreto, o cimento e o ferro das construções.
4
4
Chuva ácida não é tão prejudicial nos lagos devido a presença de água.

10- (ERSHC 2008 ) Foi triturado repolho roxo e colocado em 50 mL de água para a formação de um indicador ácido –base, semelhante à fenolftaleína e o metil orange. Com base na gravura julgue os itens:



0.0 - gotejando a este indicador uma solução de sabonete , a cor permanece roxa.
1.1 - gotejando a este indicador uma solução de vinagre , a cor muda de roxo para vermelho.
2.2 - gotejando a este indicador uma solução de leite de cal , a cor muda de vermelho para verde.
3.3 - gotejando a este indicador uma solução de vitamina C, a cor muda de verde para vermelho.
4.4 - gotejando a este indicador uma solução de nossa urina, a cor muda de vermelho para verde.

11,(MACKENZIE-SP) Alguns moluscos, para defender-se dos predadores, liberam um diácido, cuja fórmula 
a- NaOH.
b- K2O.
c- Li2CO3.·         
d- H2SO4. 
e- H3PO4.

12,(UECE) Considere os seguintes ácidos, com seus respectivos graus de ionização, a 18°C e usos:
I. H3PO4 (27%), usado na preparação de fertilizantes e como acidulante em bebidas e refrigerantes.
II. H2S (7,6 x 10– 2 %), usado como redutor.
III. HClO4 (97%), usado na medicina, em análises químicas e como catalisador em explosivos.
IV. HCN (8,0 x 10–3 %), usado na fabricação de plásticos, corantes e fumigantes para orquídeas e poda de árvores.
Podemos afirmar que é correto:
a- HClO4 e HCN são triácidos.
b- H3PO4 e H2S são hidrácidos.
c- H3PO4 é considerado um ácido semiforte.
d- H2S é um ácido ternário.
e- O HCN é o mais forte de todos os ácidos citados.

13,(ENEM – 2009.V) O processo de industrialização tem gerado sérios problemas de ordem ambiental, econômica e social, entre os quais se pode citar a chuva ácida. Os ácidos usualmente presentes em maiores proporções na água da chuva são o H2CO3, formado pela reação do CO2 atmosférico com a água, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro últimos são formados principalmente a partir da reação da água com os óxidos de nitrogênio e de enxofre gerados pela queima de combustíveis fósseis. A formação de chuva mais ou menos ácida depende não só da concentração do ácido formado, como também do tipo de ácido. Essa pode ser uma informação útil na elaboração de estratégias para minimizar esse problema ambiental. Se consideradas concentrações idênticas, quais dos ácidos citados no texto conferem maior acidez às águas das chuvas?
a- HNO3 e HNO
b- H2SO4 e H2SO3.
c- H2SO3 e HNO2.
d- H2SO4 e HNO3.
e- H2CO3 e H2SO3.


14. (ERSHC 2014 ) É usado na indústria farmacêutica como antianêmico. É também conhecido ferrugem após reação de oxidação.
a) Hidróxido de amônio.
b) Hidróxido de ferro II.
c) Hidróxido de ferro III.
d) Hidróxido de Alumínio
e) Hidróxido de Magnésio

15. (ERSHC – 2014) Essa substância é extremamente nociva à saúde humana. Por liberar gás, o hidróxido de __________ é sufocante e bastante irritante aos olhos, pele, mucosas e aparelho respiratório superior. É utilizado na produção de tinturas e alisamento de cabelos, produtos branqueadores de tecidos e couro, fertilizantes agrícolas, sabão amoniacal, bactericida. e detergentes.
a) Alumínio
b) Ferroso
c) Magnésio
d) Amônio
e) Cálcio.

16. (ERSHC - 2014) Empregado na indústria alimentícia como acidulante de refrigerantes (principalmente os de cola), doces, molhos para saladas, geleias, na fabricação de fertilizantes agrícolas, tratamento dentário. Estamos falando do:
a) Ácido Fosfórico – H3PO4.
b) Ácido Fosforoso – H3PO3.
c) Ácido Fluorídrico – HF.
d) Ácido Carbônico – H3CO3.
e) Ácido Carbônico – H2CO3.

17. (ERSHC - 2014) O Zyklon B era a marca registrada de um pesticida à base de ácido cianídrico que foi utilizado pelos Nazistas como veneno no assassinato em massa por sufocamento em supostas sessões de banho coletivo nas câmaras de gás. É o gás da Morte! Sua fórmula molecular é:
a) HSCN
b) HNC
c) HCN
d) H2S
e) HSi

18. (ERSHC - 2014) Conhecida como água de Cal, Cal Virgem ou Cal apagada é utilizada como corretivo da acidez do solo, pintura e caiação. .Estamos  falando do:
a) ácido clorídrico.
b) ácido fluorídrico.
c) hidróxido de cálcio.
d) hidróxido de Magnésio.

e) Hidróxido de sódio.

19.(ERSHC - 2014) De acordo com o texto lido, os odores desagradáveis da transpiração, presença de alguns ácidos  no suor  (pés e axilas)  , podem ser eliminados utilizando-se :
a) desodorante
b) ácido sulfúrico.
c) hidróxido de sódio.
d) Leite de Magnésia
e) Suco de Laranja.

GABARITO

       01- FVVVF, 02- VVFFF, 03- FVVVF, 04- FVVFV, 05- VVVF, 06- VFVVF , 07- FFFF ,08- VFFFV, 09- VFFVF ,10- FVFFF,11- D,12- C,13- D.14- B,15-D,16-A ,17-C ,18- C,19 -D